A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Ana Maria Lourenço
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Calheiros, Luis, orient., Gomes, António Ferreira, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2132
Resumo: Resumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT.
id RCAP_62a55d962d8878e577fb1060203d9532
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplinaImagemTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)ProfessorEnsino/AprendizagemFormaçãoResumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT.Abstract At school, Information and Communication Technologies (ICT) favour the introduction of active and participative methodologies, in which both the professor as well as the students can collaborate in the organisation of the classes‟ activities and the building of knowledge itself. These powerful means facilitate the explanation, illustration and simulation of the phenomena at study, the comprehension, memorizing and retention of said phenomena, the access to a much greater quantity of information, as well as the communication between the teacher and its students. This research aims to analyse the actual reality among current teaching methods in the subject of Visual and Technological Education (VTE) and the use that is currently given to the image as a pedagogical vehicle, aided by the resource to the ICT‟s. This theoretical study will concentrate in: the origin and curricular organisation of this subject; the use of ICT‟s as an educational resource in the process of teaching/learning in the context of said subject; ICT‟s at the disposal of the teaching system; the professional upgrading of teachers, as well as their function and VTE‟s‟, regarding ICT‟s; the access to image as a means of acquiring knowledge. In the empirical study, the collecting of data is made through Inquiries and Questionnaires, to a sample of 27 teachers of VTE from the schools of the 2º Cycle of the Basic Teaching in the County of Viseu. The treatment, analysis and interpretation of said data regarding closed questions is made through a means of descriptive statistics as well as inferential statistics. Open questions are subjected to a qualitative analysis of their content. The analysis of said data allows us to infer that the vast majority of teachers consider their initial training and formation in the area of ICT‟s to be insufficient. To overcome their difficulties, teachers are aware that, in a society of constant Information and Communication mutation, and being the main performers in the process of teaching and forming, they cannot, at all, be a part of the said „‟info-excluded‟‟ and feel that they should be provided technical and pedagogical formation and training throughout life, so that it allows them to maximize their results with many tools, such as „‟Interactive Boards‟‟, „‟Computer‟‟ and the „‟Internet‟‟. Given that the vast majority of teachers who possess vast professional experience is willing to use the ICT‟s, it is high time we made available and boosted the use of appropriate equipment and quality software, which are utterly common in today‟s society. Only by doing that can we motivate students, improve the efficiency of our teaching system and uphold the value of the image in VTE classes.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGouveia, Ana Maria LourençoCalheiros, Luis, orient.Gomes, António Ferreira, orient.2014-05-14T13:40:23Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2132porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.180517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
title A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
spellingShingle A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
Gouveia, Ana Maria Lourenço
Imagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Professor
Ensino/Aprendizagem
Formação
title_short A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
title_full A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
title_fullStr A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
title_full_unstemmed A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
title_sort A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
author Gouveia, Ana Maria Lourenço
author_facet Gouveia, Ana Maria Lourenço
Calheiros, Luis, orient.
Gomes, António Ferreira, orient.
author_role author
author2 Calheiros, Luis, orient.
Gomes, António Ferreira, orient.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Ana Maria Lourenço
Calheiros, Luis, orient.
Gomes, António Ferreira, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Professor
Ensino/Aprendizagem
Formação
topic Imagem
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Professor
Ensino/Aprendizagem
Formação
description Resumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-05-14T13:40:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2132
url http://hdl.handle.net/10400.19/2132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130879526699008