Conceção de um Balanced Scorecard numa empresa do setor agroalimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestre, Gonçalo José Coutinho Solposto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29882
Resumo: A importância da implementação de um Balanced Scorecard completamente adaptado às necessidades da Incopil, empresa do setor agroalimentar, advém do facto de ser uma empresa que não dispõe atualmente de um e de ser considerada uma Pequena e Média Empresa. O facto de ser uma Pequena e Média Empresa origina alguns desafios no processo de desenvolvimento de um medidor de desempenho da natureza do Balanced Scorecard. As Pequenas e Médias Empresas são estruturas com interesses, lógicas e culturas próprias, não tendo necessidade de seguir uma linha orientadora uma vez que são completamente independentes. São entidades que têm dificuldade em dispor de financiamentos e de chegar a uma vasta carteira de clientes. Desta forma, o Balanced Scorecard vai contribuir para gerir estes aspetos da melhor forma possível, uma vez que, traduz informação relevante em números e dados concretos. Para tal, a investigação segue uma metodologia qualitativa recorrendo ao método de estudo de caso com abordagem intervencionista. Ao percorrer as etapas de desenvolvimento do Balanced Scorecard foram definidas a missão, visão e valores da Incopil, perspetivas de performance, objetivos alocados a cada perspetiva, mapa estratégico, indicadores de performance e por fim, iniciativas que têm como finalidade ajudar a atingir os objetivos propostos. Numa perspetiva prática espera-se que o Balanced Scorecard traga benefícios ao processo de gestão e informação importante para a tomada de decisão. É um facilitador da implementação da estratégia e simplifica a comunicação entre a entidade e os seus stakeholders.
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