Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sustelo, Filipe Figueira Bastos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10703
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão fundamentada sobre a minha prática de ensino supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012. A vertente investigativa e científica presente ao longo do relatório serve de suporte à análise crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, Évora. Este relatório segue uma estrutura lógica e temporal dos acontecimentos, e foca-se sobretudo nas quatro áreas de formação do futuro professor, que considera quatro dimensões profissionais: I- Dimensão profissional, social e ética; II- Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, abordando várias temáticas inerentes aos processos de planeamento, avaliação e condução do ensino. III- Dimensão da participação da escola e relação com a comunidade; IV- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; ### Abstract: Report of Supervised Teaching Pratice conducted by Filipe Figueira Bastos Sustelo, at Conde de Vilalva Basic School, in Évora. This report has as main aim to make a reasoned reflection on my supervised teaching practice developed throughout the school year of 2011/2012. The investigative and scientific side of the report acts as a support of the critical and reflexive analysis of the work developed at Escola Básica Conde Vivalva, Évora. The report follows a logic and chronological structure and it is mainly focused on the four training areas of the future teacher, which are: I – Professional, social and ethical dimension; II –Development of teaching and learning; III – Participation at school and relation with the community; IV – Lifelong, professional development. Issues inherent to the teaching and learning process of Physical Education will be addressed, namely the planning, evaluation and leading of the teaching practice.
id RCAP_5c97420bf4a6f17f4205eb512d20ff33
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação físicaProcesso de ensino e aprendizagemPlaneamentoAvaliaçãoCondução do ensinoO presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão fundamentada sobre a minha prática de ensino supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012. A vertente investigativa e científica presente ao longo do relatório serve de suporte à análise crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, Évora. Este relatório segue uma estrutura lógica e temporal dos acontecimentos, e foca-se sobretudo nas quatro áreas de formação do futuro professor, que considera quatro dimensões profissionais: I- Dimensão profissional, social e ética; II- Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, abordando várias temáticas inerentes aos processos de planeamento, avaliação e condução do ensino. III- Dimensão da participação da escola e relação com a comunidade; IV- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; ### Abstract: Report of Supervised Teaching Pratice conducted by Filipe Figueira Bastos Sustelo, at Conde de Vilalva Basic School, in Évora. This report has as main aim to make a reasoned reflection on my supervised teaching practice developed throughout the school year of 2011/2012. The investigative and scientific side of the report acts as a support of the critical and reflexive analysis of the work developed at Escola Básica Conde Vivalva, Évora. The report follows a logic and chronological structure and it is mainly focused on the four training areas of the future teacher, which are: I – Professional, social and ethical dimension; II –Development of teaching and learning; III – Participation at school and relation with the community; IV – Lifelong, professional development. Issues inherent to the teaching and learning process of Physical Education will be addressed, namely the planning, evaluation and leading of the teaching practice.Universidade de Évora2014-02-19T10:36:34Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10703http://hdl.handle.net/10174/10703TID:201264579porfilipe_sustelo@hotmail.com672Sustelo, Filipe Figueira Bastosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:33.225592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
Sustelo, Filipe Figueira Bastos
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Processo de ensino e aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Condução do ensino
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva, Évora
author Sustelo, Filipe Figueira Bastos
author_facet Sustelo, Filipe Figueira Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sustelo, Filipe Figueira Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Processo de ensino e aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Condução do ensino
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Processo de ensino e aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Condução do ensino
description O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma reflexão fundamentada sobre a minha prática de ensino supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012. A vertente investigativa e científica presente ao longo do relatório serve de suporte à análise crítica e reflexiva sobre o trabalho desenvolvido na Escola Básica Conde Vilalva, Évora. Este relatório segue uma estrutura lógica e temporal dos acontecimentos, e foca-se sobretudo nas quatro áreas de formação do futuro professor, que considera quatro dimensões profissionais: I- Dimensão profissional, social e ética; II- Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, abordando várias temáticas inerentes aos processos de planeamento, avaliação e condução do ensino. III- Dimensão da participação da escola e relação com a comunidade; IV- Dimensão do desenvolvimento profissional ao longo da vida; ### Abstract: Report of Supervised Teaching Pratice conducted by Filipe Figueira Bastos Sustelo, at Conde de Vilalva Basic School, in Évora. This report has as main aim to make a reasoned reflection on my supervised teaching practice developed throughout the school year of 2011/2012. The investigative and scientific side of the report acts as a support of the critical and reflexive analysis of the work developed at Escola Básica Conde Vivalva, Évora. The report follows a logic and chronological structure and it is mainly focused on the four training areas of the future teacher, which are: I – Professional, social and ethical dimension; II –Development of teaching and learning; III – Participation at school and relation with the community; IV – Lifelong, professional development. Issues inherent to the teaching and learning process of Physical Education will be addressed, namely the planning, evaluation and leading of the teaching practice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-19T10:36:34Z
2014-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10703
http://hdl.handle.net/10174/10703
TID:201264579
url http://hdl.handle.net/10174/10703
identifier_str_mv TID:201264579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv filipe_sustelo@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136529656840192