A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7975 |
Resumo: | O presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais. |
id |
RCAP_53aeded25a25a6abf8bf4fcfa7e468ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumentoEnsino de músicaImitaçãoMotivaçãoGuitarra clássicaAprendizagemMusic educationImitationMotivationClassical guitarLearningDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais.Abstract : This internship report is divided into two distinct parts. The first one is related with the Supervised Teaching Practice at Academia de Música de Castelo de Paiva, Specialized Art School, in the academic year 2020/2021. It includes information about the school context, plans and reports of the lectures as well as a critical reflection of the work developed. In the second part, within the scope of the curricular unit of Artistic teaching project, it is presented an investigation with the theme Imitation as a teaching learning strategy of the instrument. It is presented research to a group of students. Here, are accessible comparisons about the study of a musical work using exclusively imitation and another work using traditional teaching strategies using the score (reading the score, typing notes, correcting technical difficulties, among others). The main objective of this investigation is to determine how teaching on imitation can be implemented as an alternative to traditional teaching strategies, using the score. Or, not being an alternative, how can both teaching strategies be adopted to be able to perform a musical work more quickly and effectively and still work on several technical and musical skills.Carvalhinho, Miguel Nuno MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAmorim, Rui Manuel Lopes2022-04-28T16:32:57Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7975TID:203001273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:02Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:24.040093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
title |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
spellingShingle |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento Amorim, Rui Manuel Lopes Ensino de música Imitação Motivação Guitarra clássica Aprendizagem Music education Imitation Motivation Classical guitar Learning Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
title_full |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
title_fullStr |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
title_full_unstemmed |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
title_sort |
A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento |
author |
Amorim, Rui Manuel Lopes |
author_facet |
Amorim, Rui Manuel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalhinho, Miguel Nuno Marques Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Rui Manuel Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Imitação Motivação Guitarra clássica Aprendizagem Music education Imitation Motivation Classical guitar Learning Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Ensino de música Imitação Motivação Guitarra clássica Aprendizagem Music education Imitation Motivation Classical guitar Learning Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório de estágio divide-se em duas partes distintas. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Castelo de Paiva, escola de Ensino Artístico Especializado, no ano letivo 2020/2021. A mesma contempla informações sobre o contexto escolar, planificações e relatórios de aulas individuais e de Classe de Conjunto, assim como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido. Na segunda parte, no âmbito da unidade curricular de Projeto de ensino artístico, é apresentado um trabalho de investigação com o tema A imitação como estratégia de ensino aprendizagem do instrumento. É exposto um estudo a um conjunto de alunos de instrumento. São exibidas comparações sobre o estudo de uma obra musical recorrendo exclusivamente à imitação, e outra obra recorrendo às estratégias de ensino tradicionais, com recurso à partitura (leitura da partitura, digitação das notas, correção de dificuldades técnicas, entre outras). O principal objetivo desta investigação é apurar de que forma o ensino por imitação poderá ser implementado como uma alternativa às estratégias de ensino ditas tradicionais, com recurso à partitura. Ou, não sendo uma alternativa, de que forma poderão ser adotadas ambas as estratégias de ensino de forma a conseguir executar uma obra musical de forma mais rápida e eficaz e ainda trabalhar diversas competências técnicas e musicais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-28T16:32:57Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7975 TID:203001273 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7975 |
identifier_str_mv |
TID:203001273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130848222511104 |