Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Mónica Micaela Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2696
Resumo: O relatório de estágio é um documento que surge no culminar do estágio e é um dos momentos de avaliação no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Assim sendo apresenta uma reflexão acerca da experiência de estágio pedagógico, incluindo todo o processo de investigação, de ação e de conhecimentos aplicados ao longo deste ano letivo, numa turma de 8º ano da Escola Ângelo Augusto da Silva. Apresenta também uma breve fundamentação teórica, procurando enquadrar expetativas pessoais e profissionais, bem como conhecimentos científicos e pedagógicos anteriores ao estágio ou adquiridos durante todo o processo, com vista a melhor compreendermos a complexidade do mesmo. Deste modo, evidencia o conjunto de atividades, documentos, ferramentas e estratégias desenvolvidas que tornaram este processo único, individual e onde se descreve a prática letiva e todas as ações desenvolvidas nas atividades de intervenção na comunidade escolar, nas atividades de integração no meio e nas atividades de natureza científico-pedagógica, refletindo, criticamente, sobre as mesmas com o propósito de enriquecer o processo formativo quer dos alunos, quer do professor estagiário e futuro docente, nomeadamente no que diz respeito à aquisição e domínio de metodologias, instrumentos e ferramentas de intervenção pedagógica. Conclui-se que foi um processo complexo, mas muito positivo, com experiências marcantes, dúvidas e incertezas, onde a reflexão e ação complementaram as aprendizagens, definindo simultaneamente a criação de uma identidade profissional e procurando promover sempre o sucesso escolar e pessoal dos alunos, com recurso à empatia e às interações pessoais e sociais.
id RCAP_59bdd7529fa7542df9301014a7001996
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaEducação físicaPrática docenteEstágio pedagógicoEnsino-aprendizagemProcessoPhysical educationTeaching practicePedagogical internshipTeaching-learningProcessEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio é um documento que surge no culminar do estágio e é um dos momentos de avaliação no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Assim sendo apresenta uma reflexão acerca da experiência de estágio pedagógico, incluindo todo o processo de investigação, de ação e de conhecimentos aplicados ao longo deste ano letivo, numa turma de 8º ano da Escola Ângelo Augusto da Silva. Apresenta também uma breve fundamentação teórica, procurando enquadrar expetativas pessoais e profissionais, bem como conhecimentos científicos e pedagógicos anteriores ao estágio ou adquiridos durante todo o processo, com vista a melhor compreendermos a complexidade do mesmo. Deste modo, evidencia o conjunto de atividades, documentos, ferramentas e estratégias desenvolvidas que tornaram este processo único, individual e onde se descreve a prática letiva e todas as ações desenvolvidas nas atividades de intervenção na comunidade escolar, nas atividades de integração no meio e nas atividades de natureza científico-pedagógica, refletindo, criticamente, sobre as mesmas com o propósito de enriquecer o processo formativo quer dos alunos, quer do professor estagiário e futuro docente, nomeadamente no que diz respeito à aquisição e domínio de metodologias, instrumentos e ferramentas de intervenção pedagógica. Conclui-se que foi um processo complexo, mas muito positivo, com experiências marcantes, dúvidas e incertezas, onde a reflexão e ação complementaram as aprendizagens, definindo simultaneamente a criação de uma identidade profissional e procurando promover sempre o sucesso escolar e pessoal dos alunos, com recurso à empatia e às interações pessoais e sociais.The internship report is a document that appears at the culmination of the internship and is one of the evaluation moments in the Masters Degree in Physical Education at the Primary and Secondary Education. This presents a reflection of the experience at a pedagogical internship, including the whole process of research, action and knowledge applied throughout this school year at the 8th grade class at the School Ângelo Augusto da Silva. It presents a brief theoretical foundation, seeking to frame personal and professional expectations, as well as scientific and pedagogical knowledge before the internship or acquired throughout the process, in order to understand its complexity. This way, it highlights a set of activities, documents, tools and strategies developed that made this process unique, in individual way and where it describes the teaching practice and all actions developed in activities at the school community with the integration of activities at the environment and activities of a scientific-pedagogical nature, reflecting on them in a critically way with the purpose of enriching the training process of both students, trainee teacher and future teacher, namely with regard to the acquisition and domain of methodologies, instruments and tools of pedagogical intervention. It is concluded that it was a complex process, but very positive, with remarkable experiences, doubts and uncertainties, where reflection and action complemented the apprenticeship, simultaneously defining the creation of a professional identity and looking to promote always the success of school as well of the students, with the use of empathy and personal as well social interactions.Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraDigitUMaCamacho, Mónica Micaela Andrade2020-01-24T11:42:43Z2019-12-10T00:00:00Z2019-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2696202368424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:28.845335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
Camacho, Mónica Micaela Andrade
Educação física
Prática docente
Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
Processo
Physical education
Teaching practice
Pedagogical internship
Teaching-learning
Process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
title_sort Relatório de estágio pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
author Camacho, Mónica Micaela Andrade
author_facet Camacho, Mónica Micaela Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Mónica Micaela Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática docente
Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
Processo
Physical education
Teaching practice
Pedagogical internship
Teaching-learning
Process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Prática docente
Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
Processo
Physical education
Teaching practice
Pedagogical internship
Teaching-learning
Process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio é um documento que surge no culminar do estágio e é um dos momentos de avaliação no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Assim sendo apresenta uma reflexão acerca da experiência de estágio pedagógico, incluindo todo o processo de investigação, de ação e de conhecimentos aplicados ao longo deste ano letivo, numa turma de 8º ano da Escola Ângelo Augusto da Silva. Apresenta também uma breve fundamentação teórica, procurando enquadrar expetativas pessoais e profissionais, bem como conhecimentos científicos e pedagógicos anteriores ao estágio ou adquiridos durante todo o processo, com vista a melhor compreendermos a complexidade do mesmo. Deste modo, evidencia o conjunto de atividades, documentos, ferramentas e estratégias desenvolvidas que tornaram este processo único, individual e onde se descreve a prática letiva e todas as ações desenvolvidas nas atividades de intervenção na comunidade escolar, nas atividades de integração no meio e nas atividades de natureza científico-pedagógica, refletindo, criticamente, sobre as mesmas com o propósito de enriquecer o processo formativo quer dos alunos, quer do professor estagiário e futuro docente, nomeadamente no que diz respeito à aquisição e domínio de metodologias, instrumentos e ferramentas de intervenção pedagógica. Conclui-se que foi um processo complexo, mas muito positivo, com experiências marcantes, dúvidas e incertezas, onde a reflexão e ação complementaram as aprendizagens, definindo simultaneamente a criação de uma identidade profissional e procurando promover sempre o sucesso escolar e pessoal dos alunos, com recurso à empatia e às interações pessoais e sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T00:00:00Z
2019-12-10T00:00:00Z
2020-01-24T11:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2696
202368424
url http://hdl.handle.net/10400.13/2696
identifier_str_mv 202368424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926342803456