Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1638
Resumo: Este relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas.
id RCAP_5b1aad81866a92a63e453ddf3898080b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismoExperiência profissionalMatemáticaTecnologiaTrabalho de projetoModelos de integração das TICEmpreendedorismoProfessional experienceMathematicsTechnologyProject workModels of ICT integrationEntrepreneurshipEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas.This report is a reflection of my professional experience over the last twenty two years, about the teaching of mathematics, the educational use of Information and Communication Technologies, the teaching methodologies used, the entrepreneurship project management context and the role of teachers training. To frame this discussion with theoretical principles carried out by several authors I did a literature review on the main themes of this work: the ICT integration in education, the major learning theories (behaviorism, cognitivism and constructivism), the project area and entrepreneurship learning. I also made a description of the main functions and professional activities that allow us to understand some of the choices made in this development. I tried to relate the theoretical framework with my personal and professional experience and, then, draw some conclusions about how my choices have been made on the teaching methods.Fernandes, Elsa Maria dos SantosDigitUMaGomes, Miguel Ângelo Nóbrega2017-09-18T10:49:16Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:21Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:21.458311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
title Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
spellingShingle Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega
Experiência profissional
Matemática
Tecnologia
Trabalho de projeto
Modelos de integração das TIC
Empreendedorismo
Professional experience
Mathematics
Technology
Project work
Models of ICT integration
Entrepreneurship
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
title_full Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
title_fullStr Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
title_full_unstemmed Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
title_sort Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
author Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega
author_facet Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Elsa Maria dos Santos
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência profissional
Matemática
Tecnologia
Trabalho de projeto
Modelos de integração das TIC
Empreendedorismo
Professional experience
Mathematics
Technology
Project work
Models of ICT integration
Entrepreneurship
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Experiência profissional
Matemática
Tecnologia
Trabalho de projeto
Modelos de integração das TIC
Empreendedorismo
Professional experience
Mathematics
Technology
Project work
Models of ICT integration
Entrepreneurship
Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01T00:00:00Z
2012-06-01T00:00:00Z
2017-09-18T10:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1638
url http://hdl.handle.net/10400.13/1638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129913003868160