O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oserow, Vinicius Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248319
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos.
id UFRGS-2_42a8ae741de69ed7f688241ec5a97ba4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248319
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oserow, Vinicius BorgesSilva, Lisandra Oliveira e2022-08-31T04:55:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/248319001148258O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos.application/pdfporEstágio de docênciaFormação inicialO impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148258.pdf.txt001148258.pdf.txtExtracted Texttext/plain60662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/2/001148258.pdf.txtdeaf47ee4980ba9d8ff60ff193deaefdMD52ORIGINAL001148258.pdfTexto completoapplication/pdf262488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/1/001148258.pdf37d9476013196cfc6101ffd78628c17aMD5110183/2483192022-09-01 05:00:13.553031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-01T08:00:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
title O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
spellingShingle O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
Oserow, Vinicius Borges
Estágio de docência
Formação inicial
title_short O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
title_full O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
title_fullStr O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
title_full_unstemmed O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
title_sort O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
author Oserow, Vinicius Borges
author_facet Oserow, Vinicius Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oserow, Vinicius Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
contributor_str_mv Silva, Lisandra Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Formação inicial
topic Estágio de docência
Formação inicial
description O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-31T04:55:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248319
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148258
url http://hdl.handle.net/10183/248319
identifier_str_mv 001148258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/2/001148258.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/1/001148258.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv deaf47ee4980ba9d8ff60ff193deaefd
37d9476013196cfc6101ffd78628c17a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224640211714048