Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João David Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27289
Resumo: O aumento de utilizadores de internet, o consumo de vinho cada vez maior em Portugal e a necessidade de dinamização do mercado de vinhos em Portugal, foram os três fatores primordiais para a criação deste projeto. A escolha da estrutura da tese recaiu num plano de negócio, de forma a poder apresentar uma solução inovadora, para uma oportunidade identificada pelo autor. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do plano de negócio Wine On, que pressupõe a criação de um serviço de procura e de comercialização de vinhos online, que consiga ao mesmo tempo, ajudar o consumidor final a perceber e a conhecer mais sobre os vinhos produzidos em Portugal, e ao mesmo tempo, fomentar e potenciar a divulgação e comercialização dos vinhos portugueses em Portugal. O projeto está dividido em oito capítulos, sendo que apresenta em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, de modo a ser orientado de acordo com a análise situacional e principais tendências e padrões de consumo. De seguida, tem lugar a descrição do novo negócio, definição dos testes da proposta de valor, respetiva análise interna e competitiva de mercado, e construção estratégica da empresa. Por fim, segue-se a definição das políticas de implementação, os requisitos de implementação, e a análise e avaliação financeira do projeto, num horizonte temporal de cinco anos. Para analisar a viabilidade financeira do projeto recorreu-se aos principais critérios de avaliação de investimentos, que são o VAL, a TIR e o Payback Period. Após essa análise, foi efetuada uma análise de sensibilidade com o objetivo de verificar a volatilidade dos resultados do projeto em função das variáveis-chave do negócio.
id RCAP_58cd76b84d72dfd1671deaf5374adc03
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos onlineInternetComércio eletrónico -- E-commerceVinho -- WineEstratégiasPlano de negócio -- Business planStrategyO aumento de utilizadores de internet, o consumo de vinho cada vez maior em Portugal e a necessidade de dinamização do mercado de vinhos em Portugal, foram os três fatores primordiais para a criação deste projeto. A escolha da estrutura da tese recaiu num plano de negócio, de forma a poder apresentar uma solução inovadora, para uma oportunidade identificada pelo autor. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do plano de negócio Wine On, que pressupõe a criação de um serviço de procura e de comercialização de vinhos online, que consiga ao mesmo tempo, ajudar o consumidor final a perceber e a conhecer mais sobre os vinhos produzidos em Portugal, e ao mesmo tempo, fomentar e potenciar a divulgação e comercialização dos vinhos portugueses em Portugal. O projeto está dividido em oito capítulos, sendo que apresenta em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, de modo a ser orientado de acordo com a análise situacional e principais tendências e padrões de consumo. De seguida, tem lugar a descrição do novo negócio, definição dos testes da proposta de valor, respetiva análise interna e competitiva de mercado, e construção estratégica da empresa. Por fim, segue-se a definição das políticas de implementação, os requisitos de implementação, e a análise e avaliação financeira do projeto, num horizonte temporal de cinco anos. Para analisar a viabilidade financeira do projeto recorreu-se aos principais critérios de avaliação de investimentos, que são o VAL, a TIR e o Payback Period. Após essa análise, foi efetuada uma análise de sensibilidade com o objetivo de verificar a volatilidade dos resultados do projeto em função das variáveis-chave do negócio.The internet users increase, the growing of wine consumption in Portugal and the need to boost the wine market in Portugal, were the three primary consumption factors for the creation of this project. The choice of a thesis structure was based on a business plan, in order to present an innovative solution for an opportunity identified by the author. This was the starting point for the development of the Wine On business plan, which aims to search for an online wine creation service, help the final consumer to understand and learn more about wines in Portugal, and also help to promote and enhance the dissemination of Portuguese wines in Portugal. The project is divided into eight chapters, with a literature review being presented first, in order to be guided according to the situational analysis, main trends and consumption patterns. Right after that, takes place the description of the new business, the tests definition of the value proposition, the respectively internal and competitive market analysis, and the strategic construction of the company. Finally, there is the definition of implementation policies, implementation requirements, and evaluation of the financial project, over a five-year horizon. To analyze the financial viability of the project, was used the three main investment evaluation criteria’s, which are the VAL, the IRR and the Payback Period. After this analysis, a sensitivity analysis was carried out in order to verify the volatility of the project's results in terms of key business variables.2023-01-17T14:51:40Z2022-12-20T00:00:00Z2022-12-202022-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27289TID:203146255porCarvalho, João David Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:07Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:23.614218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
title Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
spellingShingle Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
Carvalho, João David Silva
Internet
Comércio eletrónico -- E-commerce
Vinho -- Wine
Estratégias
Plano de negócio -- Business plan
Strategy
title_short Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
title_full Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
title_fullStr Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
title_full_unstemmed Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
title_sort Wine On: Lançamento de um serviço de procura e comercialização de vinhos online
author Carvalho, João David Silva
author_facet Carvalho, João David Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João David Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Comércio eletrónico -- E-commerce
Vinho -- Wine
Estratégias
Plano de negócio -- Business plan
Strategy
topic Internet
Comércio eletrónico -- E-commerce
Vinho -- Wine
Estratégias
Plano de negócio -- Business plan
Strategy
description O aumento de utilizadores de internet, o consumo de vinho cada vez maior em Portugal e a necessidade de dinamização do mercado de vinhos em Portugal, foram os três fatores primordiais para a criação deste projeto. A escolha da estrutura da tese recaiu num plano de negócio, de forma a poder apresentar uma solução inovadora, para uma oportunidade identificada pelo autor. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do plano de negócio Wine On, que pressupõe a criação de um serviço de procura e de comercialização de vinhos online, que consiga ao mesmo tempo, ajudar o consumidor final a perceber e a conhecer mais sobre os vinhos produzidos em Portugal, e ao mesmo tempo, fomentar e potenciar a divulgação e comercialização dos vinhos portugueses em Portugal. O projeto está dividido em oito capítulos, sendo que apresenta em primeiro lugar uma revisão bibliográfica, de modo a ser orientado de acordo com a análise situacional e principais tendências e padrões de consumo. De seguida, tem lugar a descrição do novo negócio, definição dos testes da proposta de valor, respetiva análise interna e competitiva de mercado, e construção estratégica da empresa. Por fim, segue-se a definição das políticas de implementação, os requisitos de implementação, e a análise e avaliação financeira do projeto, num horizonte temporal de cinco anos. Para analisar a viabilidade financeira do projeto recorreu-se aos principais critérios de avaliação de investimentos, que são o VAL, a TIR e o Payback Period. Após essa análise, foi efetuada uma análise de sensibilidade com o objetivo de verificar a volatilidade dos resultados do projeto em função das variáveis-chave do negócio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T00:00:00Z
2022-12-20
2022-09
2023-01-17T14:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27289
TID:203146255
url http://hdl.handle.net/10071/27289
identifier_str_mv TID:203146255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134668171247616