Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20081 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação. |
id |
RCAP_533e32738a6290360404bf055fbae074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20081 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democraciaFormação de professoresPedagogiaArte e educaçãoDemocraciaTeacher trainingPedagogyArt and educationDemocracyNeste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.In this article we present some of the main findings of a research project developed by a team of researchers of U.I.E.D. on the Project 10x10 - Ten artists for Ten Teachers, a continuous secondary school teachers training project that has been developed over the past four years through the program Descobrir, Calouste Gul-benkian Foundation (F.C.G.). We show up possibilities brought by partnerships built between teachers from different disciplines and artists from various fields. It highlights the interruption of automatism and bureaucratization that have invaded the teaching work; openness and availability of contexts, languages and artistic practices to students and secondary school teachers; as well as experimenting with teaching processes (re) invented by dialogue between artists, teachers and students, by being configured as marks of a democratization of life and education work.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumOliveira Pires, Ana LuisaGomes, E. X.Gonçalves, Teresa Nico Rego2018-01-11T15:45:01Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20081por1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T03:15:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:59.156599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
title |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia Oliveira Pires, Ana Luisa Formação de professores Pedagogia Arte e educação Democracia Teacher training Pedagogy Art and education Democracy |
title_short |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
title_full |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
title_sort |
Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia |
author |
Oliveira Pires, Ana Luisa |
author_facet |
Oliveira Pires, Ana Luisa Gomes, E. X. Gonçalves, Teresa Nico Rego |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, E. X. Gonçalves, Teresa Nico Rego |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Pires, Ana Luisa Gomes, E. X. Gonçalves, Teresa Nico Rego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Pedagogia Arte e educação Democracia Teacher training Pedagogy Art and education Democracy |
topic |
Formação de professores Pedagogia Arte e educação Democracia Teacher training Pedagogy Art and education Democracy |
description |
Neste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-01-11T15:45:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/20081 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/20081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135349919711232 |