Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27351 |
Resumo: | Nesta investigação foi analisada a gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí e, levando em consideração o problema da pesquisa, que é, “Qual o contributo das práticas da gestão de conflitos e de medidas de intervenção existentes nas turmas do 5a ano das escolas do ensino fundamental I no Estado do Piauí no sentido de desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos para uma formação cidadã?” A questão orientadora: “Avaliar os conflitos e as medidas interventivas implementadas de uma Escola do Estado do Piauí”. Tem como objetivos: Conhecer o tipo de gestão escolar e o seu impacto na gestão de conflitos e de medidas de intervenção; Explicar o impacto das influências da gestão de conflitos e de medidas de intervenção no desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos; Explicar o impacto de um (ou alguns) gerenciamento (s) e intervenção (ões) de conflito (s) em sala de aula para desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos. O quadro empírico teve o caráter descritivo e exploratório, com abordagem quali-quanti e toma como referencial as contribuições de Carvalho (2016), Demo (2008), Estêvão (1998, 2004 e 2012), Eyng (2011), Guimarães (2005), Weber (2004), Constituição da República de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, que está localizada no bairro da Esplanada, zona sul de Teresina. Participaram do estudo o gestor escolar, 05 professores e 41 alunos. A técnica utilizada como meio de registrar o discurso dos sujeitos do estudo foi questionário e entrevista de grupo focal; utilizaram-se os mesmos roteiros de entrevistas ao gestor e os professores, os 06 alunos responderam a questionários diferentes como instrumentos de coleta de dados. Iniciamos o estudo bibliográfico dos modelos teóricos da Burocracia-racional e as administrações participativas pelo fato da escola brasileira apresentar forte registro destes dois modelos e também por nos parecerem mais adequadas à temática em estudo. Nesta análise, constataram-se a descentralidade do sistema educativo brasileiro, apesar de haver políticas de dependência das escolas as secretarias de educação. Com efeito, analisamos os conflitos como palcos férteis de aprendizagem, destacando o conceito, a mediação, os mais recorrentes, o professor e a formação do indivíduo. Com base nas análises dos resultados observou-se que o gestor desempenha seus trabalhos estabelecendo um diálogo com sua equipe e com os alunos, favorecendo a empatia e a participação nas decisões. Os professores entrevistados relataram que só através do diálogo os conflitos em sala de aula poderão ser resolvidos e consideram que as fontes dos conflitos não existem exclusivamente na sala de aula, mas também são trazidos das famílias e da comunidade o que deve se ter atenção. Os alunos entrevistados compreendem que os professores têm contribuído para uma cultura de paz e revelaram que o bullying é o principal motivo de conflitos na escola. |
id |
RCAP_611d609fdb7b9f98f67002cd2fb7e7ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27351 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do PiauíEscolaGestão democráticaMediação de conflitosSchoolDemocratic governanceConflict mediationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNesta investigação foi analisada a gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí e, levando em consideração o problema da pesquisa, que é, “Qual o contributo das práticas da gestão de conflitos e de medidas de intervenção existentes nas turmas do 5a ano das escolas do ensino fundamental I no Estado do Piauí no sentido de desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos para uma formação cidadã?” A questão orientadora: “Avaliar os conflitos e as medidas interventivas implementadas de uma Escola do Estado do Piauí”. Tem como objetivos: Conhecer o tipo de gestão escolar e o seu impacto na gestão de conflitos e de medidas de intervenção; Explicar o impacto das influências da gestão de conflitos e de medidas de intervenção no desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos; Explicar o impacto de um (ou alguns) gerenciamento (s) e intervenção (ões) de conflito (s) em sala de aula para desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos. O quadro empírico teve o caráter descritivo e exploratório, com abordagem quali-quanti e toma como referencial as contribuições de Carvalho (2016), Demo (2008), Estêvão (1998, 2004 e 2012), Eyng (2011), Guimarães (2005), Weber (2004), Constituição da República de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, que está localizada no bairro da Esplanada, zona sul de Teresina. Participaram do estudo o gestor escolar, 05 professores e 41 alunos. A técnica utilizada como meio de registrar o discurso dos sujeitos do estudo foi questionário e entrevista de grupo focal; utilizaram-se os mesmos roteiros de entrevistas ao gestor e os professores, os 06 alunos responderam a questionários diferentes como instrumentos de coleta de dados. Iniciamos o estudo bibliográfico dos modelos teóricos da Burocracia-racional e as administrações participativas pelo fato da escola brasileira apresentar forte registro destes dois modelos e também por nos parecerem mais adequadas à temática em estudo. Nesta análise, constataram-se a descentralidade do sistema educativo brasileiro, apesar de haver políticas de dependência das escolas as secretarias de educação. Com efeito, analisamos os conflitos como palcos férteis de aprendizagem, destacando o conceito, a mediação, os mais recorrentes, o professor e a formação do indivíduo. Com base nas análises dos resultados observou-se que o gestor desempenha seus trabalhos estabelecendo um diálogo com sua equipe e com os alunos, favorecendo a empatia e a participação nas decisões. Os professores entrevistados relataram que só através do diálogo os conflitos em sala de aula poderão ser resolvidos e consideram que as fontes dos conflitos não existem exclusivamente na sala de aula, mas também são trazidos das famílias e da comunidade o que deve se ter atenção. Os alunos entrevistados compreendem que os professores têm contribuído para uma cultura de paz e revelaram que o bullying é o principal motivo de conflitos na escola.This research was analyzed conflict management and intervention measures in a school of Piauí and, taking into account the issue of research, that is, "What is the contribution of the practices of conflict management and intervention measures existing in classes of the 5th grade of schools of elementary school I in the state of Piaui towards the development of values, knowledge and skills in students for a citizen training?" The guiding question: "Assess the conflicts and the intervention measures implemented at a school in the state of Piauí". Aims: To know the type of school management and its impact on conflict management and intervention measures; explain the impact of the influences of conflict management and intervention measures in the development of values, knowledge and skills in students; Explain the impact of one (or some) Management (s) and intervention (s) of conflict (s) in the classroom for the development of values, knowledge and skills in students. The empirical framework was descriptive and exploratory, with a quali-quantitative approach and takes as a reference the contributions of Carvalho (2016), Demo (2008), Estevão (1998, 2004 and 2012), eyng (2011), Guimarães (2005), Werber (2004), the Constitution of the Republic of 1988 and Law of National Education Bases and Guidelines, among others. The research was conducted in a public school, which is in the neighborhood of Esplanada, south zone of Teresina. Participated in the study, the school manager, 05 teachers and 41 students. The technique used as a means of registering the discourse of the subjects of the present study was questionnaire and interview of focal group; we used the same interview scripts to the manager and the teachers, the 06 students responded to the different questionnaires as data collection instruments. We started the bibliographical study of the theoretical models of bureaucracy-rational and participative administration, by the fact that the Brazilian school present strong record of these two models also because it seemed more appropriate to the topic under study. In this analysis, found to decentralization of the Brazilian educational system, although there are policies of dependence of schools the secretariats of education. In fact, we analyze the conflicts as fertile stages of learning, highlighting the concept, mediation, the more applicants, the teacher and the formation of the person. Based on the analysis of the results showed that the manager performs its work by establishing a dialog with his team and with the students, favoring the empathy and participating in decisions. The teachers interviewed reported that only through dialog the conflicts in the classroom can be solved and consider that the sources of conflicts do not exist exclusively in the classroom but are also brought in families and the community which must be subject of a close attention. The students interviewed understand that teachers have contributed to a culture of peace and revealed that bullying is the main cause of conflicts at school.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Erivan dos Santos2019-04-09T15:05:43Z2019-02-2820182019-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27351TID:202189422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:54.200859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
title |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
spellingShingle |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí Ferreira, Erivan dos Santos Escola Gestão democrática Mediação de conflitos School Democratic governance Conflict mediation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
title_full |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
title_fullStr |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
title_full_unstemmed |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
title_sort |
Escola e mediação de conflitos : um estudo de gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí |
author |
Ferreira, Erivan dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Erivan dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos Alberto Vilar Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Erivan dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Gestão democrática Mediação de conflitos School Democratic governance Conflict mediation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola Gestão democrática Mediação de conflitos School Democratic governance Conflict mediation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Nesta investigação foi analisada a gestão de conflitos e de medidas de intervenção numa Escola do Piauí e, levando em consideração o problema da pesquisa, que é, “Qual o contributo das práticas da gestão de conflitos e de medidas de intervenção existentes nas turmas do 5a ano das escolas do ensino fundamental I no Estado do Piauí no sentido de desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos para uma formação cidadã?” A questão orientadora: “Avaliar os conflitos e as medidas interventivas implementadas de uma Escola do Estado do Piauí”. Tem como objetivos: Conhecer o tipo de gestão escolar e o seu impacto na gestão de conflitos e de medidas de intervenção; Explicar o impacto das influências da gestão de conflitos e de medidas de intervenção no desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos; Explicar o impacto de um (ou alguns) gerenciamento (s) e intervenção (ões) de conflito (s) em sala de aula para desenvolvimento de valores, saberes e competências nos alunos. O quadro empírico teve o caráter descritivo e exploratório, com abordagem quali-quanti e toma como referencial as contribuições de Carvalho (2016), Demo (2008), Estêvão (1998, 2004 e 2012), Eyng (2011), Guimarães (2005), Weber (2004), Constituição da República de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dentre outros. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, que está localizada no bairro da Esplanada, zona sul de Teresina. Participaram do estudo o gestor escolar, 05 professores e 41 alunos. A técnica utilizada como meio de registrar o discurso dos sujeitos do estudo foi questionário e entrevista de grupo focal; utilizaram-se os mesmos roteiros de entrevistas ao gestor e os professores, os 06 alunos responderam a questionários diferentes como instrumentos de coleta de dados. Iniciamos o estudo bibliográfico dos modelos teóricos da Burocracia-racional e as administrações participativas pelo fato da escola brasileira apresentar forte registro destes dois modelos e também por nos parecerem mais adequadas à temática em estudo. Nesta análise, constataram-se a descentralidade do sistema educativo brasileiro, apesar de haver políticas de dependência das escolas as secretarias de educação. Com efeito, analisamos os conflitos como palcos férteis de aprendizagem, destacando o conceito, a mediação, os mais recorrentes, o professor e a formação do indivíduo. Com base nas análises dos resultados observou-se que o gestor desempenha seus trabalhos estabelecendo um diálogo com sua equipe e com os alunos, favorecendo a empatia e a participação nas decisões. Os professores entrevistados relataram que só através do diálogo os conflitos em sala de aula poderão ser resolvidos e consideram que as fontes dos conflitos não existem exclusivamente na sala de aula, mas também são trazidos das famílias e da comunidade o que deve se ter atenção. Os alunos entrevistados compreendem que os professores têm contribuído para uma cultura de paz e revelaram que o bullying é o principal motivo de conflitos na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-09T15:05:43Z 2019-02-28 2019-02-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27351 TID:202189422 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27351 |
identifier_str_mv |
TID:202189422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131921341480960 |