Da criatividade à escrita criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12238 |
Resumo: | O presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade. |
id |
RCAP_61ea716b9464b7ddf69e763c15030079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da criatividade à escrita criativaEscrita CriativaEnriquecimento da LinguagemDesenvolvimento da CriatividadeO presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumCarnaz, Maria Elisabete Alves Rosa2016-03-14T11:08:06Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12238202551350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:47.614614Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da criatividade à escrita criativa |
title |
Da criatividade à escrita criativa |
spellingShingle |
Da criatividade à escrita criativa Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa Escrita Criativa Enriquecimento da Linguagem Desenvolvimento da Criatividade |
title_short |
Da criatividade à escrita criativa |
title_full |
Da criatividade à escrita criativa |
title_fullStr |
Da criatividade à escrita criativa |
title_full_unstemmed |
Da criatividade à escrita criativa |
title_sort |
Da criatividade à escrita criativa |
author |
Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa |
author_facet |
Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Criativa Enriquecimento da Linguagem Desenvolvimento da Criatividade |
topic |
Escrita Criativa Enriquecimento da Linguagem Desenvolvimento da Criatividade |
description |
O presente trabalho pretende dar resposta à problemática do desenvolvimento da escrita criativa nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi criada uma estratégia ―Oficina de Sala de Aula ‖, em que após a realização, os trabalhos eram apresentados pelos alunos à turma, havendo no final recurso à autoavaliação de todas as atividades de escrita. Foi passado aos alunos um questionário antes de iniciarem as atividades acima referidas, que foi repetido no final das mesmas. Depois dos trabalhos produzidos, foram analisados e comparados os resultados dos dois questionários distribuídos aos respondentes, de forma a dar resposta ao problema formulado: “Será que existem exercícios específicos para o desenvolvimento da escrita criativa em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico?”. A estratégia escolhida foi testada junto de uma turma de 12 alunos do 2º e 3º ano do 1ºCEB do Tojeiro. Estamos a lecionar este grupo pela primeira vez e trata-se de crianças que provêm de um meio familiar com poucas habilitações. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três meses. Depois de realizada a investigação foi possível concluir que a escrita criativa em alunos do 1º ciclo pode ser desenvolvida com recurso a trabalhos em sala de aula que promovam a motivação e a criatividade. Esta investigação permitiu-nos, ainda, constatar que através dos trabalhos realizados e apresentados pelos próprios alunos na turma ou em outros contextos, eles desinibem-se e incentivam-se procurando melhorar a sua escrita. Esta prática faz com que os alunos analisem melhor a sua escrita e a dos outros, com o objetivo de evoluir na sua própria criatividade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-14T11:08:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12238 202551350 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12238 |
identifier_str_mv |
202551350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130013624172544 |