As implicações do ensino durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13780 |
Resumo: | O presente trabalho parte de observações e vivências dos autores, professores e de um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, no intuito de colaborar com as discussões sobre o ensino e a utilização das tecnologias durante o período de pandemia mundial causada pela Covid-19, a qual alcançou uma dimensão transnacional, afetando o cenário global. Os anos de 2020/2021 se caracterizaram por diversos sentimentos provenientes da conjuntura pandêmica. Adequações e protocolos de segurança foram criados para evitar a disseminação do vírus. Em meio a isto, crises estruturais foram sendo projetadas com maior intensidade e atingiram o sistema econômico, a saúde, as relações interpessoais, a educação e todos os outros aspectos da existência humana. De forma mais específica, no campo educacional, professores e alunos precisaram se adequar ao momento de substituição das aulas presenciais pela nova configuração das aulas remotas e de ensino híbrido. A literatura aponta que as tecnologias ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os sujeitos em seu cotidiano estão vinculados às diversas perspectivas do seu uso e também pelo fato de estas proporcionarem ao estudante uma relação para além da passividade, quando utilizadas com objetivos pedagógicos específicos. Contudo, a educação remota ou híbrida não substitui a interação professor-aluno e suas relações. Considerando que o processo da pandemia evidenciou as fragilidades sociais de todas as nações, salienta-se a necessidade de maiores investimentos na área educacional, com equipamentos e formação para estudantes e docentes poderem de forma concreta promover uma aprendizagem significativa a partir do uso das tecnologias. |
id |
RCAP_61cabc302602f773f286be198bdde1cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13780 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As implicações do ensino durante a pandemiaThe implications of teaching during the pandemicPandemiaTecnologiaEnsino híbridoCOVID-19PandemicTechnologyHybrid teachingODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho parte de observações e vivências dos autores, professores e de um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, no intuito de colaborar com as discussões sobre o ensino e a utilização das tecnologias durante o período de pandemia mundial causada pela Covid-19, a qual alcançou uma dimensão transnacional, afetando o cenário global. Os anos de 2020/2021 se caracterizaram por diversos sentimentos provenientes da conjuntura pandêmica. Adequações e protocolos de segurança foram criados para evitar a disseminação do vírus. Em meio a isto, crises estruturais foram sendo projetadas com maior intensidade e atingiram o sistema econômico, a saúde, as relações interpessoais, a educação e todos os outros aspectos da existência humana. De forma mais específica, no campo educacional, professores e alunos precisaram se adequar ao momento de substituição das aulas presenciais pela nova configuração das aulas remotas e de ensino híbrido. A literatura aponta que as tecnologias ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os sujeitos em seu cotidiano estão vinculados às diversas perspectivas do seu uso e também pelo fato de estas proporcionarem ao estudante uma relação para além da passividade, quando utilizadas com objetivos pedagógicos específicos. Contudo, a educação remota ou híbrida não substitui a interação professor-aluno e suas relações. Considerando que o processo da pandemia evidenciou as fragilidades sociais de todas as nações, salienta-se a necessidade de maiores investimentos na área educacional, com equipamentos e formação para estudantes e docentes poderem de forma concreta promover uma aprendizagem significativa a partir do uso das tecnologias.The present work is based on observations and experiences of the authors, professors and a bibliographical survey on the topic addressed, in order to collaborate with discussions on teaching and the use of technologies during the period of the world pandemic caused by Covid-19, witch is reverberated in a transnational dimension, affecting the global scenario. The years 2020/2021 were characterized by different feelings arising from the pandemic situation. Adequacy and security protocols were created to prevent the spread of the virus. Amidst this, structural crises were being projected with greater intensity and affected the economic system, health, interpersonal relationships, education and all other aspects of human existence. More specifically, in the educational field, teachers and students needed to adapt to the moment of replacement of on-site classes by the new configuration classes and hybrid teaching. The literature points out that technologies expand the possibilities of teaching and learning, considering that the subjects in their daily lives are linked to the different perspectives of their use and also because they provide the student with a relationship that goes beyond passivity, when used with specific pedagogical objectives. However, remote or hybrid education does not replace teacher-student interaction and its relationships. Considering that the pandemic process highlighted the social weaknesses of all nations, the need for greater investments in education is highlighted, with equipment and training for students and teachers to be able to concretely promote significant learning from the use of technologiesEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto «UID/ELT/00077/2020».Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)Repositório AbertoAndrade, AparecidaAndre, Ana PaulaAlves, Pedro2023-05-17T12:48:03Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13780porAndrade, Aparecida; Andre, Ana Paula; Alves, Pedro - As implicações do ensino durante a pandemia. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 7 (julho-dez. de 2021), p. 189-204https://doi.org/10.53943/ELCV.02212184-4097info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:48:50Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:44.900383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As implicações do ensino durante a pandemia The implications of teaching during the pandemic |
title |
As implicações do ensino durante a pandemia |
spellingShingle |
As implicações do ensino durante a pandemia Andrade, Aparecida Pandemia Tecnologia Ensino híbrido COVID-19 Pandemic Technology Hybrid teaching ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
As implicações do ensino durante a pandemia |
title_full |
As implicações do ensino durante a pandemia |
title_fullStr |
As implicações do ensino durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
As implicações do ensino durante a pandemia |
title_sort |
As implicações do ensino durante a pandemia |
author |
Andrade, Aparecida |
author_facet |
Andrade, Aparecida Andre, Ana Paula Alves, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Andre, Ana Paula Alves, Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Aparecida Andre, Ana Paula Alves, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Tecnologia Ensino híbrido COVID-19 Pandemic Technology Hybrid teaching ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Pandemia Tecnologia Ensino híbrido COVID-19 Pandemic Technology Hybrid teaching ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
O presente trabalho parte de observações e vivências dos autores, professores e de um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, no intuito de colaborar com as discussões sobre o ensino e a utilização das tecnologias durante o período de pandemia mundial causada pela Covid-19, a qual alcançou uma dimensão transnacional, afetando o cenário global. Os anos de 2020/2021 se caracterizaram por diversos sentimentos provenientes da conjuntura pandêmica. Adequações e protocolos de segurança foram criados para evitar a disseminação do vírus. Em meio a isto, crises estruturais foram sendo projetadas com maior intensidade e atingiram o sistema econômico, a saúde, as relações interpessoais, a educação e todos os outros aspectos da existência humana. De forma mais específica, no campo educacional, professores e alunos precisaram se adequar ao momento de substituição das aulas presenciais pela nova configuração das aulas remotas e de ensino híbrido. A literatura aponta que as tecnologias ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os sujeitos em seu cotidiano estão vinculados às diversas perspectivas do seu uso e também pelo fato de estas proporcionarem ao estudante uma relação para além da passividade, quando utilizadas com objetivos pedagógicos específicos. Contudo, a educação remota ou híbrida não substitui a interação professor-aluno e suas relações. Considerando que o processo da pandemia evidenciou as fragilidades sociais de todas as nações, salienta-se a necessidade de maiores investimentos na área educacional, com equipamentos e formação para estudantes e docentes poderem de forma concreta promover uma aprendizagem significativa a partir do uso das tecnologias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-05-17T12:48:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13780 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Andrade, Aparecida; Andre, Ana Paula; Alves, Pedro - As implicações do ensino durante a pandemia. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 7 (julho-dez. de 2021), p. 189-204 https://doi.org/10.53943/ELCV.0221 2184-4097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135120888692736 |