Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549 |
Resumo: | O desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades. |
id |
RCAP_625e40eb422c9715527001c9896e0961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infânciaLiteracia emergenteJardim de infânciaLinguagem escritaO desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades.2017-12-21T16:52:49Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2549por2386-7418http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042Silva, Cristina Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:08Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:20.254630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
title |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
spellingShingle |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância Silva, Cristina Vieira Literacia emergente Jardim de infância Linguagem escrita |
title_short |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
title_full |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
title_fullStr |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
title_sort |
Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância |
author |
Silva, Cristina Vieira |
author_facet |
Silva, Cristina Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristina Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia emergente Jardim de infância Linguagem escrita |
topic |
Literacia emergente Jardim de infância Linguagem escrita |
description |
O desenvolvimento da literacia emergente permite a crianças em idade pré-escolar construir hipóteses acerca da funcionalidade e aspetos conceptuais da linguagem escrita (Ferreiro & Teberosky, 1986). Três décadas passadas sobre esta obra pioneira, considerámos oportuno aferir como as práticas pedagógicas no domínio da leitura e escrita são informadas pela teoria. Para o efeito, aplicámos uma versão adaptada da grelha de observação dessas práticas, de Alves Martins & Santos (2005), em doze salas de jardim de infância de educadores cooperantes. Os resultados mostram que as práticas observadas denotam ausência de intencionalidade educativa e falta de sistematicidade em algumas atividades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-21T16:52:49Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.3042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131628618907648 |