2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Maria Magalhães da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46968
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_60d94472e442c0d928acfcb6a36b0a74
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste GulbenkianDesenhoArtes - Estudo e ensinoAprendizagem cooperativaRelação escola-museuRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O projeto pedagógico com o título “2D, 3D e vice-versa”, inserido no contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Artes Visuais da Universidade de Lisboa, compreendeu uma componente prática sustentada pelo enquadramento teórico, seguindo a metodologia da investigação-ação. A experimentação prática do projeto decorreu nas turmas do 10.º Ano e 11.ºano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, no Colégio Valsassina, no ano letivo 2019/2020, no âmbito da disciplina de Desenho A. O projeto desenvolveu-se em torno de três questões investigativas. A primeira interroga-se sobre a relações que se estabelecem entre o desenho bidimensional e a realidade tridimensional, procurando explorar o impacto da introdução da experimentação e criação 3D na aprendizagem do desenho. O estudo dos sistemas percetivos – meios de acesso ao espaço e aos objetos – antecede e enquadra os vários sistemas de representação desenvolvidos ao longo da história do desenho. A segunda desafia à aplicação da metodologia da aprendizagem cooperativa ao universo da educação artística do século XXI. A terceira coloca em diálogo a educação formal – a Escola – e a não formal – Museu – com o objetivo de conceber experiências significativas no Museu, cujas aprendizagens se possam estender ao contexto da sala de aula. Através de quatro Unidades Didáticas que exploraram diferentes abordagens à relação 2D-3D e vice versa, com recurso ao desenho, experimentaram-se também diferentes formas de cooperação dentro e fora da turma, dentro e fora da escola. A observação direta, a análise de questionários aos alunos, realizados em vários momentos do projeto, e a avaliação dos produtos de aprendizagem obtidos fundamentaram as conclusões da investigação.The pedagogical project entitled "2D, 3D and vice versa", developed in the context of Supervised Practice of the Master in Teaching in Visual Arts of the University of Lisbon, included a practical component supported by the theoretical framework, following the methodology of research-action. The practical experimentation of the project took place in the classes of the 10th grade and 11th grade of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts, at Colégio Valsassina, in the school year of 2019/2020, in the context of the course of Drawing A. The project was developed around three investigative questions. The first examines the relationship between two-dimensional drawing and three-dimensional reality, seeking to explore the impact of the introduction of 3D experimentation and creation on the learning of drawing. The study of perceptual systems – means of access to space and objects – precedes and frames the various systems of representation developed throughout the history of drawing. The second challenges the application of the methodology of cooperative learning to the universe of artistic education in the 21st century. The third puts in dialogue formal education – the School – and non-formal education – the Museum – aiming at generating significant experiences in the Museum, with learning that can be extended to the classroom context. Through four Teaching Units that explored different approaches to the 2D-3D relationship and vice versa using design, different forms of cooperation – within and outside the class, inside and outside the school – were also experienced. Direct observation, the analysis of questionnaires to students carried out at various points in time during the project, and the evaluation of the obtained learning products substantiated the conclusions of the investigation.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Marta Maria Magalhães da2021-03-22T16:38:14Z20202020-06-192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46968TID:202679330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:04.735764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
title 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
spellingShingle 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
Silva, Marta Maria Magalhães da
Desenho
Artes - Estudo e ensino
Aprendizagem cooperativa
Relação escola-museu
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
title_full 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
title_fullStr 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
title_full_unstemmed 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
title_sort 2D, 3D e vice-versa : Desenvolvimento de um projeto pedagógico na disciplina de Desenho A em colaboração com a Fábrica de Projetos do Museu Calouste Gulbenkian
author Silva, Marta Maria Magalhães da
author_facet Silva, Marta Maria Magalhães da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Maria Magalhães da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Artes - Estudo e ensino
Aprendizagem cooperativa
Relação escola-museu
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Artes - Estudo e ensino
Aprendizagem cooperativa
Relação escola-museu
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-06-19
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-22T16:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46968
TID:202679330
url http://hdl.handle.net/10451/46968
identifier_str_mv TID:202679330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134536462761984