A adaptação da comunicação digital das agências de Publicidade: análise comparativa do setor em Portugal: Relatório de Estágio Live Content, The Independent Digital Agency

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Margarida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11748
Resumo: O estágio realizado na agência de publicidade digital Live Content, que trabalha em simultâneo várias vertentes da publicidade, pretende apresentar uma investigação sobre uma das áreas da publicidade, incluindo a digital, no contexto português. Para este efeito, serão analisados os comportamentos, estratégias e técnicas de comunicação em agências sediadas em Portugal, bem como o modo como a publicidade digital invadiu o quotidiano e entrou em todos os espaços e momentos da existência humana. Os objetivos primordiais centram-se na compreensão da atuação da publicidade no meio digital, no qual se percebe ao longo dos tempos uma necessidade de transformação neste campo, bem como no desenvolvimento da capacidade de análise no que diz respeito à publicidade digital e às estratégias utilizadas, no contexto português. Por sua vez, quanto aos objetivos específicos pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico; conhecer o modo de funcionamento do mercado de trabalho, as dinâmicas, estratégias e formatos de publicidade digitais utilizados nas agências de publicidade concorrentes. Com base na presente investigação, verifica-se uma necessidade da estratégia publicitária online reequacionar os seus objetivos de comunicação e adaptação das mensagens ao meio digital e aos desejos do consumidor, não se limitando somente a transpor a informação do meio offline para o online. Neste sentido, o projeto reflete a evolução da publicidade digital, da Era da Comunicação de Massas e do comportamento do público que se apresenta atualmente mais exigente, ativo e crítico, especialmente em relação às marcas e aos produtos e/ou serviços associados. De forma a alcançar os objetivos pretendidos recorreu-se a uma pesquisa aprofundada e a um estudo da literatura onde foram consultadas obras de investigação literária especializada. Para além destes recursos foi ainda realizada uma entrevista semi-estruturada a profissionais da área com o intuito de conhecer as agências e suas estratégias. Assim, com base na pergunta de investigação: “De que modo as agências de publicidade, no contexto português, estão a adaptar-se e a trabalhar para/no universo digital?” será possível alcançar uma maior compreensão dos tempos atuais no que diz respeito ao mundo digital e das redes sociais, bem como obter uma resposta que permita o desenvolvimento de novas estratégias pelas agências de publicidade digital.
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Os objetivos primordiais centram-se na compreensão da atuação da publicidade no meio digital, no qual se percebe ao longo dos tempos uma necessidade de transformação neste campo, bem como no desenvolvimento da capacidade de análise no que diz respeito à publicidade digital e às estratégias utilizadas, no contexto português. Por sua vez, quanto aos objetivos específicos pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico; conhecer o modo de funcionamento do mercado de trabalho, as dinâmicas, estratégias e formatos de publicidade digitais utilizados nas agências de publicidade concorrentes. Com base na presente investigação, verifica-se uma necessidade da estratégia publicitária online reequacionar os seus objetivos de comunicação e adaptação das mensagens ao meio digital e aos desejos do consumidor, não se limitando somente a transpor a informação do meio offline para o online. Neste sentido, o projeto reflete a evolução da publicidade digital, da Era da Comunicação de Massas e do comportamento do público que se apresenta atualmente mais exigente, ativo e crítico, especialmente em relação às marcas e aos produtos e/ou serviços associados. De forma a alcançar os objetivos pretendidos recorreu-se a uma pesquisa aprofundada e a um estudo da literatura onde foram consultadas obras de investigação literária especializada. Para além destes recursos foi ainda realizada uma entrevista semi-estruturada a profissionais da área com o intuito de conhecer as agências e suas estratégias. Assim, com base na pergunta de investigação: “De que modo as agências de publicidade, no contexto português, estão a adaptar-se e a trabalhar para/no universo digital?” será possível alcançar uma maior compreensão dos tempos atuais no que diz respeito ao mundo digital e das redes sociais, bem como obter uma resposta que permita o desenvolvimento de novas estratégias pelas agências de publicidade digital.The internship held at the digital advertising agency Live Content, which works simultaneously various aspects of advertising, aims to present an investigation into one of the areas of advertising, including digital, in the context Portuguese. To this end, the behaviors, strategies and communication techniques in agencies based in Portugal will be analyzed, as well as the way digital advertising has invaded everyday life and entered all the spaces and moments of human existence. The primary objectives focus on understanding the performance of advertising in the digital environment, in which one perceives over time a need for transformation in this field, as well as the development of analytical capacity with regard to digital advertising and the strategies used in the context Portuguese. In turn, with the specific objectives, it is intended to apply the knowledge acquired during the academic career; know how the labour market works, the dynamics, strategies and digital advertising formats used in competing advertising agencies. On the basis of this research, there is a need for online advertising strategy re-equating their communication objectives and adapting messages to the digital environment and consumer desires, not only transpose information from offline to online. In this sense, the project reflects the evolution of digital advertising, the Era of Mass Communication and the behavior of the public that is currently more demanding, active and critical, brands and associated products and/or services. In order to achieve the desired objectives, in-depth research was used and to a study of literature where works of specialized literary research were consulted. In addition to these resources, a semi-structured interview was also conducted with professionals in the area in order to get to know the agencies and their strategies. Thus, based on the research question: "How are advertising agencies, in the Portuguese context, adapting and working for/in the digital universe?" it will be possible to achieve a greater understanding of current times regarding the digital world and social networks, as well as to obtain an answer that allows the development of new strategies by digital advertising agencies.2023-10-04T11:21:40Z2023-01-16T00:00:00Z2023-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11748porFerreira, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:11.702701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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