MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281 |
Resumo: | A prática docente na Educação Infantil tem sido objeto de discussão nos espaços formativos e acadêmicos pela necessidade de compreensão do fazer pedagógico de professores que atuam nesse nível de ensino. Este artigo objetiva compreender os modos de praticar a docência na Educação Infantil a partir das narrativas dialógicas e reflexivas dos professores. Partimos da seguinte questão problema: Como professoras experientes desenvolvem sua prática na Educação Infantil? Utilizamos as contribuições teóricas de Brito (2007, 2010), Deleuze; Guatarri (1992), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), entre outros. No desenvolvimento metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa orientada pelo método da narrativa, por este dar voz às interlocutoras para narrarem sobre sua prática na Educação Infantil e rodas de conversas e memorial da prática docente para a construção dos dados. A pesquisa foi realizada com seis professoras da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Os resultados demonstraram que as experiências vivenciadas ao longo do exercício profissional das professoras favoreceram uma prática docente na Educação Infantil reflexivamente, na qual a criança é compreendida como um ser social e cultural em processo de desenvolvimento requerendo das professoras habilidades e competências para o atendimento das necessidades formativas neste nível de ensino. |
id |
UESB-7_eeffd294f05fbe1211bbc0e8b92562bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5281 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVASCriançaEducação InfantilModos de praticarNarrativas.Prática docente A prática docente na Educação Infantil tem sido objeto de discussão nos espaços formativos e acadêmicos pela necessidade de compreensão do fazer pedagógico de professores que atuam nesse nível de ensino. Este artigo objetiva compreender os modos de praticar a docência na Educação Infantil a partir das narrativas dialógicas e reflexivas dos professores. Partimos da seguinte questão problema: Como professoras experientes desenvolvem sua prática na Educação Infantil? Utilizamos as contribuições teóricas de Brito (2007, 2010), Deleuze; Guatarri (1992), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), entre outros. No desenvolvimento metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa orientada pelo método da narrativa, por este dar voz às interlocutoras para narrarem sobre sua prática na Educação Infantil e rodas de conversas e memorial da prática docente para a construção dos dados. A pesquisa foi realizada com seis professoras da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Os resultados demonstraram que as experiências vivenciadas ao longo do exercício profissional das professoras favoreceram uma prática docente na Educação Infantil reflexivamente, na qual a criança é compreendida como um ser social e cultural em processo de desenvolvimento requerendo das professoras habilidades e competências para o atendimento das necessidades formativas neste nível de ensino. Edições UESB2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/528110.22481/praxisedu.v15i33.5281Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-1852178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281/3966Guedes, Neide CavalcanteGomes, Tiago Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5281Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:26Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
title |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
spellingShingle |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS Guedes, Neide Cavalcante Criança Educação Infantil Modos de praticar Narrativas. Prática docente |
title_short |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
title_full |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
title_fullStr |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
title_full_unstemmed |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
title_sort |
MODOS DE PRATICAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DIALÓGICAS E REFLEXIVAS |
author |
Guedes, Neide Cavalcante |
author_facet |
Guedes, Neide Cavalcante Gomes, Tiago Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Tiago Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Neide Cavalcante Gomes, Tiago Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação Infantil Modos de praticar Narrativas. Prática docente |
topic |
Criança Educação Infantil Modos de praticar Narrativas. Prática docente |
description |
A prática docente na Educação Infantil tem sido objeto de discussão nos espaços formativos e acadêmicos pela necessidade de compreensão do fazer pedagógico de professores que atuam nesse nível de ensino. Este artigo objetiva compreender os modos de praticar a docência na Educação Infantil a partir das narrativas dialógicas e reflexivas dos professores. Partimos da seguinte questão problema: Como professoras experientes desenvolvem sua prática na Educação Infantil? Utilizamos as contribuições teóricas de Brito (2007, 2010), Deleuze; Guatarri (1992), Pimenta (1999), Prado e Soligo (2005), Souza (2006), entre outros. No desenvolvimento metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa orientada pelo método da narrativa, por este dar voz às interlocutoras para narrarem sobre sua prática na Educação Infantil e rodas de conversas e memorial da prática docente para a construção dos dados. A pesquisa foi realizada com seis professoras da Rede Municipal de Educação de José de Freitas - PI. Os resultados demonstraram que as experiências vivenciadas ao longo do exercício profissional das professoras favoreceram uma prática docente na Educação Infantil reflexivamente, na qual a criança é compreendida como um ser social e cultural em processo de desenvolvimento requerendo das professoras habilidades e competências para o atendimento das necessidades formativas neste nível de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281 10.22481/praxisedu.v15i33.5281 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v15i33.5281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5281/3966 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185 Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185 Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 164-185 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817527996416 |