A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23023 |
Resumo: | Narrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência. |
id |
RCAP_4357725dd3fbdf45e113ba20c670a758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino BásicoEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento da criatividadeCompreensão da leituraNarração de históriasOralidadeAutoriaDesenvolvimento de competênciasNarrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência.To narrate or tell a story allows the child to build itself, and at the same time, build meanings for its existence, organizing the child’s thinking and, as the child does it, develop his narrative capabilities. Children who have access to oral production and text interpretation have the opportunity to build a story, experiencing the mode of production, interpretation, production and authorship of texts. The current case study, of qualitative nature, intends to study authorship in productions of oral texts by 1st cycle students of Basic Education. An intervention project was developed, from the adaptation of Michel Tournier's “Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. The instruments of data collection were direct observation and video recording of retelling sessions of the story. Content analysis was used for the evaluation of the data. The analysis of the data collected allowed us to conclude that the children, through the activities implemented, managed to build oral narratives with elements that interconnect in a significative way and with coherence.Universidade de Aveiro2018-05-02T10:00:33Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23023TID:201942925porPereira, Ana Lisete Monteiro de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:56Zoai:ria.ua.pt:10773/23023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.656120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Compreensão da leitura Narração de histórias Oralidade Autoria Desenvolvimento de competências |
title_short |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A autoria na produção de histórias orais: um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida |
author_facet |
Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Lisete Monteiro de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Compreensão da leitura Narração de histórias Oralidade Autoria Desenvolvimento de competências |
topic |
Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Compreensão da leitura Narração de histórias Oralidade Autoria Desenvolvimento de competências |
description |
Narrar ou contar histórias permite à criança construir-se a ela própria e ao mesmo tempo construir significados para a sua existência, organizando o seu pensamento e, à medida que o vai fazendo, está também a desenvolver as suas capacidades narrativas. As crianças que têm acesso à produção oral e à interpretação de textos têm a oportunidade de construir uma história, vivenciando o modo de produção, a interpretação, a produção e autoria de textos. O presente estudo de caso, de natureza qualitativa, pretende estudar a autoria em produções de textos orais, por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se um projeto de intervenção, a partir da adaptação da obra “Sexta-feira ou a Vida Selvagem” de Michel Tournier. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e a vídeo gravação das sessões de reconto da história. Para análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. A análise dos dados recolhidos permitiu-nos verificar que as crianças conseguiram, através das atividades implementadas, construir narrativas orais com elementos que se interligam de modo significativo e com coerência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-02T10:00:33Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23023 TID:201942925 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23023 |
identifier_str_mv |
TID:201942925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623278616576 |