O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248319 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos. |
id |
UFRGS-2_42a8ae741de69ed7f688241ec5a97ba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248319 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oserow, Vinicius BorgesSilva, Lisandra Oliveira e2022-08-31T04:55:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/248319001148258O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos.application/pdfporEstágio de docênciaFormação inicialO impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2022Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148258.pdf.txt001148258.pdf.txtExtracted Texttext/plain60662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/2/001148258.pdf.txtdeaf47ee4980ba9d8ff60ff193deaefdMD52ORIGINAL001148258.pdfTexto completoapplication/pdf262488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/1/001148258.pdf37d9476013196cfc6101ffd78628c17aMD5110183/2483192022-09-01 05:00:13.553031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248319Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-01T08:00:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
title |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
spellingShingle |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS Oserow, Vinicius Borges Estágio de docência Formação inicial |
title_short |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
title_full |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
title_fullStr |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
title_full_unstemmed |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
title_sort |
O impacto das experiências do curso de licenciatura em educação da ESEFID/UFRGS na docência em um centro de treinamento em Canoas/RS |
author |
Oserow, Vinicius Borges |
author_facet |
Oserow, Vinicius Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oserow, Vinicius Borges |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
contributor_str_mv |
Silva, Lisandra Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de docência Formação inicial |
topic |
Estágio de docência Formação inicial |
description |
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como as aprendizagens construídas no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRGS contribuíram para a docência em um Centro de Treinamento em Canoas/RS. Entendo a importância desse tema de pesquisa por compreender que estudantes da Formação inicial em Educação Física bacharelado não percebem a importância da formação docente para a melhora da sua prática pedagógica como professor. O Trabalho aprofunda as aprendizagens construídas e os desafios vividos a partir da realização do Curso de Licenciatura em Educação Física na UFRGS e dos três Estágios de Docência obrigatórios do Curso, procurando compreender como estes contribuíram para formação docente em Educação Física. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo baseado na Pesquisa Narrativa e Autobiográfica, na qual procurei narrar e refletir sobre a realização do Curso de Licenciatura e da experiência nos três Estágios de Docência .Assim, refletir sobre o papel do professor de Educação Física nos remete a uma análise sobre como este percebe o seu papel no seu espaço de atuação e como as experiências adquiridas na Graduação vão impactar nessa reflexão. Concluo com esse meu trabalho que a Licenciatura e os Estágios de Docência modificaram a minha forma de atuar como professor em um Centro de Treinamento, permitindo que eu fizesse uma análise mais complexa dos alunos, levantando aspectos sociais e atitudinais no momento de planejar os seus treinos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-31T04:55:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/248319 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001148258 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/248319 |
identifier_str_mv |
001148258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/2/001148258.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248319/1/001148258.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
deaf47ee4980ba9d8ff60ff193deaefd 37d9476013196cfc6101ffd78628c17a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224640211714048 |