Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Pires, Ana Luisa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, E. X., Gonçalves, Teresa Nico Rego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20081
Resumo: Neste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.
id RCAP_533e32738a6290360404bf055fbae074
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democraciaFormação de professoresPedagogiaArte e educaçãoDemocraciaTeacher trainingPedagogyArt and educationDemocracyNeste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.In this article we present some of the main findings of a research project developed by a team of researchers of U.I.E.D. on the Project 10x10 - Ten artists for Ten Teachers, a continuous secondary school teachers training project that has been developed over the past four years through the program Descobrir, Calouste Gul-benkian Foundation (F.C.G.). We show up possibilities brought by partnerships built between teachers from different disciplines and artists from various fields. It highlights the interruption of automatism and bureaucratization that have invaded the teaching work; openness and availability of contexts, languages and artistic practices to students and secondary school teachers; as well as experimenting with teaching processes (re) invented by dialogue between artists, teachers and students, by being configured as marks of a democratization of life and education work.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumOliveira Pires, Ana LuisaGomes, E. X.Gonçalves, Teresa Nico Rego2018-01-11T15:45:01Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20081por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T03:15:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:59.156599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
title Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
spellingShingle Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
Oliveira Pires, Ana Luisa
Formação de professores
Pedagogia
Arte e educação
Democracia
Teacher training
Pedagogy
Art and education
Democracy
title_short Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
title_full Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
title_fullStr Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
title_sort Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
author Oliveira Pires, Ana Luisa
author_facet Oliveira Pires, Ana Luisa
Gomes, E. X.
Gonçalves, Teresa Nico Rego
author_role author
author2 Gomes, E. X.
Gonçalves, Teresa Nico Rego
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Pires, Ana Luisa
Gomes, E. X.
Gonçalves, Teresa Nico Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pedagogia
Arte e educação
Democracia
Teacher training
Pedagogy
Art and education
Democracy
topic Formação de professores
Pedagogia
Arte e educação
Democracia
Teacher training
Pedagogy
Art and education
Democracy
description Neste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2018-01-11T15:45:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20081
url http://hdl.handle.net/10400.26/20081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349919711232