Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8769 |
Resumo: | O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. |
id |
RCAP_5ad1aef78ac4a7668502aed13a15e3b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasO ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8769por1646-2335Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioGuerreiro, Mafalda Cristina Gomes SousaJesus, Maria Eugénia Coelho Baptista deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:54.155774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
spellingShingle |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
title_short |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_full |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_fullStr |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
title_sort |
Descobrindo e reconstruindo o valor do ensino experimental das ciências no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
author |
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio |
author_facet |
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Guerreiro, Mafalda Cristina Gomes Sousa Jesus, Maria Eugénia Coelho Baptista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
topic |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
description |
O ensino experimental das ciências (EEC) físicas e naturais tem vindo a ser alvo de investigação, quer ao nível da sua aplicação pelos professores, em sala de aula, quer ao nível das potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo reflete o trabalho desenvolvido numa oficina de formação no decurso do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC). Pretendeu-se com a mesma proporcionar aos professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (1.º e 2.º CEB) momentos de reflexão acerca da temática EEC, propondo ideias/atividades a implementar em sala de aula, que contrariem a tendência da ausência deste tipo de ensino. Deste modo, apresentaram-se sugestões que demonstraram a importância do EEC e as competências/capacidades que este tipo de ensino promove nos alunos. As atividades apresentadas, de cariz investigativo, inseriram-se numa abordagem de aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) e na sua contextualização no currículo atual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8769 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950080135168 |