Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Rubina Vieira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3401
Resumo: O presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças.
id RCAP_5eaebd6048dd0a65de6cf92fba358aee
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaReflexãoEnsino-aprendizagemInvestigação-açãoPre-school Education1 st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceReflectionTeaching-learningResearch-actionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças.The present internship report aims to obtain the degree of master’s in Pre-School Education and Teaching of the 1 st Cycle of Basic Education, this reflects the conclusion of a journey of five long years. This report is intended to reflect and evaluate the Pedagogical Practices developed at the Planeta das Crianças Kindergarden; at the Basic School of 1st Cycle with Pre-School of São Roque, in particular at the building Lombo Segundo and at the Colégio do Marítimo, with a class of 2nd and 3rd year, respectively. Segmented into three different parts that complement each other, this review aims to present the theoretical and methodologic assumptions that sustain the Pedagogical Practices, and mostly, the sharing, description and reflection of the active, diverse, significant and cooperative learning moments provided to all children. To achieve a quality education and (in order) to rectify the identified problematics, which influences the teaching-learning process, was used the Research-Action methodology. Consequently, we have sought to respond the questions: “How could the children of Planeta Lilás comprehend and develop a position towards water as a support of life?”, “How to develop the motivation for learning to students with different learning paces, from the 2nd A class?” and “how to encourage participation from all students of 3rd B class, equally?” This report is the culmination of numerous pedagogic experiences that emerged from the implementation of effective strategies to the integral development of the children.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaSantos, Joana Rubina Vieira dos2021-05-14T10:19:21Z2021-03-05T00:00:00Z2021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3401202713598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:27.288532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Santos, Joana Rubina Vieira dos
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Reflexão
Ensino-aprendizagem
Investigação-ação
Pre-school Education
1 st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Reflection
Teaching-learning
Research-action
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Santos, Joana Rubina Vieira dos
author_facet Santos, Joana Rubina Vieira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Rubina Vieira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Reflexão
Ensino-aprendizagem
Investigação-ação
Pre-school Education
1 st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Reflection
Teaching-learning
Research-action
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Reflexão
Ensino-aprendizagem
Investigação-ação
Pre-school Education
1 st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Reflection
Teaching-learning
Research-action
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14T10:19:21Z
2021-03-05T00:00:00Z
2021-03-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3401
202713598
url http://hdl.handle.net/10400.13/3401
identifier_str_mv 202713598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129935369994240