A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75925 |
Resumo: | Este artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docência |
id |
RCAP_5b4f0a57c29d64a8e665548616989f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75925 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricularTeacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular componentFormação inicial de professoresInserção à docênciaPrática curricularEstágioCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docênciaThis article deals with an investigation on the induction to teaching in disciplines that offer the practice as a curricular component (PCC) in the context of a Federal Institute of Education. In this work we focus on the current work model of PCCs, suggesting some possible means to articulate them with basic education. Data consisted of institutional documents and narratives of undergraduate students of Chemistry and Biology. The initial results indicate that the PCCs comply with Brazilian legislation regarding academic load, institutions implemented several significant practices such as the construction of models, experiments, games, and practical classes. However, they also present weaknesses as to the overvaluation of specific knowledge formation to the detriment of teaching training.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoSarmento, TeresaPaniago, Rosenilde NogueiraNunes, Patrícia GouvêaCoelho da Silva, José Luís20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75925porPaniago, R., Nunes, P., Sarmento, T., Silva, J. (2021). A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular. Pro-Posições, 32. e-ISSN 1980-6248 https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-00110103-73071980-624810.1590/1980-6248-2019-0011info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:56.809973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular Teacher training in federal institutes and the learning of teaching in practice as a curricular component |
title |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
spellingShingle |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular Sarmento, Teresa Formação inicial de professores Inserção à docência Prática curricular Estágio Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
title_full |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
title_fullStr |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
title_full_unstemmed |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
title_sort |
A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular |
author |
Sarmento, Teresa |
author_facet |
Sarmento, Teresa Paniago, Rosenilde Nogueira Nunes, Patrícia Gouvêa Coelho da Silva, José Luís |
author_role |
author |
author2 |
Paniago, Rosenilde Nogueira Nunes, Patrícia Gouvêa Coelho da Silva, José Luís |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Teresa Paniago, Rosenilde Nogueira Nunes, Patrícia Gouvêa Coelho da Silva, José Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Inserção à docência Prática curricular Estágio Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação inicial de professores Inserção à docência Prática curricular Estágio Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo trata de uma investigação que está sendo realizada no contexto de um Instituto Federal de Educação, cujo objetivo é identificar como ocorre a iniciação à docência nas disciplinas que oferecem a prática como componente curricular (PCC). Neste recorte, será focalizado como se dá o atual modelo de trabalho com as PCC e serão sinalizados alguns caminhos para a articulação destas com a escola de educação básica. Utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos e a recolha de narrativas com licenciandos dos cursos de Química e de Ciências Biológicas. Os resultados iniciais apontaram que as PCC cumprem o disposto na legislação brasileira em relação à carga horária, verificando-se que várias práticas de inserção à docência estão ocorrendo, tais como a construção de modelos, experimentos, jogos e aplicação de aulas práticas. Entretanto, identificam-se fragilidades, sobretudo, no nível da sobrevalorização da formação dos conhecimentos específicos, em detrimento da formação pedagógica para a docência |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/75925 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/75925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Paniago, R., Nunes, P., Sarmento, T., Silva, J. (2021). A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular. Pro-Posições, 32. e-ISSN 1980-6248 https://doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0011 0103-7307 1980-6248 10.1590/1980-6248-2019-0011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132815659368448 |