Um mar de histórias num grupo de três anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287 |
Resumo: | O relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho apresenta uma descrição sobre o caminho que percorremos enquanto estagiárias que ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância fomos confrontando a prática com a teoria, verificando de forma refletida e agindo tendo em conta os princípios teóricos que suportam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências visando a mudança, temos a literatura para a infância como suporte/base do trabalho desenvolvido no jardim de infância, num contexto muito particular a hora do conto num grupo de três anos, sendo as histórias uma fonte de emoções, vida, conflitos, mas também a solução para muitos problemas. Assim optamos por fazer um estudo mais aprofundado de forma a reforçarmos a importância que a literatura infantil tem para um grupo de três anos. Desta forma este trabalho tem como objetivo responder à questão “Qual a importância da hora do conto num grupo de três anos?”. Considerando a questão da relevância da hora do conto num grupo de três anos como ponto de partida fomos ao longo de todo este trabalho, construindo instrumentos que consideramos importantes para responder às necessidades e interesses reais destas crianças. Assim ao longo de todo este percurso recorremos a instrumentos de observação que nos permitissem fazer uma apropriação da nossa realidade. ABSTRACT The report was built as part of the Internship Curricular Unit, within the Preschool Education master’s degree. This work presents the description of our journey as interns, observing, experimenting, playing the role of kindergarten teachers, and confronting practice and theory; always reflecting on our work, and acting according to the theoretical guidelines that support the role of a kindergarten teacher. Kindergarten literature is an experience generating engine, and we used it as basis/support to develop our work with kindergarten, in a very particular context, the story time for a three-year-old group. The fact that these stories are source of emotions, life, conflicts as well as the solution to several problems, led us to do an in-depth study in order to point out the importance that children’s literature has to a three-year-old group. Therefore our aim will be to answer the following question: “What is the importance of story time for a three-year-old group?” Considering the issue of relevance, the story time for a three-year-old group, as a starting point for this work, we have come up with a number of instruments that we found important to answer the needs and real interests of these children. In conclusion, throughout this analysis we have made use of observation tools, instruments that enabled us to grasp our own reality. ESEPF17 |
id |
RCAP_58cceccebbcfbe4ee5ca9ff899b5caf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1287 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um mar de histórias num grupo de três anosEducação pré-escolarHora do contoO relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho apresenta uma descrição sobre o caminho que percorremos enquanto estagiárias que ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância fomos confrontando a prática com a teoria, verificando de forma refletida e agindo tendo em conta os princípios teóricos que suportam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências visando a mudança, temos a literatura para a infância como suporte/base do trabalho desenvolvido no jardim de infância, num contexto muito particular a hora do conto num grupo de três anos, sendo as histórias uma fonte de emoções, vida, conflitos, mas também a solução para muitos problemas. Assim optamos por fazer um estudo mais aprofundado de forma a reforçarmos a importância que a literatura infantil tem para um grupo de três anos. Desta forma este trabalho tem como objetivo responder à questão “Qual a importância da hora do conto num grupo de três anos?”. Considerando a questão da relevância da hora do conto num grupo de três anos como ponto de partida fomos ao longo de todo este trabalho, construindo instrumentos que consideramos importantes para responder às necessidades e interesses reais destas crianças. Assim ao longo de todo este percurso recorremos a instrumentos de observação que nos permitissem fazer uma apropriação da nossa realidade. ABSTRACT The report was built as part of the Internship Curricular Unit, within the Preschool Education master’s degree. This work presents the description of our journey as interns, observing, experimenting, playing the role of kindergarten teachers, and confronting practice and theory; always reflecting on our work, and acting according to the theoretical guidelines that support the role of a kindergarten teacher. Kindergarten literature is an experience generating engine, and we used it as basis/support to develop our work with kindergarten, in a very particular context, the story time for a three-year-old group. The fact that these stories are source of emotions, life, conflicts as well as the solution to several problems, led us to do an in-depth study in order to point out the importance that children’s literature has to a three-year-old group. Therefore our aim will be to answer the following question: “What is the importance of story time for a three-year-old group?” Considering the issue of relevance, the story time for a three-year-old group, as a starting point for this work, we have come up with a number of instruments that we found important to answer the needs and real interests of these children. In conclusion, throughout this analysis we have made use of observation tools, instruments that enabled us to grasp our own reality. ESEPF172013-10-29T11:48:13Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1287TID:201910063porMaciel, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1287Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.186924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
title |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
spellingShingle |
Um mar de histórias num grupo de três anos Maciel, Joana Educação pré-escolar Hora do conto |
title_short |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
title_full |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
title_fullStr |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
title_full_unstemmed |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
title_sort |
Um mar de histórias num grupo de três anos |
author |
Maciel, Joana |
author_facet |
Maciel, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Hora do conto |
topic |
Educação pré-escolar Hora do conto |
description |
O relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho apresenta uma descrição sobre o caminho que percorremos enquanto estagiárias que ao observar e experimentar em contexto, o papel do educador de infância fomos confrontando a prática com a teoria, verificando de forma refletida e agindo tendo em conta os princípios teóricos que suportam o papel de um educador de infância. Como motor gerador de experiências visando a mudança, temos a literatura para a infância como suporte/base do trabalho desenvolvido no jardim de infância, num contexto muito particular a hora do conto num grupo de três anos, sendo as histórias uma fonte de emoções, vida, conflitos, mas também a solução para muitos problemas. Assim optamos por fazer um estudo mais aprofundado de forma a reforçarmos a importância que a literatura infantil tem para um grupo de três anos. Desta forma este trabalho tem como objetivo responder à questão “Qual a importância da hora do conto num grupo de três anos?”. Considerando a questão da relevância da hora do conto num grupo de três anos como ponto de partida fomos ao longo de todo este trabalho, construindo instrumentos que consideramos importantes para responder às necessidades e interesses reais destas crianças. Assim ao longo de todo este percurso recorremos a instrumentos de observação que nos permitissem fazer uma apropriação da nossa realidade. ABSTRACT The report was built as part of the Internship Curricular Unit, within the Preschool Education master’s degree. This work presents the description of our journey as interns, observing, experimenting, playing the role of kindergarten teachers, and confronting practice and theory; always reflecting on our work, and acting according to the theoretical guidelines that support the role of a kindergarten teacher. Kindergarten literature is an experience generating engine, and we used it as basis/support to develop our work with kindergarten, in a very particular context, the story time for a three-year-old group. The fact that these stories are source of emotions, life, conflicts as well as the solution to several problems, led us to do an in-depth study in order to point out the importance that children’s literature has to a three-year-old group. Therefore our aim will be to answer the following question: “What is the importance of story time for a three-year-old group?” Considering the issue of relevance, the story time for a three-year-old group, as a starting point for this work, we have come up with a number of instruments that we found important to answer the needs and real interests of these children. In conclusion, throughout this analysis we have made use of observation tools, instruments that enabled us to grasp our own reality. ESEPF17 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-29T11:48:13Z 2013-07-10T00:00:00Z 2013-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287 TID:201910063 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287 |
identifier_str_mv |
TID:201910063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621021974528 |