Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12992 |
Resumo: | O presente relatório, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, ilustra uma reflexão crítica acerca das práticas estabelecidas no ano letivo 2015/2016. Este importante processo da formação de professores realizado sob a supervisão dos orientadores de escola e faculdade, dentro do núcleo de estágio, concretiza-se na minha integração no contexto escolar como docente, marcando a transição de aluno para professor. Num primeiro momento será relatado, de forma reflexiva e crítica, o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF), sessões de treino do Desporto Escolar (DE) e aulas de Cidadania, relacionado com o contacto direto com os alunos e a relação professor-aluno que foi estabelecida. Por último, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da Direção de Turma, a participação nos eventos de DE e a realização dos projetos de intervenção e investigação-ação. Este ano letivo rico em novas experiências, proporcionou o desenvolvimento de competências de lecionação da disciplina EF nas dimensões de planeamento, condução e avaliação, na Direção de Turma e no acompanhamento de um núcleo de DE. Estas competências foram alcançadas através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores da formação inicial, da partilha de experiências entre os elementos do núcleo de estágio, onde incluo a intervenção dos orientadores, e do estudo autónomo. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico se torna o maior momento de formação, aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. |
id |
RCAP_59761939b356c202dbc186ac34a146fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12992 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireEducação FísicaEstágio pedagógicoAnálise de ensinoProcesso ensino-aprendizagemStudent teaching processPhysical EducationTeaching analysisTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, ilustra uma reflexão crítica acerca das práticas estabelecidas no ano letivo 2015/2016. Este importante processo da formação de professores realizado sob a supervisão dos orientadores de escola e faculdade, dentro do núcleo de estágio, concretiza-se na minha integração no contexto escolar como docente, marcando a transição de aluno para professor. Num primeiro momento será relatado, de forma reflexiva e crítica, o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF), sessões de treino do Desporto Escolar (DE) e aulas de Cidadania, relacionado com o contacto direto com os alunos e a relação professor-aluno que foi estabelecida. Por último, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da Direção de Turma, a participação nos eventos de DE e a realização dos projetos de intervenção e investigação-ação. Este ano letivo rico em novas experiências, proporcionou o desenvolvimento de competências de lecionação da disciplina EF nas dimensões de planeamento, condução e avaliação, na Direção de Turma e no acompanhamento de um núcleo de DE. Estas competências foram alcançadas através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores da formação inicial, da partilha de experiências entre os elementos do núcleo de estágio, onde incluo a intervenção dos orientadores, e do estudo autónomo. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico se torna o maior momento de formação, aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.This report, which refers to the Teacher Training process carried out in Escola Secundária Braamcamp Freire, illustrates a critical reflection about the practices settled in the academic year 2015/2016. This important process of teacher training, that was conducted under the monitoring of my school and university supervisors and within the training group, is characterized by my integration as a teacher in the school context and marks my transition from student to teacher. Firstly, it analyses the process of teaching physical education classes, school sport training sessions and citizenship classes related to the direct contact with the students and the teacher-student relationship that has been established. Finally, a reflexion about the importance of the relationship between the teacher and the school community in tasks such as monitoring the class management, participating in school sport events, and realising intervention and research-action projects. In this academic year, rich in new experiences, I developed some teaching skills in Physical Education in dimensions such as planning, conducting and evaluating, the class management and monitoring of a school sport group. These skills have been achieved through the practical application of the knowledge acquired in the previous years of basic training, the experience shared between the training group, which includes the intervention of my supervisors, and self-study. I conclude by saying that the in my opinion internship year represent the most incisive way of training, learning and development of professional and personal skills.Ferro, Nuno Alberto SerucaLopes, Humberto Manuel DiasRepositório da Universidade de LisboaJesus, João David Pereira de2017-01-19T12:22:23Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12992TID:201613743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:02.766139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire Jesus, João David Pereira de Educação Física Estágio pedagógico Análise de ensino Processo ensino-aprendizagem Student teaching process Physical Education Teaching analysis Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire |
author |
Jesus, João David Pereira de |
author_facet |
Jesus, João David Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferro, Nuno Alberto Seruca Lopes, Humberto Manuel Dias Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, João David Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Estágio pedagógico Análise de ensino Processo ensino-aprendizagem Student teaching process Physical Education Teaching analysis Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Educação Física Estágio pedagógico Análise de ensino Processo ensino-aprendizagem Student teaching process Physical Education Teaching analysis Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O presente relatório, referente ao Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire, ilustra uma reflexão crítica acerca das práticas estabelecidas no ano letivo 2015/2016. Este importante processo da formação de professores realizado sob a supervisão dos orientadores de escola e faculdade, dentro do núcleo de estágio, concretiza-se na minha integração no contexto escolar como docente, marcando a transição de aluno para professor. Num primeiro momento será relatado, de forma reflexiva e crítica, o processo de lecionação das aulas de Educação Física (EF), sessões de treino do Desporto Escolar (DE) e aulas de Cidadania, relacionado com o contacto direto com os alunos e a relação professor-aluno que foi estabelecida. Por último, a reflexão acerca da importância da relação formada com a comunidade escolar, em tarefas como o acompanhamento da Direção de Turma, a participação nos eventos de DE e a realização dos projetos de intervenção e investigação-ação. Este ano letivo rico em novas experiências, proporcionou o desenvolvimento de competências de lecionação da disciplina EF nas dimensões de planeamento, condução e avaliação, na Direção de Turma e no acompanhamento de um núcleo de DE. Estas competências foram alcançadas através da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores da formação inicial, da partilha de experiências entre os elementos do núcleo de estágio, onde incluo a intervenção dos orientadores, e do estudo autónomo. Concluo que o ano letivo de estágio pedagógico se torna o maior momento de formação, aprendizagem e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-19T12:22:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/12992 TID:201613743 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/12992 |
identifier_str_mv |
TID:201613743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131076563566592 |