Exploração de histórias e o reconto oral em crianças do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13565 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Seminário de Investigação Educacional e Prática Pedagógica Supervisionada e implementado numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem como objeto de estudo compreender se a análise de uma história influencia o seu reconto oral pela criança. Foi desenvolvido em quatro sessões, nas quais apresentámos a narrativa Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. Analisámos e explorámos, com as crianças, as caraterísticas das personagens e do espaço onde decorria a ação. Neste projeto, com caraterísticas de investigação-ação, privilegiámos a observação direta e a vídeo-gravação, quer das sessões quer dos recontos, como instrumentos de recolha de dados. A partir da análise dos dados pudemos constatar que o modo como se apresenta a história e aquilo que dela se analisa influencia o reconto. Nos recontos observámos que as crianças fazem inferências e introduzem os elementos referidos nas diversas análises realizadas. Dos primeiros para os segundos recontos, verificámos um aumento no número de palavras, de unidades de texto, de caraterísticas e de espaços referidos. Isto é um indicador de evolução na qualidade dos recontos. Este último aspeto refletiu-se nos níveis de avaliação qualitativa, nos quais constatámos evolução na qualidade da narrativa da história na maioria das crianças. Com a realização deste trabalho compreendemos, a partir do reconto da criança, a importância que a análise de uma história tem na compreensão de texto e no desenvolvimento de narrativas. |
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Exploração de histórias e o reconto oral em crianças do 1º CEBEnsino da escritaNarração de históriasEnsino básico 1º cicloCompreensão da leituraAutoriaExpressão oralComposição escritaO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Seminário de Investigação Educacional e Prática Pedagógica Supervisionada e implementado numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem como objeto de estudo compreender se a análise de uma história influencia o seu reconto oral pela criança. Foi desenvolvido em quatro sessões, nas quais apresentámos a narrativa Sexta-feira ou a Vida Selvagem”. Analisámos e explorámos, com as crianças, as caraterísticas das personagens e do espaço onde decorria a ação. Neste projeto, com caraterísticas de investigação-ação, privilegiámos a observação direta e a vídeo-gravação, quer das sessões quer dos recontos, como instrumentos de recolha de dados. A partir da análise dos dados pudemos constatar que o modo como se apresenta a história e aquilo que dela se analisa influencia o reconto. Nos recontos observámos que as crianças fazem inferências e introduzem os elementos referidos nas diversas análises realizadas. Dos primeiros para os segundos recontos, verificámos um aumento no número de palavras, de unidades de texto, de caraterísticas e de espaços referidos. Isto é um indicador de evolução na qualidade dos recontos. Este último aspeto refletiu-se nos níveis de avaliação qualitativa, nos quais constatámos evolução na qualidade da narrativa da história na maioria das crianças. Com a realização deste trabalho compreendemos, a partir do reconto da criança, a importância que a análise de uma história tem na compreensão de texto e no desenvolvimento de narrativas.The present Internship Final Report was developed in the sphere of Seminar Course in Educational Research and Pedagogic Practices supervised and implemented in a first grade class of the Basic Educational Cycle. This work has as study object to understand if a story’s analysis influences its oral retelling by the child. It was developed in four sessions in which “Sexta – feira ou a Vida Selvagem” was presented. It was analyzed and explored, together with the children, the characters features and the space where action took place. In this project, with investigation-action characteristics, we took special attention to direct observations and video recording, either from sessions or retellings as instruments of data collecting. Starting from data analysis we were able to verify that the way story presents itself and what it analyzed, it influences the retelling. In the retellings we noted that children make conclusions and introduce the referred elements in the different analysis accomplished. From first to second retellings, we verified an increase in the number of words, text units, of characteristics and spaces referred. This is an evolution indicator in the retellings quality. This last aspect reflected in the quality evaluation level’s in which we confirmed evolution in the story narrative quality in most children. Through the execution of this work, we understood from children’s retellings, the importance that a story analysis has in the understanding of the text and in the narratives developing.Universidade de Aveiro2015-03-02T18:22:09Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13565TID:201563746porGama, Ana Margarida Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:25.129453Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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