Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1638 |
Resumo: | Este relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas. |
id |
RCAP_5b1aad81866a92a63e453ddf3898080b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismoExperiência profissionalMatemáticaTecnologiaTrabalho de projetoModelos de integração das TICEmpreendedorismoProfessional experienceMathematicsTechnologyProject workModels of ICT integrationEntrepreneurshipEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.Centro de Ciências Exatas e da EngenhariaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas.This report is a reflection of my professional experience over the last twenty two years, about the teaching of mathematics, the educational use of Information and Communication Technologies, the teaching methodologies used, the entrepreneurship project management context and the role of teachers training. To frame this discussion with theoretical principles carried out by several authors I did a literature review on the main themes of this work: the ICT integration in education, the major learning theories (behaviorism, cognitivism and constructivism), the project area and entrepreneurship learning. I also made a description of the main functions and professional activities that allow us to understand some of the choices made in this development. I tried to relate the theoretical framework with my personal and professional experience and, then, draw some conclusions about how my choices have been made on the teaching methods.Fernandes, Elsa Maria dos SantosDigitUMaGomes, Miguel Ângelo Nóbrega2017-09-18T10:49:16Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:21Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:21.458311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
title |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
spellingShingle |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega Experiência profissional Matemática Tecnologia Trabalho de projeto Modelos de integração das TIC Empreendedorismo Professional experience Mathematics Technology Project work Models of ICT integration Entrepreneurship Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
title_full |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
title_fullStr |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
title_full_unstemmed |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
title_sort |
Ensino da matemática, tecnologia, trabalho de projecto e empreendedorismo |
author |
Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega |
author_facet |
Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Elsa Maria dos Santos DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Miguel Ângelo Nóbrega |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência profissional Matemática Tecnologia Trabalho de projeto Modelos de integração das TIC Empreendedorismo Professional experience Mathematics Technology Project work Models of ICT integration Entrepreneurship Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Experiência profissional Matemática Tecnologia Trabalho de projeto Modelos de integração das TIC Empreendedorismo Professional experience Mathematics Technology Project work Models of ICT integration Entrepreneurship Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório consiste numa reflexão sobre a minha experiência profissional, ao longo dos últimos vinte e dois anos, no âmbito do ensino da Matemática, no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino, nas metodologias de ensino utilizadas, no contexto de coordenação de projetos de empreendedorismo e no papel de formador de docentes. Para enquadrar esta reflexão com os princípios teóricos realizados por vários autores, faço uma revisão de literatura sobre os principais temas deste trabalho: integração das TIC no ensino, as grandes teorias da aprendizagem (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo), a área de projeto e o ensino do empreendedorismo. Faço ainda uma descrição das principais funções e atividades profissionais que realizei e que permitem compreender algumas das opções tomadas no percurso desenvolvido. Procuro ainda relacionar o enquadramento teórico com a minha experiência pessoal e profissional e daí tirar algumas conclusões sobre como foram realizadas algumas das minhas escolhas sobre as metodologias de ensino por mim tomadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01T00:00:00Z 2012-06-01T00:00:00Z 2017-09-18T10:49:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1638 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129913003868160 |