Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63137 |
Resumo: | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
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Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountabilityAccountabilityCurrículoAprendizagem a distânciaCompetênciaAgênciaAprendizajeAgenciaCompetenciaCurriculumLearningAgencyCompetenceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/30410/2017 e dos projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016 CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.Na discussão atual sobre processos de mudança e inovação, a nível curricular e pedagógico, há referências constantes a palavras-chave – por exemplo, qualidade, eficácia e eficiência – que definem não só práticas escolares, bem como políticas transnacionais e supranacionais de partilha de conhecimento, com efeitos no modo como a avaliação das aprendizagens é conceitualizada e realizada. Depois de uma discussão sobre políticas de accountability, que conduzem a práticas de performatividade nas escolas, ritual que é suportado cada vez mais pelos organismos transnacionais, por exemplo, através do conceito personalização da aprendizagem e da abordagem por competências globais, analisamos a avaliação das aprendizagens, nos ensinos básico e secundário, em Portugal, cujas práticas “deveriam ser” inovadoras em função do perfil de competências do aluno e das aprendizagens essenciais.In the ongoing discussion on change and innovation processes, at the curricular and pedagogical level, there are constant references to keywords - for example, quality, effectiveness and efficiency - that define not only school practices, but also transnational and supranational knowledge borrowing and lending policies, with effects on the way in which the assessment of learning is completed and carried out. After a discussion of policies of accountability, which lead to practices of performativity inside schools, a ritual that is increasingly supported by transnational organizations, for example through the concept of agency-learning and the approach by global competences, we analyze at the evaluation of learning in primary and secondary education in Portugal, whose practices "should be" innovative according Pacheco, José; Maia, Ila. Dossiê - Currículo e Avaliação...512to the student’s profile and essential core curriculum.En la discusión actual sobre procesos de cambio e innovación, a nivel curricular y pedagógico, hay referencias constantes a palabras clave - por ejemplo, calidad, eficacia y eficiencia - que definen no sólo prácticas escolares, así como políticas transnacionales y supranacionales de compartir conocimiento, con efectos en la forma en que la evaluación de los aprendizajes es conceptualizada y realizada. Después de una discusión sobre políticas de accountability, que conducen a prácticas de performatividad en las escuelas, ritual que es apoyado cada vez más por los organismos transnacionales, por ejemplo, a través del concepto de personalización del aprendizaje y del enfoque por competencias globales, analizamos la evaluación del aprendizaje en las escuelas primarias y secundarias en Portugal, cuyas prácticas "deberían ser" innovadoras en cuanto a lo perfil del estudiante y los aprendizajes esencialesProjeto de Investigação da FCT (PTDC/CED-EDG/30410/2017) Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino não Superior, em Portugal (MAEE)Universidade de Brasília (UnB)Universidade do MinhoPacheco, José AugustoMaia, Ila Beatriz2019-07-262019-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63137porPacheco, J. A., & Maia, I. B. (2019). Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Críticas, 25, 511-530.1516-48961981-043110.26512/lc.v25i0.23778https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23778info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:33.059676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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