Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10703 |
Resumo: | O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão fundamentada sobre a minha prática de ensino supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012. A vertente investigativa e científica presente ao longo do relatório serve de suporte à análise crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, Évora. Este relatório segue uma estrutura lógica e temporal dos acontecimentos, e foca-se sobretudo nas quatro áreas de formação do futuro professor, que considera quatro dimensões profissionais: I- Dimensão profissional, social e ética; II- Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, abordando várias temáticas inerentes aos processos de planeamento, avaliação e condução do ensino. III- Dimensão da participação da escola e relação com a comunidade; IV- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; ### Abstract: Report of Supervised Teaching Pratice conducted by Filipe Figueira Bastos Sustelo, at Conde de Vilalva Basic School, in Évora. This report has as main aim to make a reasoned reflection on my supervised teaching practice developed throughout the school year of 2011/2012. The investigative and scientific side of the report acts as a support of the critical and reflexive analysis of the work developed at Escola Básica Conde Vivalva, Évora. The report follows a logic and chronological structure and it is mainly focused on the four training areas of the future teacher, which are: I – Professional, social and ethical dimension; II –Development of teaching and learning; III – Participation at school and relation with the community; IV – Lifelong, professional development. Issues inherent to the teaching and learning process of Physical Education will be addressed, namely the planning, evaluation and leading of the teaching practice. |
id |
RCAP_5c97420bf4a6f17f4205eb512d20ff33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaProcesso de ensino e aprendizagemPlaneamentoAvaliaçãoCondução do ensinoO presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão fundamentada sobre a minha prática de ensino supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012. A vertente investigativa e científica presente ao longo do relatório serve de suporte à análise crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, Évora. Este relatório segue uma estrutura lógica e temporal dos acontecimentos, e foca-se sobretudo nas quatro áreas de formação do futuro professor, que considera quatro dimensões profissionais: I- Dimensão profissional, social e ética; II- Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, abordando várias temáticas inerentes aos processos de planeamento, avaliação e condução do ensino. III- Dimensão da participação da escola e relação com a comunidade; IV- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; ### Abstract: Report of Supervised Teaching Pratice conducted by Filipe Figueira Bastos Sustelo, at Conde de Vilalva Basic School, in Évora. This report has as main aim to make a reasoned reflection on my supervised teaching practice developed throughout the school year of 2011/2012. The investigative and scientific side of the report acts as a support of the critical and reflexive analysis of the work developed at Escola Básica Conde Vivalva, Évora. The report follows a logic and chronological structure and it is mainly focused on the four training areas of the future teacher, which are: I – Professional, social and ethical dimension; II –Development of teaching and learning; III – Participation at school and relation with the community; IV – Lifelong, professional development. Issues inherent to the teaching and learning process of Physical Education will be addressed, namely the planning, evaluation and leading of the teaching practice.Universidade de Évora2014-02-19T10:36:34Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10703http://hdl.handle.net/10174/10703TID:201264579porfilipe_sustelo@hotmail.com672Sustelo, Filipe Figueira Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:33.225592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora Sustelo, Filipe Figueira Bastos Prática de ensino supervisionada Educação física Processo de ensino e aprendizagem Planeamento Avaliação Condução do ensino |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora |
author |
Sustelo, Filipe Figueira Bastos |
author_facet |
Sustelo, Filipe Figueira Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sustelo, Filipe Figueira Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação física Processo de ensino e aprendizagem Planeamento Avaliação Condução do ensino |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação física Processo de ensino e aprendizagem Planeamento Avaliação Condução do ensino |
description |
O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão fundamentada sobre a minha prática de ensino supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012. A vertente investigativa e científica presente ao longo do relatório serve de suporte à análise crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, Évora. Este relatório segue uma estrutura lógica e temporal dos acontecimentos, e foca-se sobretudo nas quatro áreas de formação do futuro professor, que considera quatro dimensões profissionais: I- Dimensão profissional, social e ética; II- Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, abordando várias temáticas inerentes aos processos de planeamento, avaliação e condução do ensino. III- Dimensão da participação da escola e relação com a comunidade; IV- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; ### Abstract: Report of Supervised Teaching Pratice conducted by Filipe Figueira Bastos Sustelo, at Conde de Vilalva Basic School, in Évora. This report has as main aim to make a reasoned reflection on my supervised teaching practice developed throughout the school year of 2011/2012. The investigative and scientific side of the report acts as a support of the critical and reflexive analysis of the work developed at Escola Básica Conde Vivalva, Évora. The report follows a logic and chronological structure and it is mainly focused on the four training areas of the future teacher, which are: I – Professional, social and ethical dimension; II –Development of teaching and learning; III – Participation at school and relation with the community; IV – Lifelong, professional development. Issues inherent to the teaching and learning process of Physical Education will be addressed, namely the planning, evaluation and leading of the teaching practice. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T10:36:34Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10703 http://hdl.handle.net/10174/10703 TID:201264579 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10703 |
identifier_str_mv |
TID:201264579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
filipe_sustelo@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136529656840192 |