O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Beatriz Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11617
Resumo: Neste trabalho, é apresentado o relatório do estágio elaborado no âmbito do Mestrado de Marketing da Universidade Lusófona de Lisboa. Ele é o resultado de uma experiência de trabalho de 4 meses numa editora musical, a Dragon Records, acabada de criar poucas semanas antes de se iniciar o estágio. Aqui, são relatadas as vicissitudes, as dificuldades, os entusiasmos, os desânimos, as resistências e as pequenas conquistas próprias dos primeiros tempos de vida de uma pequena empresa. Por isso, não é uma mera formalidade ou um chavão reconhecer que se tratou de uma experiência enriquecedora. Na verdade, numa empresa como esta, todos os elementos da equipa, por mais inexperientes que sejam, contam e deles se espera que contribuam para o seu sucesso sem reservas e sem se poupar a esforços. No entanto, esta expetativa nem sempre tem repercussão na aceitação por parte dos responsáveis das novas ideias de quem quer ajudar. Foi, por isso, também um momento de aprendizagem importante, porque este estágio foi um campo privilegiado de observação das resistências que o Marketing Digital tem de enfrentar em muitas empresas, ainda que recentes e constituídas por pessoas com um bom domínio das novas ferramentas digitais e conhecedoras da sua importância para se chegar aos clientes. Depois do relatório propriamente dito, é feito um enquadramento teórico dos principais conceitos, áreas e estratégias que enformam o Marketing Digital e que ajudarão a uma compreensão mais aprofundada da realidade vivida no estágio que aqui se descreve. De tudo, se pode tirar uma conclusão clara: há um longo caminho a percorrer até que o Marketing Digital se afirme e seja aceite sem desconfiança nas empresas portuguesas. Ora, o que se poderia ver como um problema deve ser visto como um desafio: esta é, sem qualquer dúvida, uma área muito promissora em termos de criação de emprego, já no presente e no futuro próximo.
id RCAP_68131aa6a1a63cfff5b06e234e2060d6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágioMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGMARKETING DIGITALINDÚSTRIA DA MÚSICAMÚSICAINTERNETWEBSITESBLOGUESCOMÉRCIO ELETRÓNICOREDES SOCIAISESTRATÉGIAS DE MARKETINGSTREAMINGCOMMUNICATIONMARKETINGDIGITAL MARKETINGMUSIC INDUSTRYMUSICINTERNETWEBSITESBLOGSE-COMMERCESOCIAL NETWORKSMARKETING STRATEGIESSTREAMINGNeste trabalho, é apresentado o relatório do estágio elaborado no âmbito do Mestrado de Marketing da Universidade Lusófona de Lisboa. Ele é o resultado de uma experiência de trabalho de 4 meses numa editora musical, a Dragon Records, acabada de criar poucas semanas antes de se iniciar o estágio. Aqui, são relatadas as vicissitudes, as dificuldades, os entusiasmos, os desânimos, as resistências e as pequenas conquistas próprias dos primeiros tempos de vida de uma pequena empresa. Por isso, não é uma mera formalidade ou um chavão reconhecer que se tratou de uma experiência enriquecedora. Na verdade, numa empresa como esta, todos os elementos da equipa, por mais inexperientes que sejam, contam e deles se espera que contribuam para o seu sucesso sem reservas e sem se poupar a esforços. No entanto, esta expetativa nem sempre tem repercussão na aceitação por parte dos responsáveis das novas ideias de quem quer ajudar. Foi, por isso, também um momento de aprendizagem importante, porque este estágio foi um campo privilegiado de observação das resistências que o Marketing Digital tem de enfrentar em muitas empresas, ainda que recentes e constituídas por pessoas com um bom domínio das novas ferramentas digitais e conhecedoras da sua importância para se chegar aos clientes. Depois do relatório propriamente dito, é feito um enquadramento teórico dos principais conceitos, áreas e estratégias que enformam o Marketing Digital e que ajudarão a uma compreensão mais aprofundada da realidade vivida no estágio que aqui se descreve. De tudo, se pode tirar uma conclusão clara: há um longo caminho a percorrer até que o Marketing Digital se afirme e seja aceite sem desconfiança nas empresas portuguesas. Ora, o que se poderia ver como um problema deve ser visto como um desafio: esta é, sem qualquer dúvida, uma área muito promissora em termos de criação de emprego, já no presente e no futuro próximo.This paper is an internship report, as part of the Master’s degree in Marketing of Lusófona University (Lisbon). The report results from a 4 months work experience in a music publisher, Dragon Records, created a few weeks before the beginning of the internship. In the present paper, the vicissitudes, difficulties, all the excitement, the discouragement, the perseverance and the small achievements of the small company’s early times are reported. Therefore, it is not a mere formality or a cliché to recognize that it was an enriching experience. In fact, in a company like this, every team member, as inexperienced as it may be, is considered and is expected to contribute to the company’s success without sparing any effort. However, this expectation is not always reflected on the acceptance of new ideas by those in charge. For that reason, it was also an important learning process, since the internship represented a privileged field of observation of the challenges digital marketing faces in many companies, even if these companies are newly-formed and constituted of people with a good command of new digital tools and aware of their importance to reach customers. Before the report itself, a theoretical framework is presented, addressing the main concepts, areas and strategies that shape digital marketing and will be helpful to a better understanding of the reality experienced in the internship here described. Finally, a clear conclusion can be drawn: there is a long way to go before digital marketing is established and fully accepted without suspicion in portuguese companies. Now, what could be seen as a problem should be faced as a challenge: digital marketing is, without any doubt, a very promising area in terms of job creation, already in the present and in the near future.2020-12-21T10:05:11Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11617TID:202539105porOliveira, Beatriz Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:56.881731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
title O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
spellingShingle O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
Oliveira, Beatriz Fernandes de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING DIGITAL
INDÚSTRIA DA MÚSICA
MÚSICA
INTERNET
WEBSITES
BLOGUES
COMÉRCIO ELETRÓNICO
REDES SOCIAIS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
STREAMING
COMMUNICATION
MARKETING
DIGITAL MARKETING
MUSIC INDUSTRY
MUSIC
INTERNET
WEBSITES
BLOGS
E-COMMERCE
SOCIAL NETWORKS
MARKETING STRATEGIES
STREAMING
title_short O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
title_full O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
title_fullStr O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
title_full_unstemmed O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
title_sort O marketing digital na música – Dragon Records : relatório de estágio
author Oliveira, Beatriz Fernandes de
author_facet Oliveira, Beatriz Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Beatriz Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING DIGITAL
INDÚSTRIA DA MÚSICA
MÚSICA
INTERNET
WEBSITES
BLOGUES
COMÉRCIO ELETRÓNICO
REDES SOCIAIS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
STREAMING
COMMUNICATION
MARKETING
DIGITAL MARKETING
MUSIC INDUSTRY
MUSIC
INTERNET
WEBSITES
BLOGS
E-COMMERCE
SOCIAL NETWORKS
MARKETING STRATEGIES
STREAMING
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE
COMUNICAÇÃO
MARKETING
MARKETING DIGITAL
INDÚSTRIA DA MÚSICA
MÚSICA
INTERNET
WEBSITES
BLOGUES
COMÉRCIO ELETRÓNICO
REDES SOCIAIS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
STREAMING
COMMUNICATION
MARKETING
DIGITAL MARKETING
MUSIC INDUSTRY
MUSIC
INTERNET
WEBSITES
BLOGS
E-COMMERCE
SOCIAL NETWORKS
MARKETING STRATEGIES
STREAMING
description Neste trabalho, é apresentado o relatório do estágio elaborado no âmbito do Mestrado de Marketing da Universidade Lusófona de Lisboa. Ele é o resultado de uma experiência de trabalho de 4 meses numa editora musical, a Dragon Records, acabada de criar poucas semanas antes de se iniciar o estágio. Aqui, são relatadas as vicissitudes, as dificuldades, os entusiasmos, os desânimos, as resistências e as pequenas conquistas próprias dos primeiros tempos de vida de uma pequena empresa. Por isso, não é uma mera formalidade ou um chavão reconhecer que se tratou de uma experiência enriquecedora. Na verdade, numa empresa como esta, todos os elementos da equipa, por mais inexperientes que sejam, contam e deles se espera que contribuam para o seu sucesso sem reservas e sem se poupar a esforços. No entanto, esta expetativa nem sempre tem repercussão na aceitação por parte dos responsáveis das novas ideias de quem quer ajudar. Foi, por isso, também um momento de aprendizagem importante, porque este estágio foi um campo privilegiado de observação das resistências que o Marketing Digital tem de enfrentar em muitas empresas, ainda que recentes e constituídas por pessoas com um bom domínio das novas ferramentas digitais e conhecedoras da sua importância para se chegar aos clientes. Depois do relatório propriamente dito, é feito um enquadramento teórico dos principais conceitos, áreas e estratégias que enformam o Marketing Digital e que ajudarão a uma compreensão mais aprofundada da realidade vivida no estágio que aqui se descreve. De tudo, se pode tirar uma conclusão clara: há um longo caminho a percorrer até que o Marketing Digital se afirme e seja aceite sem desconfiança nas empresas portuguesas. Ora, o que se poderia ver como um problema deve ser visto como um desafio: esta é, sem qualquer dúvida, uma área muito promissora em termos de criação de emprego, já no presente e no futuro próximo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-12-21T10:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11617
TID:202539105
url http://hdl.handle.net/10437/11617
identifier_str_mv TID:202539105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131236717821952