Design Thinking para Desenvolvimento de Videojogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10865 |
Resumo: | Este trabalho explora a possibilidade de uma adaptação da metodologia de Design Thinking chamada Design Thinking Canvas para o desenvolvimento e design de videojogos. É feita uma análise ao Design Thinking, Design Thinking Canvas e Design Thinking Canvas Game, tendo em conta o seu uso no desenvolvimento de videojogos, de forma a identificar limitações e melhorias à mesma na perspetiva de especialistas na área. Além do Design Thinking Canvas, são abordadas diferentes metodologias de design e de design de videojogos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de projetos de jogos digitais, de forma a obter um panorama mais completo onde pudesse ser possível constatar similaridades, complementaridades e evolução histórica das metodologias de áreas relacionadas com o Design, Design Thinking e Design de Videojogos. Para propor uma nova metodologia, foram realizados dois focus group, na UBI, com sete alunos do mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais com duração de cerca de uma hora cada, com o objetivo de avaliar a orientação do Design Thinking para o desenvolvimento de videojogos, identificando vantagens e desvantagens, melhorias e dificuldades na sua utilização. Com base nos resultados dos focus group, é proposto um novo modelo de processo de desenvolvimento de videojogos seguindo as fases ou etapas do processo do Design Thinking Canvas, que tem como objetivo auxiliar não só na concepção de videojogos, mas também na preparação do projeto e na definição da sua cadeia de valor. Para isso são explorados conceitos de modelo de negócio, metodologias de design e preparação de uma equipa para o desenvolvimento de videojogos. |
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Design Thinking para Desenvolvimento de VideojogosUma Avaliação à Metodologia Design Thinking CanvasDesignDesign de JogosDesign ThinkingMetodologiasVideojogosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos DigitaisEste trabalho explora a possibilidade de uma adaptação da metodologia de Design Thinking chamada Design Thinking Canvas para o desenvolvimento e design de videojogos. É feita uma análise ao Design Thinking, Design Thinking Canvas e Design Thinking Canvas Game, tendo em conta o seu uso no desenvolvimento de videojogos, de forma a identificar limitações e melhorias à mesma na perspetiva de especialistas na área. Além do Design Thinking Canvas, são abordadas diferentes metodologias de design e de design de videojogos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de projetos de jogos digitais, de forma a obter um panorama mais completo onde pudesse ser possível constatar similaridades, complementaridades e evolução histórica das metodologias de áreas relacionadas com o Design, Design Thinking e Design de Videojogos. Para propor uma nova metodologia, foram realizados dois focus group, na UBI, com sete alunos do mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais com duração de cerca de uma hora cada, com o objetivo de avaliar a orientação do Design Thinking para o desenvolvimento de videojogos, identificando vantagens e desvantagens, melhorias e dificuldades na sua utilização. Com base nos resultados dos focus group, é proposto um novo modelo de processo de desenvolvimento de videojogos seguindo as fases ou etapas do processo do Design Thinking Canvas, que tem como objetivo auxiliar não só na concepção de videojogos, mas também na preparação do projeto e na definição da sua cadeia de valor. Para isso são explorados conceitos de modelo de negócio, metodologias de design e preparação de uma equipa para o desenvolvimento de videojogos.This project explores the possibility of an adaptation of the methology of Design Thinking called “Design Thinking Canvas” for the development and design of video games. The Design Thinking, Design Thinking Canvas and Design Thinking Canvas Game are analyzed taking into account their use in the development of video games in order to identify limitations and improvements from the perspective of experts in the field. Besides Design Thinking, other methodologies of design and game design in order to obtain a more complete overview where it could be possible to verify similarities, complementarities and historical evolution of the methodologies of áreas related to Design, Design Thinking and Game Design. In order to propose a new methodology, two focus groups were held at UBI, with seven students of the Master Degree of Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais lasting abou tone hour each, with the objective of evaluating Design Thining’s orientation towards the development of video games, identifying advantages and disadvantages, improvements and difficulties in its use. Based on the results of the focus groups, a new model of video game development process is proposed, following the phases or stages of the Design Thinking process, which aims to assist, not only the design of video games, but, also, in the preperation of the project and the definition of its value chain. With this in mind, concepts of business models, design methodologies and preparation of a team for the development of video games are explored.Fernandes, Farley Millano de MendonçauBibliorumVale, Nuno Miguel Melo do2020-12-22T14:53:33Z2020-01-282019-12-062020-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10865TID:202560597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:43.506500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho explora a possibilidade de uma adaptação da metodologia de Design Thinking chamada Design Thinking Canvas para o desenvolvimento e design de videojogos. É feita uma análise ao Design Thinking, Design Thinking Canvas e Design Thinking Canvas Game, tendo em conta o seu uso no desenvolvimento de videojogos, de forma a identificar limitações e melhorias à mesma na perspetiva de especialistas na área. Além do Design Thinking Canvas, são abordadas diferentes metodologias de design e de design de videojogos que pudessem contribuir para o desenvolvimento de projetos de jogos digitais, de forma a obter um panorama mais completo onde pudesse ser possível constatar similaridades, complementaridades e evolução histórica das metodologias de áreas relacionadas com o Design, Design Thinking e Design de Videojogos. Para propor uma nova metodologia, foram realizados dois focus group, na UBI, com sete alunos do mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais com duração de cerca de uma hora cada, com o objetivo de avaliar a orientação do Design Thinking para o desenvolvimento de videojogos, identificando vantagens e desvantagens, melhorias e dificuldades na sua utilização. Com base nos resultados dos focus group, é proposto um novo modelo de processo de desenvolvimento de videojogos seguindo as fases ou etapas do processo do Design Thinking Canvas, que tem como objetivo auxiliar não só na concepção de videojogos, mas também na preparação do projeto e na definição da sua cadeia de valor. Para isso são explorados conceitos de modelo de negócio, metodologias de design e preparação de uma equipa para o desenvolvimento de videojogos. |
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