Avaliação formativa numa abordagem de diferenciação pedagógica. Implementando estratégias para o ensino e as aprendizagens em História
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/113757 |
Resumo: | O presente relatório de estágio resulta da conceção e implementação de estratégias e atividades que articulam dois conceitos estruturantes: a avaliação formativa e a diferenciação pedagógica. São dois conceitos cujos entendimentos e práticas continuam a sofrer ambiguidades e a gerar confusões. A abordagem desenvolvida assentou na visão de que a avaliação formativa e a diferenciação pedagógica são complementares e, ainda, na convicção que tal abordagem ganha um maior sentido se for realizada num contexto de aprendizagem ativa. É realçada a avaliação formativa de regulação interativa e a diferenciação pedagógica concretizada através da diversificação de oportunidades de aprendizagem. São exploradas, neste relatório, três atividades que podem e devem ser analisadas conjugadamente, como um percurso estratégico e flexível de ensino-aprendizagem. Elas são: o trabalho cooperativo de análise documental com vista à produção, visualização e exploração de vídeos como forma de explorar na íntegra uma subunidade; os jogos online no Kahoot como forma de reexplorar e consolidar conteúdos já lecionados e o diário gráfico da História como modalidade de trabalho de casa autónoma, flexível e criativa dos alunos, cujas produções foram alvo de avaliação formativa em aula. Tais atividades investiram sobretudo: na diversificação de recursos e conhecimentos; na flexibilidade de abordagens de trabalho; na autonomia individual e de grupo; na cooperação em tarefas e na construção do conhecimento e, também, e na interação reguladora entre professor e alunos e entre pares. Concluiu-se que avaliar e diferenciar podem e devem ser dimensões intrínsecas do processo de ensino e aprendizagem. A interação entre pares e entre professor e alunos afirmou-se como um catalisador das aprendizagens e do enriquecimento mútuo. O uso das produções dos alunos como recurso didático para toda a turma revelou-se capaz de motivar substancialmente os alunos a trabalhar e a aprender, pois fá-los sentir que o seu trabalho tem uma utilidade prática e que é valorizado pelo professor e pelos colegas. |
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Avaliação formativa numa abordagem de diferenciação pedagógica. Implementando estratégias para o ensino e as aprendizagens em HistóriaEnsino de HistóriaAvaliação formativaDiferenciação pedagógicaEstratégiasInteraçãoAprendizagensFormative assessmentDifferentiated instructionStrategiesInteractionLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente relatório de estágio resulta da conceção e implementação de estratégias e atividades que articulam dois conceitos estruturantes: a avaliação formativa e a diferenciação pedagógica. São dois conceitos cujos entendimentos e práticas continuam a sofrer ambiguidades e a gerar confusões. A abordagem desenvolvida assentou na visão de que a avaliação formativa e a diferenciação pedagógica são complementares e, ainda, na convicção que tal abordagem ganha um maior sentido se for realizada num contexto de aprendizagem ativa. É realçada a avaliação formativa de regulação interativa e a diferenciação pedagógica concretizada através da diversificação de oportunidades de aprendizagem. São exploradas, neste relatório, três atividades que podem e devem ser analisadas conjugadamente, como um percurso estratégico e flexível de ensino-aprendizagem. Elas são: o trabalho cooperativo de análise documental com vista à produção, visualização e exploração de vídeos como forma de explorar na íntegra uma subunidade; os jogos online no Kahoot como forma de reexplorar e consolidar conteúdos já lecionados e o diário gráfico da História como modalidade de trabalho de casa autónoma, flexível e criativa dos alunos, cujas produções foram alvo de avaliação formativa em aula. Tais atividades investiram sobretudo: na diversificação de recursos e conhecimentos; na flexibilidade de abordagens de trabalho; na autonomia individual e de grupo; na cooperação em tarefas e na construção do conhecimento e, também, e na interação reguladora entre professor e alunos e entre pares. Concluiu-se que avaliar e diferenciar podem e devem ser dimensões intrínsecas do processo de ensino e aprendizagem. A interação entre pares e entre professor e alunos afirmou-se como um catalisador das aprendizagens e do enriquecimento mútuo. O uso das produções dos alunos como recurso didático para toda a turma revelou-se capaz de motivar substancialmente os alunos a trabalhar e a aprender, pois fá-los sentir que o seu trabalho tem uma utilidade prática e que é valorizado pelo professor e pelos colegas.This internship report is the result of the design and implementation of strategies and activities that combine two structuring concepts: formative assessment and differentiated instruction. These concepts continue to have ambiguous meanings and to accept different practices. The approach developed was based on the understanding that formative assessment and differentiated instruction are complementary and also on the conviction that such an approach could have better results if developed in an active learning context. Emphasis is placed on the formative assessment of interactive regulation and the differentiated instruction achieved through the diversification of learning opportunities. This report presents three activities that can and should be analysed together as a strategic and flexible teaching-learning path. These are: the cooperative work of documentary analysis for the production, viewing and exploration of videos as a way of fully exploring a sub-unit; online games on Kahoot as a way to re-explore and consolidate content already taught; and the graphic diary of History as an autonomous, flexible and creative mode of homework for the students, whose productions were subject to formative assessment in class. Such activities were focused on: diversification of resources and knowledge; flexibility of working approaches; individual and group autonomy; cooperation in tasks and knowledge building; and regulatory interaction between teacher and students and between peers. It was concluded that assessing and differentiating can and should have intrinsic dimensions of the teaching and learning process. The interaction between peers and between teacher and students has proved to be a catalyst for learning and mutual enrichment. The use of the students' work as a didactic resource for the whole class has proved to be able to substantially motivate students to work and learn, as it makes them feel that their work has a practical use and is valued by the teacher and their peers.Henriques, Raquel PereiraLagarto, MarianaRUNCabral, Beatriz Rodrigues2021-03-12T12:45:01Z2020-10-262020-09-012020-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/113757TID:202533573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:56:39Zoai:run.unl.pt:10362/113757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:22.901916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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