Da criatividade à escrita criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12238
Resumo: O presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade.
id RCAP_61ea716b9464b7ddf69e763c15030079
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da criatividade à escrita criativaEscrita CriativaEnriquecimento da LinguagemDesenvolvimento da CriatividadeO presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumCarnaz, Maria Elisabete Alves Rosa2016-03-14T11:08:06Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12238202551350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:47.614614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da criatividade à escrita criativa
title Da criatividade à escrita criativa
spellingShingle Da criatividade à escrita criativa
Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa
Escrita Criativa
Enriquecimento da Linguagem
Desenvolvimento da Criatividade
title_short Da criatividade à escrita criativa
title_full Da criatividade à escrita criativa
title_fullStr Da criatividade à escrita criativa
title_full_unstemmed Da criatividade à escrita criativa
title_sort Da criatividade à escrita criativa
author Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa
author_facet Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Criativa
Enriquecimento da Linguagem
Desenvolvimento da Criatividade
topic Escrita Criativa
Enriquecimento da Linguagem
Desenvolvimento da Criatividade
description O presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-14T11:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12238
202551350
url http://hdl.handle.net/10400.26/12238
identifier_str_mv 202551350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013624172544