Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22819 |
Resumo: | Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura. |
id |
RCAP_55ce662e40dd7c11b646b3ba576f9f15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professoresUm dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professoresArtigosEste artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.This paper analyses a virtual supervision setting, based on a discussion forum, at the pedagogical practicum of a preservice mathematics teacher education program. The aims of this forum were to reflect about emerging problems of professional practice, problematization of such practice and exchange of experiences. The study follows a qualitative and interpretative methodology, based on case studies of student teachers and constitutes an investigation of the authors about their professional practice. The results show that the two young teacher candidates regard the practicum mainly as a learning moment and that show from the very beginning a more reflective attitude engage in quite productive discussions at the forum. The other teacher candidate, who was not much involved in the practicum, had little participation in this component of the teacher education setting. The working rules of this virtual setting and the role of the educational supervisor in establishing a culture of reflection and discussion deserve future attention.APM - Associação de Professores de Matemática2007-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22819por2183-28380872-3915Ponte, João PedroOliveira, PauloVarandas, José ManuelOliveira, HéliaFonseca, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.817411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
title |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
spellingShingle |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores Ponte, João Pedro Artigos |
title_short |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
title_full |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
title_fullStr |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
title_sort |
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores |
author |
Ponte, João Pedro |
author_facet |
Ponte, João Pedro Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ponte, João Pedro Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22819 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478054211584 |