Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12308 |
Resumo: | Os comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas. |
id |
RCAP_53a081a810fb5251d3f578bb18515132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar.Educação Pré-EscolarEnsino BásicoAutorregulaçãoComportamento da criançaAprendizagemAutonomiaMetodologia de trabalho de projetoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas.Vale, PauloRepositório ComumCorreia, Raquel2016-03-14T20:12:18Z2015-04-302015-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12308TID:201056976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:22.072745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
title |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. Correia, Raquel Educação Pré-Escolar Ensino Básico Autorregulação Comportamento da criança Aprendizagem Autonomia Metodologia de trabalho de projeto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
title_full |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
title_sort |
Desenvolvimento de competências de Autorregulação da Aprendizagem: uma abordagem através da Metodologia de Trabalho de Projeto numa sala de pré-escolar. |
author |
Correia, Raquel |
author_facet |
Correia, Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Paulo Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico Autorregulação Comportamento da criança Aprendizagem Autonomia Metodologia de trabalho de projeto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico Autorregulação Comportamento da criança Aprendizagem Autonomia Metodologia de trabalho de projeto Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Os comportamentos das crianças, actualmente, são influenciados por uma crescente informação proveniente de diversas fontes, através do avanço das tecnologias. Isto traduz-se em novas e múltiplas escolhas que, de certa forma, têm consequências na autor-regulação das mesmas. Na abordagem desta temática foi utilizada uma investigação do tipo qualitativo combinada com uma metodologia de trabalho de projecto, que permite a observação das competências autorreguladoras das crianças no seu ambiente escolar. A escolha desta temática para a minha investigação prende-se com o facto de, como educadora, pretender contribuir para que as crianças se desenvolvam no sentido da autonomia e que sejam capazes de autorregular as suas aprendizagens e comportamentos. A necessidade da correcta gestão de comportamentos, dentro da sala onde estagiei, também está na origem do tema. No enquadramento teórico foram citados diferentes autores tais como: Mogilka, Nucci & Smetana, Eric Weil, Zimmerman, Vasconcelos, Rosário, Killpatrick entre outros, que se debruçam sobre as questões da autonomia, da autorregulação e da metodologia de trabalho de projecto, que sustentam as conclusões que retiro deste estudo. A metodologia de trabalho de projeto revela-se como potencializadora na autor-regulação das crianças e, se o desenvolvimento da autonomia em idades pré-escolares for bem acompanhado e devidamente incentivado, pode contribuir para o interesse na procura e exploração de novas aprendizagens por parte das mesmas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-30 2015-04-30T00:00:00Z 2016-03-14T20:12:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12308 TID:201056976 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12308 |
identifier_str_mv |
TID:201056976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134928477093888 |