Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84042
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_5bb5d0ebbc6e9364419e7a095d8b82c6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.Implications of the implementation of e-commerce in the company COTEQ, S.A.Comércio eletrónicoImplicaçõesCOTEQ, S.A.Venda onlineE-commerceImplicationsOnline salesCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e EstratégiaA natureza progressivamente digitalizada das trocas comerciais instituiu a implementação de uma estratégia de comércio eletrónico como um passo imprescindível para a sobrevivência das empresas no mercado no longo prazo. A mudança constante das necessidades do mercado traduz-se, no entanto, na volatilidade do conceito. Assim, e principalmente num período pós pandemia COVID-19 e subsequente aumento dos negócios digitais, é irrefutável a importância de um aprofundamento persistente do tema e das exigências a ele alicerçadas. Este trabalho surge como resultado de um estágio curricular na empresa COTEQ, S.A. desenvolvido para se determinar quais as implicações a nível interno decorrentes da criação de uma loja online numa pequena e média empresa vocacionada até ao momento para o comércio tradicional. Com este estudo pretende-se garantir que as organizações a ponderar adotar a venda online como mecanismo de comercialização, tenham ao seu dispor não só informação sobre o impacto que terá na performance empresarial, mas também das alterações intraorganizacionais latentes à sua incorporação. Para garantir uma melhor compreensão e explanação dos dados adquiridos procedeu-a à adaptação de um modelo análise baseado em Kareen et al., 2018, de modo a se avaliar as alterações existentes em quatro variáveis específicas. Desta forma, foram recolhidos dados qualitativos na empresa COTEQ, S.A., analisando-se o processo de criação de uma loja online num ramo comercial característico, e por vezes, mais complexo de digitalizar.The progressively digitised nature of commercial exchanges has established the implementation of an e-commerce strategy as an essential step for the long-term survival of companies on the market. The ever-changing market needs translates, however, into the volatility of the concept. Thus, and especially in a period following the pandemic of COVID-19 and the subsequent rise of digital business, the importance of persistent further study of the topic and its underlying requirements is irrefutable. This research is the result of a curricular internship at the company COTEQ, S.A. developed to determine the internal implications of the creation of an online shop in a small and medium company that has so far focused on traditional commerce. This study aims to ensure that organisations considering the adoption of online sales as a marketing mechanism have at their disposal not only information on the impact it will have on business performance, but also on the latent intra-organisational changes to its incorporation. To ensure a better understanding and explanation of the acquired data we proceeded to adapt a model of an analysis based on Kareen et al., 2018, in order to assess the existing changes in four specific variables. In this way, qualitative data was collected in the company COTEQ, S.A., analysing the process of creating an online shop in a specific commercial branch, and sometimes more complex to digitalise.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoOliveira, Ana Catarina Ferreira de2023-03-132023-03-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84042por203252390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:18.144488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
Implications of the implementation of e-commerce in the company COTEQ, S.A.
title Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
spellingShingle Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
Oliveira, Ana Catarina Ferreira de
Comércio eletrónico
Implicações
COTEQ, S.A.
Venda online
E-commerce
Implications
Online sales
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
title_full Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
title_fullStr Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
title_full_unstemmed Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
title_sort Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A.
author Oliveira, Ana Catarina Ferreira de
author_facet Oliveira, Ana Catarina Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Cláudia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Catarina Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Implicações
COTEQ, S.A.
Venda online
E-commerce
Implications
Online sales
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comércio eletrónico
Implicações
COTEQ, S.A.
Venda online
E-commerce
Implications
Online sales
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-13
2023-03-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84042
url https://hdl.handle.net/1822/84042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203252390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132491149213696