O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia Docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.24/2243 |
Resumo: | As relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes. |
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O Papel da Qualidade das Relações Interpessoais em Contexto Escolar na Satisfação Profissional e Autoeficácia DocenteAceitação-RejeiçãoSatisfação profissionalAutoeficáciaDocentesAs relações interpessoais em contexto educativo, quando significativas e positivas, acarretam benefícios para os/as docentes, quer a nível profissional quer a nível pessoal, daí a importância de estudar a associação da qualidade destas relações com dimensões importantes para o bem-estar, ajustamento psicológico e desempenho dos/as docentes. Assim, quanto mais soubermos sobre esta associação melhor uso podemos fazer dos seus benefícios nas intervenção em contexto escolar, com vantagens para todos os intervenientes desta comunidade. Neste sentido, a presente investigação teve como principais objetivos explorar a relação entre a perceção de aceitação-rejeição dos/as docentes, relativamente ao/à superior/a hierárquico/a, e variáveis importantes para a qualidade do ensino e do clima social da escola, nomeadamente: a relação docente-aluno/a, a satisfação profissional dos docentes e a perceção de autoeficácia dos/as docentes.Repositório Científico da UMAIAInês, Paula Cristina Soares2023-10-13T15:03:40Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T07:34:18Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:39.544541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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