Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Raquel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12308
Resumo: Os comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas.
id RCAP_53a081a810fb5251d3f578bb18515132
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.Educação Pré-EscolarEnsino BásicoAutorregulaçãoComportamento da criançaAprendizagemAutonomiaMetodologia de trabalho de projetoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas.Vale, PauloRepositório ComumCorreia, Raquel2016-03-14T20:12:18Z2015-04-302015-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12308TID:201056976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:22.072745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
title Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
spellingShingle Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
Correia, Raquel
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico
Autorregulação
Comportamento da criança
Aprendizagem
Autonomia
Metodologia de trabalho de projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
title_full Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
title_fullStr Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
title_sort Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
author Correia, Raquel
author_facet Correia, Raquel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Paulo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico
Autorregulação
Comportamento da criança
Aprendizagem
Autonomia
Metodologia de trabalho de projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico
Autorregulação
Comportamento da criança
Aprendizagem
Autonomia
Metodologia de trabalho de projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Os comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-30
2015-04-30T00:00:00Z
2016-03-14T20:12:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12308
TID:201056976
url http://hdl.handle.net/10400.26/12308
identifier_str_mv TID:201056976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928477093888