Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esménio, Óscar Manuel Carneiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6853
Resumo: A investigação baseia-se no conceito de higiene e segurança em espaços escolares. O ponto de partida do trabalho baseou-se na disciplina de Educação Tecnológica de acordo com o bloco de conteúdos – conceitos, princípios e operadores tecnológicos e o conteúdo de segurança e higiene no trabalho. O problema que se propõe estudar é o facto do conceito de higiene e segurança em espaços escolares ser bastante desconhecido pela grande maioria dos utilizadores dos espaços escolares no seu dia-a-dia. Para analisar o problema foi feita uma cuidada revisão da literatura, em relação à investigação optou-se por um estudo descritivo e transversal uma vez que não se pretende manipular dados, pretende-se sim – observar, registar, analisar e relacionar os factos. De seguida são apresentados os resultados, recorrendo a tabelas e gráficos para conseguirmos ser claros e concisos nas informações, são ainda apresentados e realçados alguns resultados relevantes. Por fim apresentamos as considerações finais, onde tentamos relacionar algumas premissas e onde apresentamos algumas soluções que nos parecem plausíveis para a implementação do conceito de higiene e segurança em espaços escolares. The research is based on the concept of hygiene and safety in school. The starting point of the study was based on the discipline of technical education in accordance with the block of content - concepts, principles and technological operators and content of health and safety at work. The problem we are proposing to study is that the concept of hygiene and safety in school is largely unknown by the vast majority of users of school places in their day-to-day. To analyze the problem was made a careful review of the literature regarding the research we chose a descriptive and transversal study since it is not intended to manipulate data, we intend to do - observe, record, analyze and relate the facts. Below are the results, using charts and graphs to succeed in being clear and concise information, are also presented and highlighted some relevant results. Finally we present the final considerations, where we try and list some assumptions which we provide some solutions that seem plausible for the implementation of the concept of hygiene and safety in school.
id RCAP_fb4ebf755c21071730f77abc32e4c02b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoA investigação baseia-se no conceito de higiene e segurança em espaços escolares. O ponto de partida do trabalho baseou-se na disciplina de Educação Tecnológica de acordo com o bloco de conteúdos – conceitos, princípios e operadores tecnológicos e o conteúdo de segurança e higiene no trabalho. O problema que se propõe estudar é o facto do conceito de higiene e segurança em espaços escolares ser bastante desconhecido pela grande maioria dos utilizadores dos espaços escolares no seu dia-a-dia. Para analisar o problema foi feita uma cuidada revisão da literatura, em relação à investigação optou-se por um estudo descritivo e transversal uma vez que não se pretende manipular dados, pretende-se sim – observar, registar, analisar e relacionar os factos. De seguida são apresentados os resultados, recorrendo a tabelas e gráficos para conseguirmos ser claros e concisos nas informações, são ainda apresentados e realçados alguns resultados relevantes. Por fim apresentamos as considerações finais, onde tentamos relacionar algumas premissas e onde apresentamos algumas soluções que nos parecem plausíveis para a implementação do conceito de higiene e segurança em espaços escolares. The research is based on the concept of hygiene and safety in school. The starting point of the study was based on the discipline of technical education in accordance with the block of content - concepts, principles and technological operators and content of health and safety at work. The problem we are proposing to study is that the concept of hygiene and safety in school is largely unknown by the vast majority of users of school places in their day-to-day. To analyze the problem was made a careful review of the literature regarding the research we chose a descriptive and transversal study since it is not intended to manipulate data, we intend to do - observe, record, analyze and relate the facts. Below are the results, using charts and graphs to succeed in being clear and concise information, are also presented and highlighted some relevant results. Finally we present the final considerations, where we try and list some assumptions which we provide some solutions that seem plausible for the implementation of the concept of hygiene and safety in school.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBEsménio, Óscar Manuel Carneiro2012-05-07T13:21:22Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6853porEsménio, Óscar Manuel Carneiro (2011) – Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:48.603194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Esménio, Óscar Manuel Carneiro
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
author Esménio, Óscar Manuel Carneiro
author_facet Esménio, Óscar Manuel Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Esménio, Óscar Manuel Carneiro
description A investigação baseia-se no conceito de higiene e segurança em espaços escolares. O ponto de partida do trabalho baseou-se na disciplina de Educação Tecnológica de acordo com o bloco de conteúdos – conceitos, princípios e operadores tecnológicos e o conteúdo de segurança e higiene no trabalho. O problema que se propõe estudar é o facto do conceito de higiene e segurança em espaços escolares ser bastante desconhecido pela grande maioria dos utilizadores dos espaços escolares no seu dia-a-dia. Para analisar o problema foi feita uma cuidada revisão da literatura, em relação à investigação optou-se por um estudo descritivo e transversal uma vez que não se pretende manipular dados, pretende-se sim – observar, registar, analisar e relacionar os factos. De seguida são apresentados os resultados, recorrendo a tabelas e gráficos para conseguirmos ser claros e concisos nas informações, são ainda apresentados e realçados alguns resultados relevantes. Por fim apresentamos as considerações finais, onde tentamos relacionar algumas premissas e onde apresentamos algumas soluções que nos parecem plausíveis para a implementação do conceito de higiene e segurança em espaços escolares. The research is based on the concept of hygiene and safety in school. The starting point of the study was based on the discipline of technical education in accordance with the block of content - concepts, principles and technological operators and content of health and safety at work. The problem we are proposing to study is that the concept of hygiene and safety in school is largely unknown by the vast majority of users of school places in their day-to-day. To analyze the problem was made a careful review of the literature regarding the research we chose a descriptive and transversal study since it is not intended to manipulate data, we intend to do - observe, record, analyze and relate the facts. Below are the results, using charts and graphs to succeed in being clear and concise information, are also presented and highlighted some relevant results. Finally we present the final considerations, where we try and list some assumptions which we provide some solutions that seem plausible for the implementation of the concept of hygiene and safety in school.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-07T13:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6853
url http://hdl.handle.net/10198/6853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esménio, Óscar Manuel Carneiro (2011) – Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135208436400128