Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Patrícia Daniela Lixa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5917
Resumo: Este Relatório Final tem por objectivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica do 1º Ciclo, à disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 2º Ciclo e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. No que se refere à parte da investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os factores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, são capazes de desenvolver a criatividade.This Final Report is to present a critical reflection on the work undertaken within the course Supervised Teaching Practice of the Masters in Visual and Technological Education in Basic Education, as well as a research on a topic relevant to Visual Education and Technology in Basic Education. In the first part a reflection and a contextualization are made; besides there is a reference to activities during the teaching practice, particularly in the disciplines of Expression and Plastic Education - 1st cycle, Visual and Technological Education - 2nd cycle and Art and Technology Education - 3rd cycle. In what the research part concerns, according to the review of literature and analysis of the authors’ ideas, the importance of the teacher’s role as a facilitator of the creative process is analyzed and the factors that can stimulate or block the development of creativity of students in basic education are identified. This sequence presents a reflection on an unit plan implemented in an educational institution during the pedagogical practice, in order to promote the creative development. The overall results show that students, even if they are at first considered conventional, are able to develop their creativity whenever they are encouraged by the teacher.
id RCAP_56c80b823a379a2a4918a346abe090b7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoEste Relatório Final tem por objectivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica do 1º Ciclo, à disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 2º Ciclo e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. No que se refere à parte da investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os factores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, são capazes de desenvolver a criatividade.This Final Report is to present a critical reflection on the work undertaken within the course Supervised Teaching Practice of the Masters in Visual and Technological Education in Basic Education, as well as a research on a topic relevant to Visual Education and Technology in Basic Education. In the first part a reflection and a contextualization are made; besides there is a reference to activities during the teaching practice, particularly in the disciplines of Expression and Plastic Education - 1st cycle, Visual and Technological Education - 2nd cycle and Art and Technology Education - 3rd cycle. In what the research part concerns, according to the review of literature and analysis of the authors’ ideas, the importance of the teacher’s role as a facilitator of the creative process is analyzed and the factors that can stimulate or block the development of creativity of students in basic education are identified. This sequence presents a reflection on an unit plan implemented in an educational institution during the pedagogical practice, in order to promote the creative development. The overall results show that students, even if they are at first considered conventional, are able to develop their creativity whenever they are encouraged by the teacher.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBPinto, Patrícia Daniela Lixa2011-07-20T14:09:58Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5917porPinto, Patrícia Daniela Lixa (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.238528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Pinto, Patrícia Daniela Lixa
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
author Pinto, Patrícia Daniela Lixa
author_facet Pinto, Patrícia Daniela Lixa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Patrícia Daniela Lixa
description Este Relatório Final tem por objectivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular, Prática do Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nomeadamente à disciplina de Expressão e Educação Plástica do 1º Ciclo, à disciplina de Educação Visual e Tecnológica do 2º Ciclo e no 3º Ciclo, às disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica. No que se refere à parte da investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do papel do professor como facilitador do processo criativo e identificam-se os factores que podem estimular ou bloquear o desenvolvimento da criatividade dos alunos no âmbito do Ensino Básico. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover o desenvolvimento criativo. Os resultados gerais mostram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, são capazes de desenvolver a criatividade.This Final Report is to present a critical reflection on the work undertaken within the course Supervised Teaching Practice of the Masters in Visual and Technological Education in Basic Education, as well as a research on a topic relevant to Visual Education and Technology in Basic Education. In the first part a reflection and a contextualization are made; besides there is a reference to activities during the teaching practice, particularly in the disciplines of Expression and Plastic Education - 1st cycle, Visual and Technological Education - 2nd cycle and Art and Technology Education - 3rd cycle. In what the research part concerns, according to the review of literature and analysis of the authors’ ideas, the importance of the teacher’s role as a facilitator of the creative process is analyzed and the factors that can stimulate or block the development of creativity of students in basic education are identified. This sequence presents a reflection on an unit plan implemented in an educational institution during the pedagogical practice, in order to promote the creative development. The overall results show that students, even if they are at first considered conventional, are able to develop their creativity whenever they are encouraged by the teacher.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20T14:09:58Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5917
url http://hdl.handle.net/10198/5917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, Patrícia Daniela Lixa (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135199727976448