As implicações do ensino durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andre, Ana Paula, Alves, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13780
Resumo: O presente trabalho parte de observações e vivências dos autores, professores e de um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, no intuito de colaborar com as discussões sobre o ensino e a utilização das tecnologias durante o período de pandemia mundial causada pela Covid-19, a qual alcançou uma dimensão transnacional, afetando o cenário global. Os anos de 2020/2021 se caracterizaram por diversos sentimentos provenientes da conjuntura pandêmica. Adequações e protocolos de segurança foram criados para evitar a disseminação do vírus. Em meio a isto, crises estruturais foram sendo projetadas com maior intensidade e atingiram o sistema econômico, a saúde, as relações interpessoais, a educação e todos os outros aspectos da existência humana. De forma mais específica, no campo educacional, professores e alunos precisaram se adequar ao momento de substituição das aulas presenciais pela nova configuração das aulas remotas e de ensino híbrido. A literatura aponta que as tecnologias ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os sujeitos em seu cotidiano estão vinculados às diversas perspectivas do seu uso e também pelo fato de estas proporcionarem ao estudante uma relação para além da passividade, quando utilizadas com objetivos pedagógicos específicos. Contudo, a educação remota ou híbrida não substitui a interação professor-aluno e suas relações. Considerando que o processo da pandemia evidenciou as fragilidades sociais de todas as nações, salienta-se a necessidade de maiores investimentos na área educacional, com equipamentos e formação para estudantes e docentes poderem de forma concreta promover uma aprendizagem significativa a partir do uso das tecnologias.
id RCAP_61cabc302602f773f286be198bdde1cb
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As implicações do ensino durante a pandemiaThe implications of teaching during the pandemicPandemiaTecnologiaEnsino híbridoCOVID-19PandemicTechnologyHybrid teachingODS::04:Educação de QualidadeO presente trabalho parte de observações e vivências dos autores, professores e de um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, no intuito de colaborar com as discussões sobre o ensino e a utilização das tecnologias durante o período de pandemia mundial causada pela Covid-19, a qual alcançou uma dimensão transnacional, afetando o cenário global. Os anos de 2020/2021 se caracterizaram por diversos sentimentos provenientes da conjuntura pandêmica. Adequações e protocolos de segurança foram criados para evitar a disseminação do vírus. Em meio a isto, crises estruturais foram sendo projetadas com maior intensidade e atingiram o sistema econômico, a saúde, as relações interpessoais, a educação e todos os outros aspectos da existência humana. De forma mais específica, no campo educacional, professores e alunos precisaram se adequar ao momento de substituição das aulas presenciais pela nova configuração das aulas remotas e de ensino híbrido. A literatura aponta que as tecnologias ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os sujeitos em seu cotidiano estão vinculados às diversas perspectivas do seu uso e também pelo fato de estas proporcionarem ao estudante uma relação para além da passividade, quando utilizadas com objetivos pedagógicos específicos. Contudo, a educação remota ou híbrida não substitui a interação professor-aluno e suas relações. Considerando que o processo da pandemia evidenciou as fragilidades sociais de todas as nações, salienta-se a necessidade de maiores investimentos na área educacional, com equipamentos e formação para estudantes e docentes poderem de forma concreta promover uma aprendizagem significativa a partir do uso das tecnologias.The present work is based on observations and experiences of the authors, professors and a bibliographical survey on the topic addressed, in order to collaborate with discussions on teaching and the use of technologies during the period of the world pandemic caused by Covid-19, witch is reverberated in a transnational dimension, affecting the global scenario. The years 2020/2021 were characterized by different feelings arising from the pandemic situation. Adequacy and security protocols were created to prevent the spread of the virus. Amidst this, structural crises were being projected with greater intensity and affected the economic system, health, interpersonal relationships, education and all other aspects of human existence. More specifically, in the educational field, teachers and students needed to adapt to the moment of replacement of on-site classes by the new configuration classes and hybrid teaching. The literature points out that technologies expand the possibilities of teaching and learning, considering that the subjects in their daily lives are linked to the different perspectives of their use and also because they provide the student with a relationship that goes beyond passivity, when used with specific pedagogical objectives. However, remote or hybrid education does not replace teacher-student interaction and its relationships. Considering that the pandemic process highlighted the social weaknesses of all nations, the need for greater investments in education is highlighted, with equipment and training for students and teachers to be able to concretely promote significant learning from the use of technologiesEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto «UID/ELT/00077/2020».Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)Repositório AbertoAndrade, AparecidaAndre, Ana PaulaAlves, Pedro2023-05-17T12:48:03Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13780porAndrade, Aparecida; Andre, Ana Paula; Alves, Pedro - As implicações do ensino durante a pandemia. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 7 (julho-dez. de 2021), p. 189-204https://doi.org/10.53943/ELCV.02212184-4097info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:48:50Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:44.900383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As implicações do ensino durante a pandemia
The implications of teaching during the pandemic
title As implicações do ensino durante a pandemia
spellingShingle As implicações do ensino durante a pandemia
Andrade, Aparecida
Pandemia
Tecnologia
Ensino híbrido
COVID-19
Pandemic
Technology
Hybrid teaching
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short As implicações do ensino durante a pandemia
title_full As implicações do ensino durante a pandemia
title_fullStr As implicações do ensino durante a pandemia
title_full_unstemmed As implicações do ensino durante a pandemia
title_sort As implicações do ensino durante a pandemia
author Andrade, Aparecida
author_facet Andrade, Aparecida
Andre, Ana Paula
Alves, Pedro
author_role author
author2 Andre, Ana Paula
Alves, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Aparecida
Andre, Ana Paula
Alves, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Tecnologia
Ensino híbrido
COVID-19
Pandemic
Technology
Hybrid teaching
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Pandemia
Tecnologia
Ensino híbrido
COVID-19
Pandemic
Technology
Hybrid teaching
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente trabalho parte de observações e vivências dos autores, professores e de um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada, no intuito de colaborar com as discussões sobre o ensino e a utilização das tecnologias durante o período de pandemia mundial causada pela Covid-19, a qual alcançou uma dimensão transnacional, afetando o cenário global. Os anos de 2020/2021 se caracterizaram por diversos sentimentos provenientes da conjuntura pandêmica. Adequações e protocolos de segurança foram criados para evitar a disseminação do vírus. Em meio a isto, crises estruturais foram sendo projetadas com maior intensidade e atingiram o sistema econômico, a saúde, as relações interpessoais, a educação e todos os outros aspectos da existência humana. De forma mais específica, no campo educacional, professores e alunos precisaram se adequar ao momento de substituição das aulas presenciais pela nova configuração das aulas remotas e de ensino híbrido. A literatura aponta que as tecnologias ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem, tendo em vista que os sujeitos em seu cotidiano estão vinculados às diversas perspectivas do seu uso e também pelo fato de estas proporcionarem ao estudante uma relação para além da passividade, quando utilizadas com objetivos pedagógicos específicos. Contudo, a educação remota ou híbrida não substitui a interação professor-aluno e suas relações. Considerando que o processo da pandemia evidenciou as fragilidades sociais de todas as nações, salienta-se a necessidade de maiores investimentos na área educacional, com equipamentos e formação para estudantes e docentes poderem de forma concreta promover uma aprendizagem significativa a partir do uso das tecnologias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-05-17T12:48:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13780
url http://hdl.handle.net/10400.2/13780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, Aparecida; Andre, Ana Paula; Alves, Pedro - As implicações do ensino durante a pandemia. "e-LCV" [Em linha]. ISSN 2184-4097. Nº 7 (julho-dez. de 2021), p. 189-204
https://doi.org/10.53943/ELCV.0221
2184-4097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135120888692736