Fatores que influenciam a intenção de compra de roupa sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24774 |
Resumo: | A indústria da moda faz parte do nosso dia-a-dia e constitui uma das que possui maior relevância a nível mundial, visto que todos consumimos produtos de vestuário Lima (2022). No entanto nos últimos anos temos assistido ao surgimento de um modelo de negócio denominado Fast Fashion que impulsionou rapidamente um crescimento drástico no consumo. Os consumidores foram atraídos pelos preços baixo, e acabaram por comprar mais, gerando maiores produções, não tão sustentáveis Cardoso (2023). A crescente preocupação com o meio ambiente e as discussões sobre os problemas ambientais tornaram mais relevantes o desenvolvimento de pesquisas com abordagens sobre inovações sustentáveis como uma forma de consumo com menos impactos ambientais (Dellarmelin, Severo & Lazzarotto, 2017). Essa preocupação em torno das questões ambientais torna permanente a análise de um novo comportamento do consumidor (Refosco et al. 2011) e também dos fatores que influenciam a compra de roupa sustentável. Então a moda sustentável nasce e é definida como vestuário que incorpora os princípios do comércio justo com condições de trabalho sem exploração, não prejudicial para o ambiente ou para os trabalhadores, concebido para uma utilização durante uma vida útil mais longa e que causa pouco impacto ambiental (Neumann et al. 2020). O objetivo geral da investigação é perceber de que maneira determinados fatores influenciam a intenção de compra de roupa sustentável. É um estudo quantitativo que usa por base a analise de dados recolhidos por um questionário online e a amostra do estudo é constituída por 154 indivíduos de Portugal que já fizeram compras de roupa sustentável. Os resultados deste estudo revelam associações positivas estatisticamente significativas entre a intenção de compra e os fatores em estudo, nomeadamente, o valor emocional, o valor social e a qualidade, podendo-se concluir que estes têm influência na intenção de compra de roupa sustentável. |
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Fatores que influenciam a intenção de compra de roupa sustentávelRoupa sustentávelIntenção de compraComportamentoVestuárioSustainable clothingPurchase intentionBehaviourClothingGestãoA indústria da moda faz parte do nosso dia-a-dia e constitui uma das que possui maior relevância a nível mundial, visto que todos consumimos produtos de vestuário Lima (2022). No entanto nos últimos anos temos assistido ao surgimento de um modelo de negócio denominado Fast Fashion que impulsionou rapidamente um crescimento drástico no consumo. Os consumidores foram atraídos pelos preços baixo, e acabaram por comprar mais, gerando maiores produções, não tão sustentáveis Cardoso (2023). A crescente preocupação com o meio ambiente e as discussões sobre os problemas ambientais tornaram mais relevantes o desenvolvimento de pesquisas com abordagens sobre inovações sustentáveis como uma forma de consumo com menos impactos ambientais (Dellarmelin, Severo & Lazzarotto, 2017). Essa preocupação em torno das questões ambientais torna permanente a análise de um novo comportamento do consumidor (Refosco et al. 2011) e também dos fatores que influenciam a compra de roupa sustentável. Então a moda sustentável nasce e é definida como vestuário que incorpora os princípios do comércio justo com condições de trabalho sem exploração, não prejudicial para o ambiente ou para os trabalhadores, concebido para uma utilização durante uma vida útil mais longa e que causa pouco impacto ambiental (Neumann et al. 2020). O objetivo geral da investigação é perceber de que maneira determinados fatores influenciam a intenção de compra de roupa sustentável. É um estudo quantitativo que usa por base a analise de dados recolhidos por um questionário online e a amostra do estudo é constituída por 154 indivíduos de Portugal que já fizeram compras de roupa sustentável. Os resultados deste estudo revelam associações positivas estatisticamente significativas entre a intenção de compra e os fatores em estudo, nomeadamente, o valor emocional, o valor social e a qualidade, podendo-se concluir que estes têm influência na intenção de compra de roupa sustentável.The fashion industry is part of our daily lives and is one of the most important industries worldwide, as we all consume clothing products Lima (2022). However, in recent years we have seen the development of a business model called Fast Fashion, which has driven a dramatic increase in consumption. Consumers were attracted by the low prices and ended up buying more, generating larger, and less sustainable, productions Cardoso (2023). The growing concern for the environment and discussions about environmental problems have made the development of research approaches based on sustainable innovations more relevant as a way of consuming with less environmental impact (Dellarmelin, Severo & Lazzarotto, 2017). This concern about environmental issues has led to a permanent analysis of new consumer behaviour (Refosco et al. 2011) and also of the factors that influence the purchase of sustainable clothing. Sustainable fashion is thus born and is defined as clothing that incorporates the principles of fair trade with labour conditions that are not exploitative, are not harmful to the environment or workers, are designed for use over a longer lifespan and have little environmental impact (Neumann et al. 2020). The overall aim of the research is to understand how certain factors influence the intention to buy sustainable clothing. It is a quantitative study based on analysing data collected through an online questionnaire and the study sample consists of 154 individuals from Portugal who have already made purchases of sustainable clothing. The results of this study reveal statistically significant positive associations between purchase intention and the factors under study, namely emotional value, social value and quality, and it can be concluded that these have an influence on the intention to buy sustainable clothing.Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRoriz, Diana Alexandra Machado2024-01-29T12:04:01Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24774TID:203486250porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:51:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:08.600419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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