Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3401 |
Resumo: | O presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças. |
id |
RCAP_5eaebd6048dd0a65de6cf92fba358aee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3401 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaReflexãoEnsino-aprendizagemInvestigação-açãoPre-school Education1 st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceReflectionTeaching-learningResearch-actionEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças.The present internship report aims to obtain the degree of master’s in Pre-School Education and Teaching of the 1 st Cycle of Basic Education, this reflects the conclusion of a journey of five long years. This report is intended to reflect and evaluate the Pedagogical Practices developed at the Planeta das Crianças Kindergarden; at the Basic School of 1st Cycle with Pre-School of São Roque, in particular at the building Lombo Segundo and at the Colégio do Marítimo, with a class of 2nd and 3rd year, respectively. Segmented into three different parts that complement each other, this review aims to present the theoretical and methodologic assumptions that sustain the Pedagogical Practices, and mostly, the sharing, description and reflection of the active, diverse, significant and cooperative learning moments provided to all children. To achieve a quality education and (in order) to rectify the identified problematics, which influences the teaching-learning process, was used the Research-Action methodology. Consequently, we have sought to respond the questions: “How could the children of Planeta Lilás comprehend and develop a position towards water as a support of life?”, “How to develop the motivation for learning to students with different learning paces, from the 2nd A class?” and “how to encourage participation from all students of 3rd B class, equally?” This report is the culmination of numerous pedagogic experiences that emerged from the implementation of effective strategies to the integral development of the children.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaSantos, Joana Rubina Vieira dos2021-05-14T10:19:21Z2021-03-05T00:00:00Z2021-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3401202713598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:22Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:27.288532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Santos, Joana Rubina Vieira dos Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Reflexão Ensino-aprendizagem Investigação-ação Pre-school Education 1 st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Reflection Teaching-learning Research-action Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Santos, Joana Rubina Vieira dos |
author_facet |
Santos, Joana Rubina Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joana Rubina Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Reflexão Ensino-aprendizagem Investigação-ação Pre-school Education 1 st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Reflection Teaching-learning Research-action Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Reflexão Ensino-aprendizagem Investigação-ação Pre-school Education 1 st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Reflection Teaching-learning Research-action Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha a conclusão de um percurso de longos cinco anos. Este destina-se à reflexão e avaliação das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ocorridas no Infantário Planeta das Crianças; na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque, nomeadamente no edifício do Lombo Segundo e no Colégio do Marítimo, com uma turma de 2.º e 3.º ano, respetivamente. Segmentado em três partes distintas que se complementam de forma mútua e dialógica, este relatório visa a apresentação dos pressupostos teóricos e metodológicos que fundamentaram e sustentaram as Práticas Pedagógicas e, ainda, a partilha, a descrição e a reflexão dos momentos de aprendizagens ativas, diversificadas, significativas e cooperativas que foram proporcionados a todas as crianças. Ainda, para uma educação de qualidade e de modo a colmatar as problemáticas encontradas, que influenciam o processo de ensino-aprendizagem, recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação. Assim, procurou-se dar resposta às questões: “Como podem as crianças do Planeta Lilás compreender e desenvolver atitudes face à água como meio de suporte à vida?”, “Como desenvolver a motivação para a aprendizagem dos alunos com diferentes ritmos de trabalho, na turma do 2.ºA?” e “Como incentivar a participação de todos os alunos do 3.ºB, de igual modo?”. Este relatório é, então, o culminar das várias vivências pedagógicas que surgiram da implementação de estratégias eficazes ao desenvolvimento integral das crianças. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-14T10:19:21Z 2021-03-05T00:00:00Z 2021-03-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3401 202713598 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3401 |
identifier_str_mv |
202713598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129935369994240 |