Autonomiza(r)te: contributos da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da Saúde Mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fátima Cláudia Guerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85201
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
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spelling Autonomiza(r)te: contributos da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da Saúde MentalAutonomized: adult education and community intervention´s contributions to the area of mental healthArteAutonomiaEducação de AdultosIntervenção ComunitáriaSaúde MentalAdult EducationArtAutonomyCommunity InterventionMental HealthCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)A temática relativa à saúde mental tem sido uma preocupação, que vem aumentando, a nível mundial. Os cidadãos com doença e/ou deficiência mental fazem parte da sociedade, tal como qualquer outro cidadão, mas, torna-se cada vez mais necessário destruir barreiras/preconceitos que giram em torno desta temática. Entendemos existir a necessidade de criar oportunidades/condições adequadas para que estes cidadãos, possam desenvolver as suas competências e conhecimentos, de forma a diminuir o estereótipo de discriminação e exclusão existente. O projeto intitulado “Autonomiza(r)te: Contributos da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da Saúde Mental”, visa fomentar a participação e a inclusão destes cidadãos na sociedade de forma gratificante e produtiva. O presente projeto, desenvolvido na Casa de Saúde de S. José, surge com a finalidade de criar condições e promover o desenvolvimento integral dos 5 utentes que constituem o público-alvo do nosso projeto. Inicialmente, o público-alvo do presente projeto era constituído por 7 participantes, mas, por estes não cumprirem as regras e normas da Residência onde habitavam, foram convidados a abandonar a mesma. Desta forma, um dos participantes abandonou a Residência em dezembro de 2019 e o outro em abril de 2020, ficando o público-alvo com 5 participantes. Neste sentido, a área de especialização Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Mestrado em Educação, assume um papel fundamental para responder a muitas das necessidades e interesses manifestados. A finalidade deste projeto visa a promoção da autonomia, tendo em consideração o bem-estar e um aumento da qualidade de vida do utente, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento integral. Para responder aos interesses e necessidades do público-alvo, foram planeadas e realizadas atividades de natureza socioeducativa e pedagógica, que surgiram como forma de criar oportunidades e condições para que os intervenientes pudessem aprender e desenvolver modos de ser e de estar na realidade em que estão contextualizados. Na verdade, procurou-se incutir-lhes um estar mais ativo e consciente na comunidade em que estão inseridos.The theme on mental health has been a concern, which has been increasing, worldwide. Citizens with illness and/or mental disability are part of society, like any other citizen, but one must break down barriers/prejudices that revolve around this theme. We believe there is a need to create equal opportunities/conditions for these citizens to develop their skills and knowledge in order to reduce the stereotype of discrimination and exclusion. The project "autonomized: Adult Education and Community Intervention´s to the area of Mental Health", aims to promote the participation and inclusion of these citizens in society in a rewarding and productive way. This project is developed, at Casa de Saúde de S. José, comes with the purpose of creating conditions and promoting the integral development of the 5 participants who constitute the target audience of our project. Initially, the target audience of this project consisted of 7 participants, but because they did not comply with the rules and norms of the Residence where they lived, they were invited to leave it. Thus, one of the participants left the Residency in December 2019 and the other in April 2020, leaving the target audience with 5 participants. In this sense, the area of specialization of Adult Education and Community Intervention, of the Master's degree in Education, assumes a fundamental role to respond to many of the needs and interests manifested. The purpose of this project is to promote autonomy, taking into account the well-being and an increase in the quality of life of the user in order to contribute to its integral development. To respond to the interests and needs of the target audience, socio-educational and pedagogical activities were planned and carried out, which emerged as a way to create opportunities and conditions for participants to learn and develop ways of being and being in the reality in which they are contextualized. In fact, they sought to instill a more active and conscious being in the community in which they are inserted.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoMartins, Fátima Cláudia Guerra2021-07-292021-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85201por203320751info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:34.378332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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