Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Paulo, Varandas, José Manuel, Oliveira, Hélia, Fonseca, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22819
Resumo: Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.
id RCAP_55ce662e40dd7c11b646b3ba576f9f15
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professoresUm dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professoresArtigosEste artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.This paper analyses a virtual supervision setting, based on a discussion forum, at the pedagogical practicum of a preservice mathematics teacher education program. The aims of this forum were to reflect about emerging problems of professional practice, problematization of such practice and exchange of experiences. The study follows a qualitative and interpretative methodology, based on case studies of student teachers and constitutes an investigation of the authors about their professional practice. The results show that the two young teacher candidates regard the practicum mainly as a learning moment and that show from the very beginning a more reflective attitude engage in quite productive discussions at the forum. The other teacher candidate, who was not much involved in the practicum, had little participation in this component of the teacher education setting. The working rules of this virtual setting and the role of the educational supervisor in establishing a culture of reflection and discussion deserve future attention.APM - Associação de Professores de Matemática2007-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22819por2183-28380872-3915Ponte, João PedroOliveira, PauloVarandas, José ManuelOliveira, HéliaFonseca, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:18.817411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
spellingShingle Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
Ponte, João Pedro
Artigos
title_short Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_full Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_fullStr Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
title_sort Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial de professores
author Ponte, João Pedro
author_facet Ponte, João Pedro
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author_role author
author2 Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso de estagiários, e constitui uma investigação sobre a prática profi ssional dos respectivos autores. Os resultados mostram que os dois formandos que encaram o estágio sobretudo como um momento de aprendizagem e que manifestam à partida uma atitude mais reflexiva se envolvem de forma muito produtiva nas discussões no fórum. Já uma outra formanda, cujo envolvimento no estágio foi reduzido, teve pouca participação nesta vertente do dispositivo de formação. As regras de funcionamento deste tipo de dispositivo virtual e o papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de refl exão e discussão constituem pontos a requerer atenção futura.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22819
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478054211584