REFORÇAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27691 |
Resumo: | A Educação Infantil constitui a primeira etapa da educação básica no processo educativo, pois favorece a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, nos vários domínios, de modo a potencializar suas características pessoais, adaptando-a e integrando-a à sociedade, como forma de despertar de consciência para a autonomia, a liberdade e a solidariedade. Neste âmbito, o ensino de ciências em idades precoces oferece aos alunos um conjunto de atividades que lhes permitem adquirir e expandir saberes e analisar a sua própria experiência e suas vivências imediatas à luz de uma interpretação científica dos fatos. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a educação em ciências, em uma sala de Jardim II da Pré- Escola, em uma escola brasileira, realizando um estudo de caso, ou seja, baseado em uma abordagem qualitativa. Para isso, buscou-se relatar o desenvolvimento de três atividades sobre ciências na educação infantil, elaboradas de modo que as crianças pudessem valorizar as questões científicas em seu cotidiano. Para melhor elaboração dessas atividades, foram observados quatro episódios de ensino de ciências e analisados baseados em um quadro de referencial epistemológico, além da análise da matriz do planejamento da docente responsável, confrontado-a com os episódios observados. Os resultados apontam para a inserção do ensino de Ciências na prática docente, incluindo temas e atividades relacionadas à natureza. A maioria das atividades observadas segue um paradigma teórico e expositivo, com recurso reduzido a atividades práticas. Este estudo permitiu o desenvolvimento de um plano de ação, complementar, como reposta às necessidades identificadas no planejamento e ação docente. |
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