Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Sara da Veiga França
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4665
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_5d570b8944d3aab6f5415488edf0c1e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4665
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s PalaceRelações públicasIdentidade corporativaIdentidade visual corporativaSetor hoteleiroExpressão visualGuest relationsBelmond Reid’s PalacePublic relationsCorporate identityCorporate visual identityHotel sectorVisual expressionHospitalityRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.O presente relatório de estágio pretende estudar a importância dos elementos visuais, como se expressam e interferem na expressão da Identidade Corporativa no setor hoteleiro. Foi possível ter uma realidade próxima em contexto laboral facilitando a perceção do intuito deste trabalho, através de um estágio curricular com a duração de três meses, no departamento de Guest Relations do hotel Belmond Reid’s Palace na Região Autónoma da Madeira. Aqui, conheceu-se como é expressada a Identidade Corporativa que o hotel Belmond Reid’s Palace defende, através dos diferentes aspetos observados no seu quotidiano hoteleiro; com a descrição clara e concisa, de todas as atividades desenvolvidas ao longo dos meses de estágio (diário de estágio), e ainda através da interação com clientes, funcionários, etc. Todos os campos relacionados com a Comunicação e Identidade Corporativa, como a Imagem, a Identidade Visual Corporativa e a Reputação Organizacional, serão aqui explicados e aplicados ao Turismo e à Hotelaria, de maneira a dar a conhecer a base teórica consultada que permitiu a execução deste trabalho. Atualmente a hotelaria é um dos principais sectores da economia mundial, e a Imagem do hotel percebida pelo cliente é cada vez mais relevante pois, esta variável influencia, consideravelmente, a sua preferência aquando o processo de escolha de um hotel. Num segundo momento, foi possível perceber que toda a parte visual está interligada com a qualidade de produção oferecida pelo hotel, gerando grande impacto na formação da Identidade Corporativa e consequente Imagem hoteleira. Em suma, o trabalho apresentado neste documento objetiva mostrar o contributo que estes elementos de expressão visual têm na Identidade Corporativa na hotelaria, através de uma experiência em contexto laboral.ABSTRACT: This internship report seeks to investigate the importance of visual elements, how they express themselves and influence the expression of Corporate Identity in the hospitality industry. It was possible to be in a close reality in a work environment facilitating the perception of the purpose of this work through a traineeship lasting three months, at the Guest Relations department of Belmond Reid's Palace Hotel in Madeira. Here, was known how is expressed the Corporate Identity that the hotel Belmond Reid's Palace defends, through different aspects observed daily in the hotel, with a clear and concise description of all activities throughout the traineeship (daily stage), and also through interaction with customers, employees, etc. All fields related to Communication and Corporate Identity, as Image, Corporate Visual Identity and Organizational Reputation, will be explained here and applied to Tourism and Hospitality in order to make known the theoretical basis found that allowed the execution of this work. Currently, Hospitality is one of the main sectors of the world economy, and the hotel image perceived by the customer is increasingly relevant because this variable influences considerably their preferences during the process of choosing a hotel. Secondly, it was revealed that the whole visual part is intertwined with the quality of the product offered by the hotel, creating great impact in shaping the Corporate Identity and consequent hotel image. In short, the work presented in this document aims to show the contribution these elements of visual expression have in Hospitality Corporate Identity, through an experience in the employment context.Escola Superior de Comunicação SocialAbreu, João Gomes deRCIPLAguiar, Sara da Veiga França2015-06-16T16:26:59Z2014-112014-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4665TID:201095327porAguiar, Sara da Veiga França - Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4665Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:04.656007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
title Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
spellingShingle Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
Aguiar, Sara da Veiga França
Relações públicas
Identidade corporativa
Identidade visual corporativa
Setor hoteleiro
Expressão visual
Guest relations
Belmond Reid’s Palace
Public relations
Corporate identity
Corporate visual identity
Hotel sector
Visual expression
Hospitality
title_short Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
title_full Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
title_fullStr Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
title_full_unstemmed Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
title_sort Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace
author Aguiar, Sara da Veiga França
author_facet Aguiar, Sara da Veiga França
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, João Gomes de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Sara da Veiga França
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Identidade corporativa
Identidade visual corporativa
Setor hoteleiro
Expressão visual
Guest relations
Belmond Reid’s Palace
Public relations
Corporate identity
Corporate visual identity
Hotel sector
Visual expression
Hospitality
topic Relações públicas
Identidade corporativa
Identidade visual corporativa
Setor hoteleiro
Expressão visual
Guest relations
Belmond Reid’s Palace
Public relations
Corporate identity
Corporate visual identity
Hotel sector
Visual expression
Hospitality
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11
2014-11-01T00:00:00Z
2015-06-16T16:26:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4665
TID:201095327
url http://hdl.handle.net/10400.21/4665
identifier_str_mv TID:201095327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aguiar, Sara da Veiga França - Expressão de identidade corporativa no setor hoteleiro: o caso do Belmond Reid’s Palace. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133397565571072