Programa de intervenção: reconstruindo as emoções na parentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniela Mayr de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17244
Resumo: Estudos recentes têm evidenciado a importância dos programas de inteligência emocional para os pais nas escolas de Portugal e do mundo visando o desenvolvimento das competências emocionais na família. Através de um programa de inteligência emocional de 7 sessões semanais, cada uma delas abordando uma emoção positiva diferente (gratidão, amor, perdão, otimismo/esperança, criatividade, alegria/felicidade e empatia), pretendeu-se verificar a eficácia da partilha social das emoções, do "mindfulness" e das emoções positivas no desenvolvimento das competências emocionais dos pais e, consequentemente, na regulação emocional nas relações familiares. A amostra de conveniência foi recolhida presencialmente em resposta a 6 questionários, sendo composta por 62 participantes, 36 (58%) pertencentes ao grupo experimental e o restante, 26 (42%) pertencente ao grupo controlo. 100% dos participantes são Portugueses e residentes da região de Leiria. Os resultados revelam que após a aplicação do programa de intervenção, houve aumento das competências emocionais dos pais que participaram, particularmente na capacidade de lidar com as emoções. Relativamente à interação familiar, após a intervenção ocorreu um aumento do estilo parental autoritativo e uma maior coesão familiar. No que se refere às expectativas parentais, houve também um aumento desta variável com a aplicação do programa. Os benefícios retirados da partilha social das emoções apresentaram um valor maior no final do programa, o que demonstra que os participantes consideraram a partilha como algo positivo e benéfico para si.
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