Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varanda, Diogo Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28379
Resumo: O setor do retalho está em constante mudança ano após ano, mudança essa que se intensificou com os anos de pandemia recentemente vividos. Dado este contexto adverso, os canais online passaram a ter mais relevância no mercado, tirando clientes aos canais físicos, o que levou gestores destes canais de retalho a procurar novas soluções que melhorassem a experiência do consumidor em loja. O principal objetivo desta pesquisa foi o de ajudar estes gestores a procurar melhorar a experiência dos consumidores em loja, abordando alguns tópicos de pesquisa anteriormente recomendados por autores. Uma abordagem mista de análise de dados, recorrendo a um questionário feito aos clientes de uma superfície comercial de retalho alimentar, permitiu concluir que o principal motor de desenvolvimento deste setor terá de ser a tecnologia, nomeadamente a inteligência artificial, numa ótica de facilitação do ato de compra do consumidor. Noutro patamar de importância, o atendimento ao cliente foi também um ponto considerado bastante importante nem prol da melhoria da experiência do consumidor em loja.
id RCAP_5dd3d55e699abe9b8a2148736ef67b36
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhistaExperiência do clienteVenda a retalho -- Retail saleLojaInteligência artificialTecnologiaConsumidor -- ConsumerCostumer experienceStoreArtificial intelligenceTechnologyO setor do retalho está em constante mudança ano após ano, mudança essa que se intensificou com os anos de pandemia recentemente vividos. Dado este contexto adverso, os canais online passaram a ter mais relevância no mercado, tirando clientes aos canais físicos, o que levou gestores destes canais de retalho a procurar novas soluções que melhorassem a experiência do consumidor em loja. O principal objetivo desta pesquisa foi o de ajudar estes gestores a procurar melhorar a experiência dos consumidores em loja, abordando alguns tópicos de pesquisa anteriormente recomendados por autores. Uma abordagem mista de análise de dados, recorrendo a um questionário feito aos clientes de uma superfície comercial de retalho alimentar, permitiu concluir que o principal motor de desenvolvimento deste setor terá de ser a tecnologia, nomeadamente a inteligência artificial, numa ótica de facilitação do ato de compra do consumidor. Noutro patamar de importância, o atendimento ao cliente foi também um ponto considerado bastante importante nem prol da melhoria da experiência do consumidor em loja.The retail sector is constantly changing year after year, a change that has intensified with the recent pandemic years. Given this adverse context, online channels have become more relevant in the market, taking customers away from physical channels, which has led managers of these retail channels to look for new solutions that improve the consumer experience in shop. The main objective of this research was to help these managers looking to improve the in-store consumer experience by addressing some research topics previously recommended by authors. A mixed data analysis approach, using a questionnaire made to the customers of a food retail store, allowed us to conclude that the main driver of development in this sector must be technology, namely artificial intelligence, in a perspective of facilitating the consumer's act of buying. At another level of importance, customer service was also considered very important in improving the consumer's experience in the shop.2024-02-27T00:00:00Z2023-02-27T00:00:00Z2023-02-272022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28379TID:203254155porVaranda, Diogo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:16:26Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:01.693907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
title Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
spellingShingle Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
Varanda, Diogo Martins
Experiência do cliente
Venda a retalho -- Retail sale
Loja
Inteligência artificial
Tecnologia
Consumidor -- Consumer
Costumer experience
Store
Artificial intelligence
Technology
title_short Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
title_full Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
title_fullStr Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
title_full_unstemmed Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
title_sort Como melhorar a experiência do consumidor em loja no setor retalhista
author Varanda, Diogo Martins
author_facet Varanda, Diogo Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varanda, Diogo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência do cliente
Venda a retalho -- Retail sale
Loja
Inteligência artificial
Tecnologia
Consumidor -- Consumer
Costumer experience
Store
Artificial intelligence
Technology
topic Experiência do cliente
Venda a retalho -- Retail sale
Loja
Inteligência artificial
Tecnologia
Consumidor -- Consumer
Costumer experience
Store
Artificial intelligence
Technology
description O setor do retalho está em constante mudança ano após ano, mudança essa que se intensificou com os anos de pandemia recentemente vividos. Dado este contexto adverso, os canais online passaram a ter mais relevância no mercado, tirando clientes aos canais físicos, o que levou gestores destes canais de retalho a procurar novas soluções que melhorassem a experiência do consumidor em loja. O principal objetivo desta pesquisa foi o de ajudar estes gestores a procurar melhorar a experiência dos consumidores em loja, abordando alguns tópicos de pesquisa anteriormente recomendados por autores. Uma abordagem mista de análise de dados, recorrendo a um questionário feito aos clientes de uma superfície comercial de retalho alimentar, permitiu concluir que o principal motor de desenvolvimento deste setor terá de ser a tecnologia, nomeadamente a inteligência artificial, numa ótica de facilitação do ato de compra do consumidor. Noutro patamar de importância, o atendimento ao cliente foi também um ponto considerado bastante importante nem prol da melhoria da experiência do consumidor em loja.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-02-27T00:00:00Z
2023-02-27
2024-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/28379
TID:203254155
url http://hdl.handle.net/10071/28379
identifier_str_mv TID:203254155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134852795072512