O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Inês Marques Rodrigues da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13214
Resumo: Á semelhança do que é defendido pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (ME, 1997), acreditamos que a educação deve estimular a criatividade e proporcionar à criança a oportunidade de se expressar livremente de forma criativa. O recurso ao reconto oral é importante na medida em que contribuí para a estruturação mental do pensamento narrativo e criativo das crianças em idade Pré-Escolar. O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivos contribuir para a compreensão de que as histórias podem ser recriadas por crianças de idade pré-escolar e desenvolver o sentimento de autoria em crianças de idade préescolar. Numa tentativa de dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, no qual o conto Os músicos de Bremen dos Irmãos Grimm, serviu como ponto de partida para o reconto oral. Este trabalho insere-se numa metodologia qualitativa, caraterizando-se como um estudo de caso. Os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação direta e participante - notas de campo, a gravação vídeo e áudio, a grelha de análise das três dimensões da narrativa e a grelha de avaliação das atividades. Conclui-se que as atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da criança, em especial o reconto oral, são um contributo para o desenvolvimento da competência narrativa, da criatividade e da autoria. O desempenho de cada criança no reconto oral de autor é único, deixando transparecer caraterísticas pessoais, familiares e culturais. Ao longo deste processo o adulto tem o papel fundamental de impulsionar e apoiar o ato criativo, bem como, valorizar a autoria da criança.
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