Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7992
Resumo: Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico
id RCAP_568f8258decbc4383bf63eb33f991dbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadasRescuing the teaching identity - “being a primary teacher” in Portugal pre- and post-1974: From the voice of life histories to recorded memoriesRecuperando la identidad docente – “ser maestro de primaria” antes y después de 1974 en Portugal: de la voz de las historias de vida a los recuerdos grabadosIdentidade docenteSer professor primárioHistória de vidaBiografia- narrativaTeaching identityBeing a primary teacherLife historyNarrative-biographyIdentidad docenteSer profesor de primariaHistoria de vidaBiografía-narrativaRelacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-históricoWe related evoked memories and life histories of 11 retired primary teachers in the preand post-1974 period, in a phenomenologically-based qualitative approach (being a teacher - identity). We used the interview technique, relying on a biographical narrative. We submitted its content to analytical categories and interpretation in the historical time, whose results show a relationship between histories and reminiscences reported and the articulation of identity processes (biographical and relational) of the construction of the path and identity of being a teacher in that socio-historical time.Relacionamos las memorias evocadas y las historias de vida de 11 profesores de primaria jubilados en el periodo anterior y posterior a 1974, en un enfoque cualitativo con base fenomenológica (ser profesor - identidad). Se utilizó la técnica de la entrevista, utilizando la narrativa biográfica. Sometimos su contenido a categorías analíticas e interpretación en tiempo histórico, cuyos resultados mostraron una relación entre relatos y reminiscencias relatadas y articulación de los procesos de identidad (biográficos y relacionales) de la construcción de la trayectoria e identidad de ser docente en ese tiempo socio-histórico.CeiED da ULHT e FCTBoletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - BrasilRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2022-06-21T10:30:43Z2022-05-202022-05-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7992porMartins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20.0102-549XDOI: https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:12Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:27.134154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
Rescuing the teaching identity - “being a primary teacher” in Portugal pre- and post-1974: From the voice of life histories to recorded memories
Recuperando la identidad docente – “ser maestro de primaria” antes y después de 1974 en Portugal: de la voz de las historias de vida a los recuerdos grabados
title Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
spellingShingle Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
Martins, Ernesto Candeias
Identidade docente
Ser professor primário
História de vida
Biografia- narrativa
Teaching identity
Being a primary teacher
Life history
Narrative-biography
Identidad docente
Ser profesor de primaria
Historia de vida
Biografía-narrativa
title_short Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
title_full Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
title_fullStr Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
title_full_unstemmed Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
title_sort Resgatar a identidade docente – “Ser professor primário” antes e depois de 1974 em Portugal: da voz das histórias de vida às memórias registadas
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Ser professor primário
História de vida
Biografia- narrativa
Teaching identity
Being a primary teacher
Life history
Narrative-biography
Identidad docente
Ser profesor de primaria
Historia de vida
Biografía-narrativa
topic Identidade docente
Ser professor primário
História de vida
Biografia- narrativa
Teaching identity
Being a primary teacher
Life history
Narrative-biography
Identidad docente
Ser profesor de primaria
Historia de vida
Biografía-narrativa
description Relacionamos memórias evocadas e histórias de vida de 11 professores primários aposentados no período antes e depois de 1974, numa abordagem qualitativa de base fenomenológica (ser professor – identidade). Utilizámos a técnica de entrevista, recorrendo à narrativa biográfica. Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) da construção do percurso e da identidade de ser professor naquele tempo socio-histórico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-21T10:30:43Z
2022-05-20
2022-05-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7992
url http://hdl.handle.net/10400.11/7992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Ernesto C. (2022) - A visão do ensino técnico profissional português: evolução histórica das medidas e ruturas. SENAC –Boletim Técnico (Rio de Janeiro), V. 48, e22004, p. 1-20.
0102-549X
DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v48i.890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil
publisher.none.fl_str_mv Boletim Técnico SENAC - Revista de Educação Profissional - Rio de Janeiro - Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848308494336