Um mar de histórias num grupo de três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Joana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287
Resumo: O relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho apresenta uma descrição sobre o caminho que percorremos enquanto estagiárias que ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância fomos confrontando a prática com a teoria, verificando de forma refletida e agindo tendo em conta os princípios teóricos que suportam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências visando a mudança, temos a literatura para a infância como suporte/base do trabalho desenvolvido no jardim de infância, num contexto muito particular a hora do conto num grupo de três anos, sendo as histórias uma fonte de emoções, vida, conflitos, mas também a solução para muitos problemas. Assim optamos por fazer um estudo mais aprofundado de forma a reforçarmos a importância que a literatura infantil tem para um grupo de três anos. Desta forma este trabalho tem como objetivo responder à questão “Qual a importância da hora do conto num grupo de três anos?”. Considerando a questão da relevância da hora do conto num grupo de três anos como ponto de partida fomos ao longo de todo este trabalho, construindo instrumentos que consideramos importantes para responder às necessidades e interesses reais destas crianças. Assim ao longo de todo este percurso recorremos a instrumentos de observação que nos permitissem fazer uma apropriação da nossa realidade. ABSTRACT The report was built as part of the Internship Curricular Unit, within the Preschool Education master’s degree. This work presents the description of our journey as interns, observing, experimenting, playing the role of kindergarten teachers, and confronting practice and theory; always reflecting on our work, and acting according to the theoretical guidelines that support the role of a kindergarten teacher. Kindergarten literature is an experience generating engine, and we used it as basis/support to develop our work with kindergarten, in a very particular context, the story time for a three-year-old group. The fact that these stories are source of emotions, life, conflicts as well as the solution to several problems, led us to do an in-depth study in order to point out the importance that children’s literature has to a three-year-old group. Therefore our aim will be to answer the following question: “What is the importance of story time for a three-year-old group?” Considering the issue of relevance, the story time for a three-year-old group, as a starting point for this work, we have come up with a number of instruments that we found important to answer the needs and real interests of these children. In conclusion, throughout this analysis we have made use of observation tools, instruments that enabled us to grasp our own reality. ESEPF17
id RCAP_58cceccebbcfbe4ee5ca9ff899b5caf1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1287
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um mar de histórias num grupo de três anosEducação pré-escolarHora do contoO relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho apresenta uma descrição sobre o caminho que percorremos enquanto estagiárias que ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância fomos confrontando a prática com a teoria, verificando de forma refletida e agindo tendo em conta os princípios teóricos que suportam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências visando a mudança, temos a literatura para a infância como suporte/base do trabalho desenvolvido no jardim de infância, num contexto muito particular a hora do conto num grupo de três anos, sendo as histórias uma fonte de emoções, vida, conflitos, mas também a solução para muitos problemas. Assim optamos por fazer um estudo mais aprofundado de forma a reforçarmos a importância que a literatura infantil tem para um grupo de três anos. Desta forma este trabalho tem como objetivo responder à questão “Qual a importância da hora do conto num grupo de três anos?”. Considerando a questão da relevância da hora do conto num grupo de três anos como ponto de partida fomos ao longo de todo este trabalho, construindo instrumentos que consideramos importantes para responder às necessidades e interesses reais destas crianças. Assim ao longo de todo este percurso recorremos a instrumentos de observação que nos permitissem fazer uma apropriação da nossa realidade. ABSTRACT The report was built as part of the Internship Curricular Unit, within the Preschool Education master’s degree. This work presents the description of our journey as interns, observing, experimenting, playing the role of kindergarten teachers, and confronting practice and theory; always reflecting on our work, and acting according to the theoretical guidelines that support the role of a kindergarten teacher. Kindergarten literature is an experience generating engine, and we used it as basis/support to develop our work with kindergarten, in a very particular context, the story time for a three-year-old group. The fact that these stories are source of emotions, life, conflicts as well as the solution to several problems, led us to do an in-depth study in order to point out the importance that children’s literature has to a three-year-old group. Therefore our aim will be to answer the following question: “What is the importance of story time for a three-year-old group?” Considering the issue of relevance, the story time for a three-year-old group, as a starting point for this work, we have come up with a number of instruments that we found important to answer the needs and real interests of these children. In conclusion, throughout this analysis we have made use of observation tools, instruments that enabled us to grasp our own reality. ESEPF172013-10-29T11:48:13Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1287TID:201910063porMaciel, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.186924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um mar de histórias num grupo de três anos
title Um mar de histórias num grupo de três anos
spellingShingle Um mar de histórias num grupo de três anos
Maciel, Joana
Educação pré-escolar
Hora do conto
title_short Um mar de histórias num grupo de três anos
title_full Um mar de histórias num grupo de três anos
title_fullStr Um mar de histórias num grupo de três anos
title_full_unstemmed Um mar de histórias num grupo de três anos
title_sort Um mar de histórias num grupo de três anos
author Maciel, Joana
author_facet Maciel, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Hora do conto
topic Educação pré-escolar
Hora do conto
description O relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho apresenta uma descrição sobre o caminho que percorremos enquanto estagiárias que ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância fomos confrontando a prática com a teoria, verificando de forma refletida e agindo tendo em conta os princípios teóricos que suportam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências visando a mudança, temos a literatura para a infância como suporte/base do trabalho desenvolvido no jardim de infância, num contexto muito particular a hora do conto num grupo de três anos, sendo as histórias uma fonte de emoções, vida, conflitos, mas também a solução para muitos problemas. Assim optamos por fazer um estudo mais aprofundado de forma a reforçarmos a importância que a literatura infantil tem para um grupo de três anos. Desta forma este trabalho tem como objetivo responder à questão “Qual a importância da hora do conto num grupo de três anos?”. Considerando a questão da relevância da hora do conto num grupo de três anos como ponto de partida fomos ao longo de todo este trabalho, construindo instrumentos que consideramos importantes para responder às necessidades e interesses reais destas crianças. Assim ao longo de todo este percurso recorremos a instrumentos de observação que nos permitissem fazer uma apropriação da nossa realidade. ABSTRACT The report was built as part of the Internship Curricular Unit, within the Preschool Education master’s degree. This work presents the description of our journey as interns, observing, experimenting, playing the role of kindergarten teachers, and confronting practice and theory; always reflecting on our work, and acting according to the theoretical guidelines that support the role of a kindergarten teacher. Kindergarten literature is an experience generating engine, and we used it as basis/support to develop our work with kindergarten, in a very particular context, the story time for a three-year-old group. The fact that these stories are source of emotions, life, conflicts as well as the solution to several problems, led us to do an in-depth study in order to point out the importance that children’s literature has to a three-year-old group. Therefore our aim will be to answer the following question: “What is the importance of story time for a three-year-old group?” Considering the issue of relevance, the story time for a three-year-old group, as a starting point for this work, we have come up with a number of instruments that we found important to answer the needs and real interests of these children. In conclusion, throughout this analysis we have made use of observation tools, instruments that enabled us to grasp our own reality. ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29T11:48:13Z
2013-07-10T00:00:00Z
2013-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287
TID:201910063
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287
identifier_str_mv TID:201910063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621021974528