Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luís Manuel de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8800
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado incide no estudo sobre a perceção dos professores sobre a liderança praticada pelos Coordenadores de Departamentos Curriculares ao nível de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País. A questão da liderança é, desde há muito tempo a esta parte, retratada em inúmeros trabalhos contudo, considera-se relevante perceber como lidam os professores com os líderes que lhe são mais próximos. Por isso, o estudo reflecte sobre as lideranças intermédias nas escolas, nomeadamente da competência dos coordenadores de departamentos. O estudo empírico realizado teve assim como principal objetivo: caracterizar a liderança dos Coordenadores de todos os Departamentos Curriculares de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País, especificamente ao nível da Gestão do Departamento, do Desenvolvimento Curricular, da Gestão de Pessoas e da Resolução de Problemas/Tomadas de Decisões. Tendo em conta este contexto, o presente estudo baseou-se numa amostra constituída por duzentos e sessenta e nove professores de todos os Departamentos Curriculares do Agrupamento em análise e os dados foram obtidos através da aplicação de questionários e submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial. Da investigação efetuada concluiu-se que os professores do Agrupamento em questão se encontram satisfeitos com a liderança praticada pelos seus Coordenadores devido à sua eficiência na convocatória e presidência de reuniões do Departamento Curricular; pela promoção e partilha de experiências, pela representação dos respetivos professores no Conselho Pedagógico, atuando como elementos de ligação entre este órgão e o Departamento. É de realçar ainda, o facto de assegurarem a articulação entre o Departamento e as restantes estruturas de orientação educativa, estimularem a criação de condições que favoreçam a formação contínua e apoiarem os professores menos experientes, fomentarem a articulação entre a formação inicial e a formação contínua dos professores colaborando com as estruturas de formação contínua. O fato de promoverem a planificação das atividades e assegurem o cumprimento das orientações e decisões do Conselho Pedagógico é um contributo fundamental para a satisfação manifestada pelos seus pares.
id RCAP_52f8f9ad070d396da1ee4a3dbcf113d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do paísEscolaLiderançaGestãoLeadershipSchoolManagementA presente Dissertação de Mestrado incide no estudo sobre a perceção dos professores sobre a liderança praticada pelos Coordenadores de Departamentos Curriculares ao nível de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País. A questão da liderança é, desde há muito tempo a esta parte, retratada em inúmeros trabalhos contudo, considera-se relevante perceber como lidam os professores com os líderes que lhe são mais próximos. Por isso, o estudo reflecte sobre as lideranças intermédias nas escolas, nomeadamente da competência dos coordenadores de departamentos. O estudo empírico realizado teve assim como principal objetivo: caracterizar a liderança dos Coordenadores de todos os Departamentos Curriculares de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País, especificamente ao nível da Gestão do Departamento, do Desenvolvimento Curricular, da Gestão de Pessoas e da Resolução de Problemas/Tomadas de Decisões. Tendo em conta este contexto, o presente estudo baseou-se numa amostra constituída por duzentos e sessenta e nove professores de todos os Departamentos Curriculares do Agrupamento em análise e os dados foram obtidos através da aplicação de questionários e submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial. Da investigação efetuada concluiu-se que os professores do Agrupamento em questão se encontram satisfeitos com a liderança praticada pelos seus Coordenadores devido à sua eficiência na convocatória e presidência de reuniões do Departamento Curricular; pela promoção e partilha de experiências, pela representação dos respetivos professores no Conselho Pedagógico, atuando como elementos de ligação entre este órgão e o Departamento. É de realçar ainda, o facto de assegurarem a articulação entre o Departamento e as restantes estruturas de orientação educativa, estimularem a criação de condições que favoreçam a formação contínua e apoiarem os professores menos experientes, fomentarem a articulação entre a formação inicial e a formação contínua dos professores colaborando com as estruturas de formação contínua. O fato de promoverem a planificação das atividades e assegurem o cumprimento das orientações e decisões do Conselho Pedagógico é um contributo fundamental para a satisfação manifestada pelos seus pares.This Master dissertation focuses on the study of The teachers’ perception of the Department Coordinators’ Styles of Leadership within a « Agrupamento de Escolas» located in the centre area of Portugal. The issue of leadership has already been treated in many papers and studies and we considered it useful to learn how teachers deal with the leaders who are close to them. Thus, our study focuses on the intermediate leaderships embodied by the Department Coordinators. The main objective of this empirical study was to characterize the Department Coordinators’ Leadership from all the teaching levels of a «Agrupamento de Escolas» located in the centre of Portugal, specifically as far as the Department management, curricular development, staff management, problem solving and decision taking are concerned. This paper is based on a sample that includes two hundred and sixty-nine teachers from all the departments of the school we worked with and the Data was obtained through the application of questionnaires which were then treated statistically using a descriptive- inferential method. The results showed that those teachers are satisfied with the leadership shown by their coordinators. They consider that they are more efficient when they schedule and preside at meetings of their curricular department, when they encourage them to share experiences, represent the department teachers in the Pedagogical Council , acting as agents of transmission between this organ and the department, make sure that there is a real articulation between the department and the other structures of educational orientation, stimulate the creation of conditions that would favor the teachers’ training and support the less experienced teachers, promote the articulation between the teachers’ initial formation and their training in cooperation with the training structures, promote activities planning measures and make sure that the decisions and orientations from the Pedagogical Council are followed.Ribeiro, CéliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Luís Manuel de Almeida2012-08-03T07:59:19Z20122012-04-022012-04-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:58.575954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
title Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
spellingShingle Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
Pereira, Luís Manuel de Almeida
Escola
Liderança
Gestão
Leadership
School
Management
title_short Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
title_full Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
title_fullStr Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
title_full_unstemmed Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
title_sort Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
author Pereira, Luís Manuel de Almeida
author_facet Pereira, Luís Manuel de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Célia
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luís Manuel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Liderança
Gestão
Leadership
School
Management
topic Escola
Liderança
Gestão
Leadership
School
Management
description A presente Dissertação de Mestrado incide no estudo sobre a perceção dos professores sobre a liderança praticada pelos Coordenadores de Departamentos Curriculares ao nível de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País. A questão da liderança é, desde há muito tempo a esta parte, retratada em inúmeros trabalhos contudo, considera-se relevante perceber como lidam os professores com os líderes que lhe são mais próximos. Por isso, o estudo reflecte sobre as lideranças intermédias nas escolas, nomeadamente da competência dos coordenadores de departamentos. O estudo empírico realizado teve assim como principal objetivo: caracterizar a liderança dos Coordenadores de todos os Departamentos Curriculares de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País, especificamente ao nível da Gestão do Departamento, do Desenvolvimento Curricular, da Gestão de Pessoas e da Resolução de Problemas/Tomadas de Decisões. Tendo em conta este contexto, o presente estudo baseou-se numa amostra constituída por duzentos e sessenta e nove professores de todos os Departamentos Curriculares do Agrupamento em análise e os dados foram obtidos através da aplicação de questionários e submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial. Da investigação efetuada concluiu-se que os professores do Agrupamento em questão se encontram satisfeitos com a liderança praticada pelos seus Coordenadores devido à sua eficiência na convocatória e presidência de reuniões do Departamento Curricular; pela promoção e partilha de experiências, pela representação dos respetivos professores no Conselho Pedagógico, atuando como elementos de ligação entre este órgão e o Departamento. É de realçar ainda, o facto de assegurarem a articulação entre o Departamento e as restantes estruturas de orientação educativa, estimularem a criação de condições que favoreçam a formação contínua e apoiarem os professores menos experientes, fomentarem a articulação entre a formação inicial e a formação contínua dos professores colaborando com as estruturas de formação contínua. O fato de promoverem a planificação das atividades e assegurem o cumprimento das orientações e decisões do Conselho Pedagógico é um contributo fundamental para a satisfação manifestada pelos seus pares.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03T07:59:19Z
2012
2012-04-02
2012-04-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8800
url http://hdl.handle.net/10400.14/8800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131749730484225