O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5144
Resumo: A compreensão da localização, visualização e deslocação de objetos no espaço são competências de caráter geométrico que o ser humano necessita de utilizar no seu quotidiano. Os saberes relacionados com a Geometria desenvolvem competências que facilitam a convivência dos sujeitos no espaço, bem como a sua interpretação. Para atingirem estas competências as crianças precisam de explorar, investigar e experimentar objetos do quotidiano ou materiais físicos e específicos da Didática da Geometria. Esta dissertação centra-se no ensino-aprendizagem da Matemática, mais propriamente da Geometria no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa primeira etapa deste relatório, desenvolvemos a temática Geometria na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa segunda etapa descrevemos as instituições onde decorreram os estágios e as planificações elaboradas para desenvolver este tema no Jardim de Infância e no 1º ano do ensino básico. Por fim, apresentamos uma proposta de um projeto: A Geometria e os Monumentos da minha Cidade, onde desenvolvemos o tema tendo em conta o nível de ensino da criança.
id RCAP_a95e3f4727b73ee820d97fc83113260a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino BásicoMatemáticaEnsino/aprendizagemGeometriaDidáticaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloA compreensão da localização, visualização e deslocação de objetos no espaço são competências de caráter geométrico que o ser humano necessita de utilizar no seu quotidiano. Os saberes relacionados com a Geometria desenvolvem competências que facilitam a convivência dos sujeitos no espaço, bem como a sua interpretação. Para atingirem estas competências as crianças precisam de explorar, investigar e experimentar objetos do quotidiano ou materiais físicos e específicos da Didática da Geometria. Esta dissertação centra-se no ensino-aprendizagem da Matemática, mais propriamente da Geometria no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa primeira etapa deste relatório, desenvolvemos a temática Geometria na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa segunda etapa descrevemos as instituições onde decorreram os estágios e as planificações elaboradas para desenvolver este tema no Jardim de Infância e no 1º ano do ensino básico. Por fim, apresentamos uma proposta de um projeto: A Geometria e os Monumentos da minha Cidade, onde desenvolvemos o tema tendo em conta o nível de ensino da criança.The localization, visualization and the understanding of the forms, as well their movements are skills from geometric character that the humans need to utilize in their daily activity. Geometry knowledge develops skills that can facilitate the familiarity of the subjects in the space, as well as their interpretation. To achieve these skills children needs to explore, investigate and experiment using daily objects, physical material and specific materials of Geometry. This essay focus in the teach-learn of Mathematics, more properly the Geometry in the kindergarten and in the elementary school. On the first part of this essay, we will develop the theme of Geometry in the kindergarten and elementary school. In the second part, we will describe the institutions where the internship was done and present the achieves developed to the kindergarten and elementary school. Finally, we will present one proposal of a project: The Geometry and the monuments of my city, where we develop the theme accordingly the level of study of the children.2015-10-20T11:53:29Z2015-10-20T00:00:00Z2015-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5144porQueirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:41.276099Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
title O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
Queirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita
Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Didática
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
title_short O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort O ensino da geometria: proposta de um projeto para o Pré-Escolar e 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico
author Queirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita
author_facet Queirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queirós, Mafalda dos Santos Fernandes Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Didática
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
topic Matemática
Ensino/aprendizagem
Geometria
Didática
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
description A compreensão da localização, visualização e deslocação de objetos no espaço são competências de caráter geométrico que o ser humano necessita de utilizar no seu quotidiano. Os saberes relacionados com a Geometria desenvolvem competências que facilitam a convivência dos sujeitos no espaço, bem como a sua interpretação. Para atingirem estas competências as crianças precisam de explorar, investigar e experimentar objetos do quotidiano ou materiais físicos e específicos da Didática da Geometria. Esta dissertação centra-se no ensino-aprendizagem da Matemática, mais propriamente da Geometria no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa primeira etapa deste relatório, desenvolvemos a temática Geometria na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Numa segunda etapa descrevemos as instituições onde decorreram os estágios e as planificações elaboradas para desenvolver este tema no Jardim de Infância e no 1º ano do ensino básico. Por fim, apresentamos uma proposta de um projeto: A Geometria e os Monumentos da minha Cidade, onde desenvolvemos o tema tendo em conta o nível de ensino da criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20T11:53:29Z
2015-10-20T00:00:00Z
2015-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5144
url http://hdl.handle.net/10348/5144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154940534784