A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenrada, Marília de Jesus Leandro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3981
http://hdl.handle.net/20.500.12207/166
Resumo: O presente estudo insere-se na área da Educação Matemática, mais especificamente na temática de resolução de problemas numéricos no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer da investigação, foram apresentados diferentes problemas, com o desígnio primordial de averiguar quais as representações (ativas, icónicas e simbólicas) utilizadas pelos alunos na sua resolução. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. O estudo foi realizado numa turma do 2º ano. Através dos dados recolhidos pude constatar que os alunos tendem preferencialmente a utilizar a representação simbólica. Constatou-se que nenhum dos alunos utilizou a representação ativa, embora alguns utilizassem a representação icónica associadas à representação simbólica.
id RCAP_5486504d0556e6ef902ddfb183f4486b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadasResolução de problemasRepresentaçõesRepresentações icónicasRepresentações simbólicasRepresentações ativasO presente estudo insere-se na área da Educação Matemática, mais especificamente na temática de resolução de problemas numéricos no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer da investigação, foram apresentados diferentes problemas, com o desígnio primordial de averiguar quais as representações (ativas, icónicas e simbólicas) utilizadas pelos alunos na sua resolução. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. O estudo foi realizado numa turma do 2º ano. Através dos dados recolhidos pude constatar que os alunos tendem preferencialmente a utilizar a representação simbólica. Constatou-se que nenhum dos alunos utilizou a representação ativa, embora alguns utilizassem a representação icónica associadas à representação simbólica.2013-04-19T17:24:36Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3981http://hdl.handle.net/20.500.12207/166porCenrada, Marília de Jesus Leandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:13:58Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:03.863838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
title A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
spellingShingle A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
Cenrada, Marília de Jesus Leandro
Resolução de problemas
Representações
Representações icónicas
Representações simbólicas
Representações ativas
title_short A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
title_full A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
title_fullStr A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
title_full_unstemmed A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
title_sort A resolução de problemas numéricos no 1 º ciclo do ensino básico: representações utilizadas
author Cenrada, Marília de Jesus Leandro
author_facet Cenrada, Marília de Jesus Leandro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenrada, Marília de Jesus Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Representações
Representações icónicas
Representações simbólicas
Representações ativas
topic Resolução de problemas
Representações
Representações icónicas
Representações simbólicas
Representações ativas
description O presente estudo insere-se na área da Educação Matemática, mais especificamente na temática de resolução de problemas numéricos no 1º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer da investigação, foram apresentados diferentes problemas, com o desígnio primordial de averiguar quais as representações (ativas, icónicas e simbólicas) utilizadas pelos alunos na sua resolução. É um estudo de caso, de natureza qualitativa, inserido num paradigma interpretativo. O estudo foi realizado numa turma do 2º ano. Através dos dados recolhidos pude constatar que os alunos tendem preferencialmente a utilizar a representação simbólica. Constatou-se que nenhum dos alunos utilizou a representação ativa, embora alguns utilizassem a representação icónica associadas à representação simbólica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-04-19T17:24:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3981
http://hdl.handle.net/20.500.12207/166
url http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3981
http://hdl.handle.net/20.500.12207/166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129855051169792