Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Rita Magalhães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28886
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_54965153ffed19727fa2801d596b926c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidadesLinguagemComunicaçãoLanguageCommunication372.46373.2Relatório de estágio do mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve, fundamenta e analisa o projeto de intervenção pedagógica, realizada na valência de Jardim de Infância e de Creche, e centrou-se na promoção de experiencias de aprendizagem no domínio da linguagem e da comunicação. Este trajeto iniciou-se com a observação, a interação com as crianças e o diálogo com as educadoras cooperantes, de modo a identificar uma problemática ou um interesse particular para as crianças, definindo posteriormente um plano de intervenção e, consequentemente, os seus objetivos. Assim, para a intervenção pedagógica foi definido o tema Explorando a linguagem no Jardim de Infância e na Creche: Algumas potencialidades. Em Jardim de Infância, este tema foi baseado no particular interesse das crianças por rimas, pelas palavras escritas, pela procura de sons das palavras, por querer conhecer as letras e saber como se escreve determinada palavra e qual é a letra inicial de determinada palavra. Como o próprio tema indica, a intervenção pedagógica teve como objetivos a promoção de experiências e atividades diversificadas de linguagem oral e escrita, passando, ainda, pela promoção da compreensão da funcionalidade da linguagem escrita. Todos estes objetivos foram desenvolvidos utilizando diferentes estratégias como jogos de palavras, leitura e exploração de histórias, audição de canções, entre outros. No contexto de Creche, as crianças encontram-se numa fase crucial de desenvolvimento da linguagem através das suas interações com os pares, os adultos e o meio envolvente. Deste modo, o projeto de intervenção pedagógica, em Creche, centrou-se na promoção de experiências diversificadas de linguagem e comunicação através de diferentes estratégias, como a leitura e exploração de histórias, e de atividades de exploração sensorial que envolvesse a criança e a desafiasse a comunicar ideias e descobertas. A intervenção desenvolvida no Jardim de Infância ampliou a curiosidade das crianças quanto ao significado das palavras à sua volta, promoveu nas crianças a consciência fonológica e competências para criar e narrar histórias. Em Creche, as atividades desenvolvidas alargaram as oportunidades de ouvir histórias, imitar sons, cantar canções, conhecer e pronunciar novas palavras e explorar o meio envolvente.The present report describes, analyses and justifies a pedagogical intervention project, held in valence of Kindergarten and Nursery, and focused on the promotion of learning experiences in the field of language and communication. This journey began with observation, interaction with the kids and dialogue with cooperating teachers in order to identify a problem or a particular interest for the children, followed by setting a plan of action and consequently their goals. Hence, for pedagogical intervention the defined theme was Exploring language in Kindergarten and Nursery: Some potential. In Kindergarten, this theme was based on the particular interests of children by rhymes, written words, search for the sound of words, for the willingness to learn the words, know how to spell that word and what is the first letter of a the given word. As the theme suggests, the educational intervention aimed at the promotion of diverse experiences and activities of oral and written language, considering the promotion of comprehension of the functionality of the written language. All these goals were developed using different strategies such as word games, reading and exploring stories, listening to songs, among others. In the context of Nursery, children are at a crucial stage of language development through their interactions with their peers, adults and the environment. Therefore, the design of educational intervention in the Nursery was focus on the promotion of diversified experiences of language and communication through different strategies such as reading and exploring stories, and sensory exploration activities involving the child and challenging him to communicate ideas and discoveries. The intervention developed in Kindergarten expanded children's curiosity about the meaning of words around them, promoted in children the phonological awareness and skills to create and to tell stories. In the Nursery, the activities have extended opportunities to hear stories, imitating sounds, sing songs, and learn to pronounce new words and explore their surrounding environment.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoPereira, Ana Rita Magalhães2013-05-312013-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:15.986650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
title Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
spellingShingle Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
Pereira, Ana Rita Magalhães
Linguagem
Comunicação
Language
Communication
372.46
373.2
title_short Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
title_full Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
title_fullStr Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
title_full_unstemmed Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
title_sort Explorando a linguagem no jardim de infância e na creche: algumas potencialidades
author Pereira, Ana Rita Magalhães
author_facet Pereira, Ana Rita Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Rita Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Comunicação
Language
Communication
372.46
373.2
topic Linguagem
Comunicação
Language
Communication
372.46
373.2
description Relatório de estágio do mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
2013-05-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28886
url http://hdl.handle.net/1822/28886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132863044517888