Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23018 |
Resumo: | O relatório de estágio apresentado surge no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da pesquisa realizada sobre os espaços em educação de infância, depois de reconhecidas as suas potencialidades enquanto espaço promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, e considerando a relevância da participação dos pais no seu planeamento, definiu-se como objetivo principal deste estudo compreender a perceção dos pais sobre o espaço do jardim de infância dos seus educandos. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa em que o instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Foram inquiridos 47 pais, sendo os dados recolhidos, interpretados de modo a compreender as perceções destes relativamente ao espaço, dando resposta às questões de pesquisa. O presente estudo permitiu inferir que, no contexto em causa, os espaços interior e exterior, ainda não são vistos pelos pais como um todo, isto é, espaços que se complementam. Os resultados indicam que, na opinião dos pais, tanto o espaço interior como o espaço exterior são espaços com muitos potenciais de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, embora seja reconhecida a necessidade de enriquecimento do espaço ao nível do exterior, de modo a dar resposta aos interesses das crianças. |
id |
RCAP_54ca92f25636799399a0017ed264d90f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23018 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infânciaEducação pré-escolarEducação das criançasJardins de infânciaEspaço exteriorRelações escola-famíliaParticipação dos paisActividades de aprendizagemO relatório de estágio apresentado surge no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da pesquisa realizada sobre os espaços em educação de infância, depois de reconhecidas as suas potencialidades enquanto espaço promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, e considerando a relevância da participação dos pais no seu planeamento, definiu-se como objetivo principal deste estudo compreender a perceção dos pais sobre o espaço do jardim de infância dos seus educandos. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa em que o instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Foram inquiridos 47 pais, sendo os dados recolhidos, interpretados de modo a compreender as perceções destes relativamente ao espaço, dando resposta às questões de pesquisa. O presente estudo permitiu inferir que, no contexto em causa, os espaços interior e exterior, ainda não são vistos pelos pais como um todo, isto é, espaços que se complementam. Os resultados indicam que, na opinião dos pais, tanto o espaço interior como o espaço exterior são espaços com muitos potenciais de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, embora seja reconhecida a necessidade de enriquecimento do espaço ao nível do exterior, de modo a dar resposta aos interesses das crianças.The presented internship report appears in the context of Supervised Pedagogical Practice, curricular unit of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. Based on the research carried out on spaces in childhood education, after recognizing their potential as a space that promotes the development and learning of children, and considering the relevance of parental participation in their planning, the main objective of this study was to understand the perception of the parents about the space of the kindergarten of their students. The study is part of a qualitative methodology in which the data collection instrument used was the questionnaire survey. 47 parents were interviewed, and the data collected were interpreted in order to understand their perceptions regarding space, answering the research questions. The present study allowed to infer that, in the context in question, the interior and exterior spaces are not yet seen by the parents as a whole, that is, spaces that complement each other. The results indicate that, in the parent´s opinion, both interior space and outer space are spaces with many potential for development and learnig for children, although the need to enrich outer space is acknowledged in order to respond interests of childrenUniversidade de Aveiro2018-05-02T08:20:50Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23018TID:201943026porPinto, Liliana Sofia Sousa Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.426746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
title |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
spellingShingle |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância Pinto, Liliana Sofia Sousa Gomes Educação pré-escolar Educação das crianças Jardins de infância Espaço exterior Relações escola-família Participação dos pais Actividades de aprendizagem |
title_short |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
title_full |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
title_fullStr |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
title_sort |
Entre o interior e o exterior: as perceções dos pais sobre o espaço do jardim de infância |
author |
Pinto, Liliana Sofia Sousa Gomes |
author_facet |
Pinto, Liliana Sofia Sousa Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Liliana Sofia Sousa Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Educação das crianças Jardins de infância Espaço exterior Relações escola-família Participação dos pais Actividades de aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar Educação das crianças Jardins de infância Espaço exterior Relações escola-família Participação dos pais Actividades de aprendizagem |
description |
O relatório de estágio apresentado surge no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da pesquisa realizada sobre os espaços em educação de infância, depois de reconhecidas as suas potencialidades enquanto espaço promotor do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, e considerando a relevância da participação dos pais no seu planeamento, definiu-se como objetivo principal deste estudo compreender a perceção dos pais sobre o espaço do jardim de infância dos seus educandos. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa em que o instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Foram inquiridos 47 pais, sendo os dados recolhidos, interpretados de modo a compreender as perceções destes relativamente ao espaço, dando resposta às questões de pesquisa. O presente estudo permitiu inferir que, no contexto em causa, os espaços interior e exterior, ainda não são vistos pelos pais como um todo, isto é, espaços que se complementam. Os resultados indicam que, na opinião dos pais, tanto o espaço interior como o espaço exterior são espaços com muitos potenciais de desenvolvimento e aprendizagem para as crianças, embora seja reconhecida a necessidade de enriquecimento do espaço ao nível do exterior, de modo a dar resposta aos interesses das crianças. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-02T08:20:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23018 TID:201943026 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23018 |
identifier_str_mv |
TID:201943026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623266033664 |