Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2565
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_7e650e8ba6c3f14f8c47246ea7de1769
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridadeIndisciplina escolarViolência escolarEstudos de casoTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A violência escolar é um fenómeno com diferentes expressões e múltiplas causas. No nosso país tem assumido maior visibilidade nos últimos tempos, quer pela atenção que lhe tem sido dispensada pela comunicação social, quer pelo falado aumento de comportamentos de indisciplina e bullying nas escolas. A presente investigação tem como objectivo geral conhecer as representações que os alunos do 8º e 10º anos de escolaridade têm acerca da indisciplina e da violência na escola. Foram formuladas doze questões de estudo com o propósito de analisar a distribuição dos alunos pela vitimização, agressão e disrupção escolar, bem como a existência de diferenças estatisticamente significativas nos itens da vitimização, agressão e disrupção escolar entre alunos de anos de escolaridade diferentes (8º e 10º ano) e cursos diferentes (Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais). Os sujeitos da amostra foram alunos do 8º e 10º anos de escolaridade que frequentavam uma escola secundária do distrito de Setúbal, num total de 196. Para avaliar a vitimização e agressão foi utilizada a escala Peer Victimization Scale, na sua adaptação para Portugal (Veiga, 2007). Para avaliar a disrupção utilizou-se a Escala de Disrupção Escolar Professada pelos Alunos (EDEP), criada e desenvolvida por Veiga (1996). A análise dos resultados permitiu encontrar diferenças nas dimensões da vitimização, agressão e disrupção escolar em função do ano de escolaridade. A generalidade dos resultados aproxima-se de estudos prévios e destaca a importância de contextos facilitadores do desenvolvimento de um ambiente escolar isento de violência. O estudo remete para a necessidade de novas pesquisas, em função de novos contextos e ao longo da escolaridade.School violence is a phenomenon with different kinds of expressions and multiple causes. In our country it has assumed a greater importance in recent times, either due to the attention it has been given by the mass media, or due to the reported increase of undisciplined behaviours and bullying in our schools. The general objective of this research is to understand 8th and 10th graders’ perceptions of indiscipline and violence at school. Twelve issues of study were raised in order to analyse the students’ distribution through victimization, aggression and school disruption, as well as the existence of statistically significant differences in the items of victimization, aggression and school disruption among students from different grades (8th and 10th grade) and courses (Scientific and Humanistic Courses and Professional Courses). The sample population consisted of 196 8th and 10th grade students attending a secondary school in the district of Setúbal. The Peer Victimization Scale, adapted to Portugal (Veiga, 2007), was used to assess victimization and aggression. The Students’ Self-Reported School Disruption Scale, created and developed by Veiga (1996), was used to assess disruption. The analysis of the results showed differences in the extent of victimization, aggression and school disruption, according to the grade. The general results come close to previous studies and emphasize the importance of contexts that promote the enhancement of a school environment free of violence. The study expresses the need for further research, in the light of new contexts and along the years of schooling.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaVelez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-2011-02-23T10:48:06Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2565porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:55.472288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
title Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
spellingShingle Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
Velez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-
Indisciplina escolar
Violência escolar
Estudos de caso
Teses de mestrado - 2010
title_short Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
title_full Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
title_fullStr Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
title_full_unstemmed Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
title_sort Indisciplina e violência na escola : factores de risco : um estudo com alunos do 8º e 10º anos de escolaridade
author Velez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-
author_facet Velez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Velez, Maria Fernanda Pardaleiro, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Violência escolar
Estudos de caso
Teses de mestrado - 2010
topic Indisciplina escolar
Violência escolar
Estudos de caso
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-23T10:48:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2565
url http://hdl.handle.net/10451/2565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173031563264